Pesquisa da Raccoon realizada em parceria com o E-Commerce Brasil investiga o grau de maturidade digital dos profissionais de e-commerce no Brasil.
O levantamento mostra que 44% dos profissionais estão começando a estruturar o consumo de dados na jornada de transformação digital. Enquanto isso, nesta mesma jornada, 35% estão na fase de tomada de decisões importantes baseadas nos dados coletados.
Uma parcela de 11% dos entrevistados pela pesquisa afirma não ter começado a transformação digital ainda. Na contramão, 8% afirma já estar na fase de ter visões preditivas com base nos dados.
Qual a maior dor da sua empresa?
Quando questionados com relação à maior dificuldade enfrentada atualmente pela empresa, 47% afirmou ser a atração de novos consumidores.
Para 17%, a maior dor está atrelada aos processos logísticos. Já para 14% a dor é o atendimento ao cliente.
Em menor escala, foram reportadas as seguintes dificuldades: capacitação de funcionários, construção da marca, retenção da base de clientes, base de dados insuficientes e deixar o empreendimento mais atraente.
Estrutura do marketing
58% dos respondentes da pesquisa afirmou que o marketing é feito “dentro de casa”, ou seja, por funcionários da empresa, sem a participação de terceiros.
Para 17% o marketing é feito por 2 ou mais agências contratadas especificamente para a tarefa. Também na marca dos 17% há uma agência full service contratada para cuidar do marketing.
Apenas 5% afirmou não fazer marketing.
Para os que usam algum tipo de agência, a capacidade de inovação, o entendimento do negócio, a experiência no segmento e a proximidade do relacionamento foram fatores classificados como “muito relevantes” em uma escala de importância.
Objetivos para 2021
38% dos respondentes afirmaram que o maior objetivo da empresa para 2021 é aumentar a retenção de clientes. Enquanto isso, 23% querem melhorar a performance de mídia e 11% querem melhorar o desempenho orgânico.
Em menor escala, os profissionais assinalaram interesse em melhorar a representatividade, lançar um aplicativo e melhorar a usabilidade do site.
Uso de dados
A pesquisa investigou também as principais dificuldades que os lojistas enfrentam ao usar dados para a tomada de decisão.
32% afirmaram que a principal dificuldade é a organização e a integração dos dados. Para 29%, o principal desafio é gerar insights e análises a partir deles.
17% relataram problemas relacionados à coleta de dados. Em menor escala, os respondentes também falaram sobre suporte de TI e integridade.
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