As compras online passaram por uma mudança nos últimos quatro anos com a chegada de novos consumidores, a diversificação dos canais digitais e o aumento da procura. Mas será que essa mudança permaneceu em 2022? A Visa Consulting & Analytics (VCA) analisou as compras online com credenciais Visa entre 2019 e 2022 e descobriu que, na comparação com 2019, os consumidores da América Latina e Caribe (LAC) realizaram 112% mais transações no e-commerce em 2022.
Apesar do crescimento expressivo do e-commerce, a consultoria notou que, em 2022, o comportamento de compra online diminuiu em alguns setores da economia – como eletroeletrônicos e equipamentos para computadores – se comparado aos anos anteriores. Em compensação, na análise de VCA, outros setores mantiveram um crescimento médio uniforme nas compras online com credenciais Visa ao longo dos últimos 4 anos, como as lojas de departamento e os serviços de educação.
“Apesar da queda da representatividade das compras online em categorias específicas de consumidores, percebemos que a preferência geral do consumidor da LAC mudou para uma experiência de compra online mais digital, conectada e segura que em 2019, conta Javier Vazquez, vice-presidente sênior e head da Visa Consulting & Analytics para a América Latina e o Caribe. “Nossos dados mostram que o comércio físico voltou a crescer, porém, os comportamentos dos consumidores mostram também a importância de estabelecimentos comerciais/varejistas investirem em sua operação online e estratégia ominichannel e de fortalecerem suas funcionalidades de segurança digital. A presença do consumidor no mundo online é, sem dúvidas, um caminho sem volta”, completa o executivo.
O time de VCA também analisou o comportamento de compras virtuais dos consumidores de alguns países da LAC e descobriu que pagar online é um hábito que cresceu em todos os países. Os maiores aumentos no número de transações Visa realizadas no e-commerce, na comparação entre 2019 e 2022, ocorreram na Argentina, com crescimento acima de 200%, e Guatemala, Peru e Chile, acima de 100%. Brasil, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Equador e Panamá registraram tendência de crescimento superior a 50% nas compras online com credenciais Visa entre 2019 e 2022.
Outro dado importante extraído da análise de VCA diz respeito ao ticket médio das compras online na região. “Notamos que o e-commerce ganhou mais penetração nos serviços essenciais e cotidianos o que fez com que o ticket médio caísse em quase todos os países da LAC. Os maiores tickets médios em 2022, no ambiente online com credencial Visa, estão no Panamá, em Porto Rico e no Chile”, destaca Vazquez. “Os dados da análise nos mostram que os consumidores estão sempre buscando soluções de pagamento inovadoras e uma experiência melhor no checkout, tanto no mundo físico quanto no virtual.”
Metodologia
A análise foi realizada com base nos dados transacionais da VisaNet de janeiro de 2019 a dezembro de 2022, comparando o número de transações no ambiente online. A análise inclui os seguintes países e territórios na região América Latina e Caribe: Argentina, Brasil, Chile (exceto cartões migrados em 2019) Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai, excluindo Transações Visa Direct. O objetivo da análise foi entender o comportamento dos consumidores no ambiente online no período anterior e posterior à pandemia.