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Marca e consumidor: estudo apresenta "fórmula" para relevância

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Estabelecer ou manter uma marca relevante dentro de qualquer setor ou segmento são tarefas árduas. Qual o segredo para o sucesso neste quesito e o que é possível compreender a partir da última década? É o que tenta responder o Blueprint for Brand Growth, novo levantamento da Kantar.

Mais de 6,5 bilhões de pontos de dados globais de atitudes e hábitos de compras de consumidores da última década foram analisados, incluindo 21 mil marcas. A pesquisa também se guiou com a seguinte questão: “Como os profissionais de Marketing podem impulsionar o crescimento de uma marca?”.

A vertical com porcentagens indica quanto uma marca vale mais na hora de pagar por seu produto ou serviço (Fonte: Kantar)

A resposta, de forma geral, é que as marcas constantemente presentes no cotidiano dos consumidores possuem uma penetração de mercado cinco vezes maior. Mais do que isso, o estudo também fala em um crescimento neste quesito para os próximos dois anos.

Confira o estudo completo

“Entre outros elementos, vemos que as conexões emocionais na publicidade são cruciais. Quando otimizados, constroem diferenciação e predispõem os consumidores a uma marca, aumentando as vendas e a fidelização”, explica Milton Souza, CEO da divisão Insights da Kantar.

Como forma de simplificar os insights trazidos a partir dos dados coletados no levantamento, a empresa também trouxe três pontos que considera imprescindíveis para uma marca crescer. Veja:

Predispor mais pessoas

Trabalhar criatividade, publicidade e experiência é um diferencial, bem como disponibilidade mental para uma marca.

A predisposição das marcas em relação ao consumidor e seus anseios pode ser um grande aliado para aumentar vendas (Fonte: Kantar)

Esse tipo de ação proporciona uma participação de volume de compra nove vezes maior, preço médio de venda duas vezes maior e probabilidade de participação crescente no futuro quatro vezes maior.

Estar mais presente

Otimizar a distribuição, jornada do cliente, variedade, embalagem, preços e promoções ajuda a conquistar 7 vezes mais os compradores em comparação com marcas presentes em apenas metade destas ocasiões de compra.

A ativação é parte importante para gerar engajamento e presença na jornada do consumidor. Até 2023, marcas que o fizeram chegaram a um crescimento acumulado de 46% (Fonte: Kantar)

Encontrar novos espaços

A inovação voltada à identificar espaços adicionais (motivações, ocasiões, categorias tangenciais e serviços) duplica as chances de crescimento de uma marca.

Isso aumenta em 10% o número de ocasiões de uso e resulta em crescimento de 17% na receita.

O entendimento do comportamento do usuário, aliado com inovação em ações, quase dobra o valor da marrca em relação a quem tem somente o diferencial da importância (Fonte: Kantar)

Metodologia

“Pela primeira vez, combinamos uma década de pesquisa atitudinal da marca com o comportamento real do consumidor para compreender de forma mais holística o impacto tangível que o marketing tem no crescimento”, comenta Souza.

O estudo Blueprint for Brand Growth é junção de especialistas da Kantar, líderes do setor e de análises combinando as bases dos levantamentos Kantar BrandZ e World Panel.