Já consolidado como modelo de negócio, o cenário de Saúde & Farma no Brasil pode ganhar mais capítulos positivos em seu desenvolvimento, principalmente no digital. Com o varejo em ritmo positivo neste quesito e a indústria caminhando para chegar no mesmo nível, o fato é que as empresas precisam pensar em omnicanalidade com o cliente no centro. A constatação sai do segundo painel da Conferência Saúde & Farma, realizada pelo E-Commerce Brasil, nesta terça-feira (21).
A apresentação reuniu executivos de players importantes do segmento no país e que trataram sobre o desenvolvimento da experiência do consumidor. Os especialistas convidados foram Bruno Balduccini, gerente executivo de E-commerce B2B e B2C da Hypera Pharma; Luciana Tortorello Mioto, diretora de E-commerce e Trade Marketing da Raia Drogasil; e Murilo Oliveira, gerente de Marketing Digital da Integralmedica.
O sortimento como estratégia
De acordo com Balduccini, um dos desafios da indústria farmacêutica, diferente do varejo, é a digitalização dos processos. Com isso, nos últimos dois anos, a companhia, que representa marcas como Engov e Neosaldina, têm reunido ações voltadas com o foco em demandas menos urgentes de clientes.
“Um bom sortimento, adequado às demandas, garante uma boa relação com o cliente. No nosso caso, ao invés de competirmos com quem entrega em 30 minutos, é preferível alinharmos nossa oferta e oferecer outros valores além do item comercializado. A ideia é que nosso tipo de serviço seja um complemento à jornada do consumidor”, explicou.
Para o executivo, esse trabalho depende também de analisar dados e projeções de mercado para para ter uma estratégia correta de sortimento. Assim, com os produtos certos, são mais oportunidades de vender.
Omnicanalidade e o cliente centralizado
Já Mioto, que ocupa outro espaço dentro do ecossistema digital farmacêutico, o trabalho é focado em promover o maior número de integrações possíveis dentro do online. Assim, segundo a executiva, a Raia Drogasil atinge a omnicanalidade e melhora a experiência do consumidor.
“A jornada do consumidor e sua experiência neste trajeto é o foco principal de funcionalidades aplicadas a cada dia. Nós precisamos deste tipo de ação e, com isso, desenvolvemos formas de manter o usuário ainda mais conectado conosco, com serviços por assinatura, entregas rápidas e opções em diversos canais, para que o cliente possa comprar onde e da forma que preferir”, afirmou.
Experiência com conteúdo
De acordo com Oliveira, uma das formas de fomento ao canal digital na Integralmedica é a geração de conteúdo dentro do ambiente de compra. Segundo ele, pela atuação dentro de um mercado com muitas dúvidas (suplementação), esse tipo de realização confere autoridade à marca.
“Isso ajuda a combater a desinformação dentro do segmento de Saúde & Farma, especificamente no subsegmento de suplementos, além de tornar a experiência de compra online mais fácil”, comentou.
Por fim, o executivo reforçou que parte de sua estratégia no canal digital é regular valores oferecidos por lojistas dentro do seu marketplace. Segundo ele, esse tipo de atitude faz com que boas práticas sejam adotadas na precificação de produtos, além de alinhar processos com parceiros na plataforma.