Estabelecer ou manter uma marca relevante dentro de qualquer setor ou segmento são tarefas árduas. Qual o segredo para o sucesso neste quesito e o que é possível compreender a partir da última década? É o que tenta responder o Blueprint for Brand Growth, novo levantamento da Kantar.
Mais de 6,5 bilhões de pontos de dados globais de atitudes e hábitos de compras de consumidores da última década foram analisados, incluindo 21 mil marcas. A pesquisa também se guiou com a seguinte questão: “Como os profissionais de Marketing podem impulsionar o crescimento de uma marca?”.
A resposta, de forma geral, é que as marcas constantemente presentes no cotidiano dos consumidores possuem uma penetração de mercado cinco vezes maior. Mais do que isso, o estudo também fala em um crescimento neste quesito para os próximos dois anos.
“Entre outros elementos, vemos que as conexões emocionais na publicidade são cruciais. Quando otimizados, constroem diferenciação e predispõem os consumidores a uma marca, aumentando as vendas e a fidelização”, explica Milton Souza, CEO da divisão Insights da Kantar.
Como forma de simplificar os insights trazidos a partir dos dados coletados no levantamento, a empresa também trouxe três pontos que considera imprescindíveis para uma marca crescer. Veja:
Predispor mais pessoas
Trabalhar criatividade, publicidade e experiência é um diferencial, bem como disponibilidade mental para uma marca.
Esse tipo de ação proporciona uma participação de volume de compra nove vezes maior, preço médio de venda duas vezes maior e probabilidade de participação crescente no futuro quatro vezes maior.
Estar mais presente
Otimizar a distribuição, jornada do cliente, variedade, embalagem, preços e promoções ajuda a conquistar 7 vezes mais os compradores em comparação com marcas presentes em apenas metade destas ocasiões de compra.
Encontrar novos espaços
A inovação voltada à identificar espaços adicionais (motivações, ocasiões, categorias tangenciais e serviços) duplica as chances de crescimento de uma marca.
Isso aumenta em 10% o número de ocasiões de uso e resulta em crescimento de 17% na receita.
Metodologia
“Pela primeira vez, combinamos uma década de pesquisa atitudinal da marca com o comportamento real do consumidor para compreender de forma mais holística o impacto tangível que o marketing tem no crescimento”, comenta Souza.
O estudo Blueprint for Brand Growth é junção de especialistas da Kantar, líderes do setor e de análises combinando as bases dos levantamentos Kantar BrandZ e World Panel.