A Shopee divulgou um levantamento dos hábitos de compras dos usuários durante 2024. O marketplace registrou um aumento de 30% em novos usuários e um crescimento de 50% no tráfego diário no aplicativo. Além disso, 55% das transações foram pagas utilizando o Pix, o que consolida o método de pagamento como a opção preferida dos usuários.
Os queridinhos dos brasileiros em 2024
Dos itens mais vendidos, os destaques foram os smartphones, consoles PS5, jogos de lençol, fritadeiras elétricas, projetores 4K e bicicletas. Produtos de outras categorias, como: vestidos e tênis femininos e masculinos, fones bluetooth, roupas femininas, relógios e mochilas, representam a variedade da preferência dos consumidores na plataforma.
Enquanto a lista dos itens mais favoritados pelos usuários, estão os produtos para o lar: jogos de lençol, capas para colchão, mini máquinas de costura, mini liquidificadores, mesas de cabeceira, escovas de limpeza e mops giratórios.
Investimento na entrega rápida
Desde setembro, ao lançar a opção de entrega até o dia seguinte, a Shopee registrou um aumento significativo na demanda, com smartphones, projetores, fones de ouvido e furadeiras entre os produtos mais populares de compra. O investimento na estrutura logística da Shopee permitiu também a entrega de produtos em menos de uma hora, estabelecendo um novo padrão de velocidade para o marketplace.
Live commerce cresce na plataforma
Em 2024, o marketplace também se destacou pelo aumento das lives, se transformando em uma experiência na Shopee ao proporcionar aos consumidores uma forma interativa de descobrir produtos e se conectar com os vendedores. Ano passado, houve um aumento das lives no app, com uma média mil lives diárias e mais de 200 mil horas transmitidas, com seis vezes mais visualizações, o dobro de curtidas e quatro vezes mais comentários em relação a 2023.
Vale destacar como a gamificação também ganhou espaço, com crescimento de mais de 40% no tempo de uso de jogos pelos usuários da Shopee. A tendência reforça a estratégia da plataforma em oferecer uma experiência que vai além das compras e abrange diversas áreas de interesse dos consumidores.
“O ano de 2024 foi bem positivo para a Shopee. O crescimento expressivo no número de novos usuários demonstra a força do nosso ecossistema e a confiança que consumidores e empreendedores depositam em nossa plataforma. Observamos tendências claras de consumo, com destaque para a busca por praticidade, bem-estar e entretenimento”, destaca Felipe Piringer, head de Marketing da Shopee.
Trabalho social
Por meio da iniciativa Shopee Doações, a empresa pretende ajudar comunidades e organizações brasileiras a ter “lojas” dentro da plataforma para venda de produtos digitais em forma de doações, ajudou a arrecadar para as 10 ONGs do projeto mais de R$ 1 milhão. Ao todo, mais de 40 mil pessoas foram impactadas pela iniciativa.