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TikTok explica como as empresas podem ouvir sua comunidade para criar conteúdos relevantes

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O TikTok está cada vez mais presente na vida das pessoas, isso porque a plataforma conhecida por suas “dancinhas” e pelo uso massivo pela Geração Z, também tem sido utilizada como forma de descoberta de tendências, produtos e serviços, fazendo com que várias empresas se adaptem rapidamente para alcançar novos públicos. Foi para falar sobre isso que na última terça-feira (14), Felipe Tufiño, Gerente de Parcerias de Negócios do TikTok, subiu ao palco do Congresso E-commerce Brasil RS.

O palestrante afirmou que o TikTok “é ouvido pela comunidade, são as pessoas que alimentam todo esse processo de descoberta.” (Imagem: E-commerce Brasil)

O palestrante explicou que o posicionamento global do TikTok não é como uma rede social, mas sim como uma plataforma de vídeo e entretenimento. Ao ser menos intencional, traz o viés da descoberta. Ele também falou que o aplicativo trabalha muito mais com o streaming do que com o informacional. Além disso, a aba “For you” fica mais assertiva conforme é usada, o algoritmo entende o comportamento e passa a oferecer conteúdos relevantes. Há uma diversidade de temas a serem explorados e o algoritmo é feito para recomendar.

Ao usar o TikTok for Business, as empresas podem adotar uma estratégia de contar boas histórias para vender usando a plataforma, colocando o entretenimento em primeiro lugar.

Na prática, Tufiño explicou que é preciso desapegar de banners estáticos e formalidades, usando a liberdade na criação. Entretanto, o conteúdo não deve ser trivial, pois é preciso saber criar para que ele chegue na compra e na ponta final da jornada. Destacando que as marcas que não se comportarem como criadores de conteúdo, vão perder espaço para os criadores que se comportam como marcas.

Shoppertainment

Para alavancar os negócios, uma boa estratégia é criar conteúdos que despertam a vontade de comprar por meio dos elementos que os usuários mais esperam encontrar no aplicativo: entretenimento + informação. Para gerar demanda, é preciso estar no lugar onde as pessoas estão procurando.

Felipe Tufiño trouxe o case é do Carmed Fini, o hidratante labial que hitou no aplicativo, causando uma febre pelo produto. A demanda de busca foi 10 vezes maior do que o esperado e a marca bateu a meta de vendas anual em 15 dias, faturando 34 milhões por mês, isso tudo porque o produto viralizou no TikTok.

A ferramenta é uma forma de escalar pequenos e médios negócios e fazer projeção dessas empresas para o público pela sua capacidade de descoberta e criação de conteúdo, pois 84% dos usuários interagem na plataforma em busca de informações sobre produtos, marcas e serviços. Enquanto 89% dos usuários compradores do TikTok, que já utilizam a plataforma para busca de informações, acreditam que a experiência é fácil.

A produção do “varejo com a cara do TikTok” é uma preferência dos usuários, pois 79% dos usuários gostam quando as marcas mostram que entendem desses vídeos ao invés de só fazer anúncios. Além disso, existe também uma possibilidade de gerar compras que não seriam feitas sem o app, demonstrando uma força gigante para as venda no varejo e serviços, uma vez que 1 em cada 4 pessoas descobriu um produto novo na plataforma e comprou em sequência, representando uma oportunidade para marcas pequenas se projetarem junto ao público, oferecendo experiência e história aos consumidores e usuários.