As vendas online durante os sete dias que antecederam o natal registraram um aumento de 2,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o varejo físico apresentou uma expansão de 1%, revelou a Cielo (BVMF:CIEL3), de acordo com dados divulgados nesta terça-feira, conforme informações da Reuters e do jornalista Alberto Alerigi Jr.
A Cielo, que mensalmente elabora um indicador de vendas no varejo com base em aproximadamente 900 mil varejistas credenciados à empresa, informou que as vendas totais no período de 19 a 25 de dezembro aumentaram 1,1% em relação ao mesmo intervalo de 2022.
Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e inovação da Cielo e ex-Conselheiro do E-Commerce Brasil, destacou que o setor de supermercados e hipermercados se destacou, evidenciando o hábito dos consumidores de realizar compras para as ceias. Ele acrescentou que a categoria de cosméticos e higiene pessoal foi a mais proeminente quando se observam os setores relacionados a presentes.
De acordo com o indicador ICVA, as vendas no período natalino no setor de supermercados e hipermercados apresentaram um crescimento de 6,3%, enquanto o segmento de cosméticos e higiene pessoal registrou um avanço de 4,2%.
Entre as categorias com desempenho negativo estão o varejo alimentício especializado (-3,1%), vestuários e artigos esportivos (-1,8%), alimentação em bares e restaurantes (-1,3%), e móveis, eletrodomésticos e departamentos (-1,3%).
A Cielo calculou que, no varejo presencial, as regiões Sul (+4%), Norte (+1,8%) e Sudeste (+0,8%) experimentaram aumento nas vendas na semana que antecedeu o Natal, enquanto as regiões Centro-Oeste e Nordeste apresentaram quedas no faturamento de 2% e 0,1%, respectivamente.