Que as redes sociais motivam compras já é uma máxima bem conhecida no e-commerce, mas só motivar não é o suficiente para garantir uma boa experiência para os clientes. “Muitos lojistas apontam as redes apenas como gatilho e não fazem o resto, mas é importante levar em consideração que todo o contexto esteja adequado para que a compra aconteça”, afirma Igor Castanho, gerente de Growth no Olist.
“As redes sociais são um componente nas compras de e-commerce, mas a oferta de produtos precisa fazer sentido para aquele consumidor”, explicou o executivo no Big Solutions — Customer Experience, nesta quinta-feira (25). “Mas elas podem levar a uma jornada de exploração, pois a pessoa vai pesquisar, ver se quer aquilo mesmo, avalia melhor a escolha e finalmente chega à compra. A gente esquece que toda jornada faz parte da experiência”.
“Depois dos buscadores, as redes sociais são o segundo maior motivador de compra e quem as usa (80%) demonstra satisfação com a experiência e ainda elogia a compra”, afirma Castanho. “Não é só colocar o produto nas redes sociais, mas implementar uma estratégia de marketing. Conectar esses pontos sem ruptura é o ponto chave. No fim, tudo é experiência”, completa.
Para Castanho, usar todos os recursos das redes sociais não vai resolver todos os problemas. “Há funções que as redes sociais não fazem e nunca farão com a mesma qualidade, como CRM, gestão de contatos, fidelização de clientes, gestão integrada entre ponto de venda físico e digital, atualização de catálogo e por aí vai. O caminho ideal é usar ferramentas que usam o melhor dos dois mundos”, ensina.
Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil
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O E-Commerce Big Solutions – Customer Experience é um evento online promovido pelo E-Commerce Brasil em parceria com seus mantenedores. São 48 palestras divididas em três dias.
https://www.slideshare.net/ecommercebrasil/big-solutions-cx-venda-contextualizada-reduzindo-a-frico-entre-as-redes-sociais-e-o-ecommerce