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Sustentabilidade como produto: case Positiv.a mostra como relacionar causa e consumo

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Pensar no consumo com os olhos e a visão voltados ao futuro não é uma tarefa fácil e envolve uma série de situações, incluindo a construção de valor da marca com o cliente. No segmento de produtos de limpeza, por exemplo, essa compreensão pode ser ainda mais difícil, levando em consideração o hábito de consumo viciado do público. Durante o Congresso Indústria Digital 2024, em São Paulo, Carla Zatorre, gerente de D2C de E-commerce & Performance na Positiv.a, destacou o desafio do engajamento com causa, mostrando também oportunidades a partir da sustentabilidade.

De acordo com ela, o conceito dos produtos sustentáveis envolve repensar práticas de negócios e mirar na garantia de um futuro melhor. Como quarto mercado global, a indústria de limpeza é uma das que mais peca neste sentido, contribuindo, por exemplo, para 48,5% dos resíduos plásticos encontrados nos oceanos brasileiros.

Carla Zatorre, gerente de D2C de E-commerce & Performance na Positiv.a - Congresso Indústria Digital 2024
Carla Zatorre, gerente de D2C de E-commerce & Performance na Positiv.a (Imagem: Carol Guasti/E-Commerce Brasil)

Atualmente, cerca de 325 mil toneladas de plásticos estão presentes nas águas brasileiras. Além disso, estima-se que até 2050, 4 bilhões de pessoas desenvolverão alergias relacionadas a produtos químicos utilizados na limpeza.

Estratégias Sustentáveis

Do lado da Positiv.a, que trabalha com uma linha sustentável de produtos de limpeza, Zatorre citou um crescimento mensal de 12% nos pedidos, com grande impulsionamento por meio das mídias sociais. Mesmo assim, a realidade neste segmento ainda é crítica, indicando lacunas que a empresa visa preencher.

“Nosso trabalho é fomentar o uso consciente e sustentável entre os consumidores, que muitas vezes acreditam que levar uma vida sustentável é caro — 57% dos brasileiros compartilham dessa visão. Por outro lado, temos os chamados “eco-consumidores” dispostos a pagar até 130% a mais por produtos que consideram menos nocivos. A questão é buscar o equilíbrio e mostrar como a saúde de todos importa”, pontuou.

Frutos da sustentabilidade

Entre as inovações apresentadas pela Positiv.a está a adoção do ambiente digital como estratégia para reduzir custos com marketing e aquisição de clientes (CAC). A empresa reportou um aumento de 15% nos pedidos e uma redução total nos custos de 20%.

O programa de assinatura também é uma das estratégias destacadas, representando 40% do faturamento mensal da Positiv.a. De 2023 a 2024, a alta em pedidos recorrentes foi de 7%.