Com fim do ano se aproximando, as principais datas para o varejo e e-commerce brasileiros também dão as caras: Black Friday e Natal. Com estratégias mais específicas a cada ano, outra parte importante é compreender o tráfego dos consumidores nestes períodos. Por isso, informações da ShopperTrak Analytics, solução da Sensormatic Solutions, elucidam os cinco dias com maior fluxo esperada para compras de fim de ano.
Para o Brasil, portanto, a lista montada com base no levantamento da empresa aponta para os seguintes dias:
- 29 de novembro - sexta-feira de Black Friday;
- 23 de dezembro - segunda-feira antes da véspera de Natal;
- 30 de novembro - sábado pós-Black Friday;
- 22 de dezembro - domingo antes da véspera de Natal;
- 14 de dezembro - sábado há 10 dias da véspera de Natal
Em termos de comportamento do cliente, a pesquisa também mostra, neste caso para toda América Latina, certos hábitos para as compras do fim de ano. Entre o que foi divulgado, destaque para 33% dos latino-americanos dizendo que farão suas compras em novembro e 24% em dezembro, mostrando mais antecipação em 2024.
Confira o restante dos insights:
- 89% dos entrevistados ainda preferem visitar as lojas e apenas 6% usariam os serviços de compras online para retirada na loja;
- 17% dos compradores abandonariam a loja devido à saturação nos pontos de checkout;
- 64% dos compradores afirmam que medidas de segurança visíveis (como equipe de segurança, câmeras de vigilância e etiquetas de vigilância eletrônica nos itens do EAS) fazem com que se sintam mais confortáveis ao fazer compras;
- 10% só se sentirão seguros se virem as medidas (citadas acima) nas lojas.
Preços (54%), longas filas no caixa (25%), itens fora de estoque (18%) e preocupações com a segurança relacionadas a furtos (14%) são fatores que podem afetar a experiência de compras neste período.