A Konduto, vertical de antifraude para pagamentos online da Boa Vista, revelou que, entre janeiro e abril de 2022, no Amazonas, o número de vendas no e-commerce analisadas praticamente dobrou, com crescimento de 97%. Mas as tentativas de fraudes cresceram ainda mais, em 163%, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Assim, o Amazonas que responde por menos de 1% das vendas online analisadas em todo o país, supera 1% das fraudes evitadas no e-commerce brasileiro. Segundo o levantamento, o estado do Pará teve crescimento bem maior de pedidos de compra online analisados, mas também nesta unidade da federação as compras “fake” evitadas subiram mais. No Pará, as tentativas de fraudes evitadas cresceram em 300% e houve um aumento de 233% nas vendas online analisadas.
Aumento nos pedidos fraudulentos
Considerando os primeiros quatro meses do ano, o crescimento do número de tentativas de fraude superou o próprio crescimento das vendas online. Foram analisados quase o dobro de pedidos em relação ao mesmo período de 2021, com um crescimento de 196%, enquanto os pedidos fraudulentos aumentaram 214% na mesma comparação.
De acordo com a Konduto, janeiro apresentou o maior crescimento de fraudes com um índice de 204% e também de vendas, que aumentou 212% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em abril, por sua vez, foi registrado um aumento de 117% nos pedidos fraudulentos, comparado com abril do ano passado.
Menor número de fraudes aos domingos
Os dados nacionais da empresa também revelaram que durante o 1º trimestre de 2022, domingo foi o dia da semana com menos vendas no varejo online, quando apenas 12,19% das compras aconteceram nesse dia. Além disso, também foi o dia com a menor incidência de fraudes, registrando uma taxa de apenas 9,48%. Em contrapartida, o dia com mais pedidos fraudulentos foi a segunda-feira, que representou 17,48% de todas as tentativas de fraude.
Hora do almoço é terreno fértil para fraudes
Ao segmentar seus dados por horário, a Konduto detectou que, no Brasil, na faixa do almoço, das 12h às 14h, é que acontece a maior parte das tentativas de fraude: 20% de todos o volume de fraudes ou 18% das vendas do primeiro trimestre foram registrados durante essas três horas. Em comparação com o período da madrugada, das 0h às 6h, o número é bem diferente: 10% das fraudes (8% das vendas) acontecem durante o período.
“Esses números acabam com o mito do fraudador que aplica golpes na madrugada. As fraudes acontecem durante o dia. É uma estratégia para se misturar com vendas legítimas e tentar burlar as ferramentas de combate à fraude”, explica Tom Canabarro, cofundador da Konduto e diretor de serviços de antifraude na Boa Vista.
Leia também: Relatório mostra que perdas em fraudes de pagamentos online passarão de US$ 343 bi nos próximos 5 anos