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Veja datas com projeção de maior movimentação durante compras de fim de ano

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Com fim do ano se aproximando, as principais datas para o varejo e e-commerce brasileiros também dão as caras: Black Friday e Natal. Com estratégias mais específicas a cada ano, outra parte importante é compreender o tráfego dos consumidores nestes períodos. Por isso, informações da ShopperTrak Analytics, solução da Sensormatic Solutions, elucidam os cinco dias com maior fluxo esperada para compras de fim de ano.

Compras de fim de ano - varejo e e-commerce - datas - pesquisa
(Imagem: Freepik)

Para o Brasil, portanto, a lista montada com base no levantamento da empresa aponta para os seguintes dias:

  • 29 de novembro - sexta-feira de Black Friday;
  • 23 de dezembro - segunda-feira antes da véspera de Natal;
  • 30 de novembro - sábado pós-Black Friday;
  • 22 de dezembro - domingo antes da véspera de Natal;
  • 14 de dezembro - sábado há 10 dias da véspera de Natal

Em termos de comportamento do cliente, a pesquisa também mostra, neste caso para toda América Latina, certos hábitos para as compras do fim de ano. Entre o que foi divulgado, destaque para 33% dos latino-americanos dizendo que farão suas compras em novembro e 24% em dezembro, mostrando mais antecipação em 2024.

Confira o restante dos insights:

  • 89% dos entrevistados ainda preferem visitar as lojas e apenas 6% usariam os serviços de compras online para retirada na loja;
  • 17% dos compradores abandonariam a loja devido à saturação nos pontos de checkout;
  • 64% dos compradores afirmam que medidas de segurança visíveis (como equipe de segurança, câmeras de vigilância e etiquetas de vigilância eletrônica nos itens do EAS) fazem com que se sintam mais confortáveis ao fazer compras;
  • 10% só se sentirão seguros se virem as medidas (citadas acima) nas lojas.

Preços (54%), longas filas no caixa (25%), itens fora de estoque (18%) e preocupações com a segurança relacionadas a furtos (14%) são fatores que podem afetar a experiência de compras neste período.