Com o encerramento do primeiro semestre de 2024, o Buscapé fez um levantamento para identificar quais foram os produtos e categorias mais buscados no período. Entre as categorias com maior relevância, os celulares e smartphones continuam como os mais buscados, mantendo a liderança desde o ano passado. Seguidos pelo ar-condicionado e as geladeiras, que confirmam o interesse dos brasileiros em eletrônicos e eletrodomésticos.
Enquanto os celulares e smartphones têm oito modelos figurando entre os dez primeiros colocados, as buscas por ar-condicionado, categoria com mais de 1 milhão de interessados, foi reforçada pelas ondas de calor registradas durante o ano.
Em seguida, as categorias de geladeira, lavadora de roupas e TV completaram o top 5. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, todas tiveram queda nas buscas, com reduções de 20,72%, 29,28% e 28,26%, respectivamente. Em contrapartida, tablets, fritadeiras elétricas e ventiladores/circuladores tiveram aumento de 87,26%, 50,37% e 44,46% no interesse dos consumidores.
As 20 categorias mais buscadas
Durante os primeiros seis meses do ano, os mais buscados foram os tênis, fones de ouvido, smartwatches e suplementos alimentares. O aumento nas buscas por essas categorias pode ter sido impulsionado pela crescente adesão a corridas de rua e também por conta das Olimpíadas, impulsionando o interesse pelo esporte.
Outro item de destaque é o Playstation 5, mesmo lançado em 2020, ocupa a 16ª posição e acumulou 115 mil interessados no primeiro semestre.
Mais buscados em julho
No primeiro mês do segundo semestre, a tendência não mudou muito. Os itens mais buscados em julho foram os celulares, com a Samsung sendo a marca mais desejada, pois a cada dez smartphones buscados, cinco eram da empresa.
Os consumidores também procuraram panelas de pressão, com a da Tramontina em destaque. Outro smartphone também foi objeto de desejo, o Apple iPhone 15, fechando o top 5 do mês.