Logo E-Commerce Brasil

Rappi inicia entregas com robôs na Colômbia

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Em meio à pandemia de Covid-19, a Rappi começou a fazer entregas com robôs pelas mãos da KiwiBot, uma empresa colombiana com sede nos Estados Unidos. Os testes estão sendo feitos na região metropolitana de Medellín, na Colômbia.

Existem novas opções que favorecem a comunidade de restaurantes, cidadãos e entregadores. “Este é um piloto, que está sendo desenvolvido em Medellín, e pretende fazer entregas de pedidos para evitar o contato de pessoa a pessoa”, afirmou a Rappi em comunicado.

Os robôs, operados em conjunto pela Rappi e KiwiBots, têm capacidade de 35cmx35cmx35cm e transportam exclusivamente endereços de restaurantes com pagamento por meios digitais e em rotas de última milha.

Conforme indicado, eles são desinfetados antes e depois de cada um dos pedidos e também possuem toda a tecnologia para funcionar com segurança dentro da dinâmica das cidades.

A atribuição de um pedido ao Kiwibot é aleatória pela Rappi. Quando isso acontece, o usuário é notificado imediatamente e pode escolher se deseja ou não receber seu endereço de um robô.

Leia também: iFood iniciará entregas com robôs em janeiro

Testes avançados com robôs

O teste está sendo realizado em El Poblado, região metropolitana de Medellín, onde foram feitos cerca de 120 pedidos diários com 15 robôs, o que mostra o potencial desse novo serviço, especialmente em uma situação como a atual.

Vale ressaltar que 30 restaurantes conseguiram continuar suas operações, pagar seus funcionários e ser ativos graças ao Rappi e esse tipo de solução.

“Pensar que as entregas com robôs, uma ideia que alguns anos atrás parecia distante, agora é uma realidade em nosso país, estamos extremamente orgulhosos. Continuaremos trabalhando com novas tecnologias, inovando, porque na Rappi temos a convicção de que, de mãos dadas com a tecnologia, poderemos continuar contribuindo para o nosso objetivo de tornar a vida das pessoas mais fácil e segura, especialmente em situações como essa em que descobrimos ”, disse Matías Laks, gerente da Rappi na Colômbia.

Além disso, Felipe Chávez, CEO da KiwiBot, acrescentou que “a nova realidade que estamos enfrentando nos faz pensar em novas possibilidades. No KiwiBot, temos o prazer de poder trabalhar com a Rappi para oferecer a eles a nossa experiência e, assim, alcançar mais e mais pessoas com um serviço que contribui para cidades, empresas e usuários ”.

O piloto está programado para operar até 8 de julho e espera-se implementar esse novo serviço de entrega nas outras cidades onde a Rappi possui operações.

Há alguns meses, o iFood, que recentemente se tornou o maior acionista da Domicilios.com, revelou que este ano estaria realizando pilotos de entrega na Colômbia com robôs e drones.

Leia também: Robôs devem receber mais de meio milhão de empregos no varejo nos próximos cinco anos

As informações são da Forbes