Nas últimas semanas, muitos negócios procuraram digitalizar suas operações para continuar no mercado após a pandemia de Covid-19. E uma tecnologia que pode ser útil, ainda mais nesse momento, é o headless, segundo Eduardo Serra, Business Development Manager da Digital Hub, durante o The Future Of Ecommerce | Tech, nesta quarta-feira (13).
No e-commerce, existem duas camadas: front end, que é o que o usuário por desktop ou aplicativo; e o back end, que são as negócios, como método pagamento, cálculo de frete etc. O headless é mais uma camada que para consultar o que está dentro do back end. “Com o headless é possível integrar tecnologias distintas trabalhando em paralelo, possibilitando novas experiências ao cliente”, explica Serra.
Benefícios do headless
- Velocidade: projetos podem rodar em paralelo;
- Segurança: informações trafegam via API;
- Flexibilidade: desenvolvedores podem utilizar linguagens distintas;
- Integrações: consumo de API comum a todos;
- Custo: podem ser utilizadas tecnologias conforme o budget;
- Atualização: tecnologias podem estar sempre atualizadas;
- Omnichannel: vários canais consumindo e alimentando informações.
O headless funciona para todo mundo?
Para Serra, a resposta é ‘depende’. “Se a empresa tem sistemas diferentes, sim, é para a sua empresa. Com o headless, posso trazer experiências únicas para o consumidor final, vendedores e até diretoria, por exemplo. O headless é interessante para as empresas com multicanalidade e várias frentes a serem exibidas”.
O headless acelera o processo digital de cenários complexos, mas o especialista ressalta que nem sempre é a melhor opção, principalmente para os pequenos e médios negócios durante a pandemia. “Acho mais interessante buscar soluções que possam ser implantadas rapidamente, sem custos altos, pois não sabemos o dia de amanhã. Pode até ser criar um Instagram para loja pequena. Não necessariamente precisa de uma tecnologia cara”, aconselha.
Confira a apresentação completa do Eduardo Serra:
https://pt.slideshare.net/ecommercebrasil/the-future-of-ecommerce-tech-como-a-tecnologia-headless-pode-acelerar-a-transformao-digital
Leia também: Pandemia acelerou crescimento de supermercado online, afirma especialista
Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil