É muito importante definir metas de desempenho para seu e-commerce. Para fazer isso, saiba onde sua empresa está. Seja claro sobre o desempenho anterior antes de definir novas metas.
Um indicador chave de desempenho — também conhecido como KPI — é uma métrica que comunica o quão bem uma organização está em relação aos seus objetivos principais.
Isso acontece o tempo todo. Ao construir um novo negócio online, muitos empreendedores ficam dispersos e distraídos tanto na estratégia, quanto na execução, tentando se mover em muitas direções ao mesmo tempo.
Essa falta de foco acaba causando uma falta de movimento real para o negócio em uma direção específica e pode levar ao fracasso. Portanto, a competição é inevitável.
8 estratégias para seu e-commerce
1 – Seja claro e defina exatamente o quanto você deseja crescer
O primeiro passo para o sucesso é ser específico. Pergunte a si mesmo novamente: o que exatamente eu desejo cultivar?
- Você deseja expandir seu negócio de comércio eletrônico para novas regiões, locais, cidades ou países?
- Quer expandir os locais de compra (ou seja, lançar uma loja online, caso não tenha uma)?
- Deseja adicionar novo(s) produto(s) e/ou serviço(s)?
- Você quer aumentar sua receita e / ou lucro?
- Quer aumentar sua base de clientes?
2 – Defina uma meta de marketing
A chave para definir metas de marketing alcançáveis é investir tempo avaliando sua posição atual.
Lembre-se de que o foco aqui é responder à pergunta:
“O que você pretende realizar?”
Com base no desempenho anterior e na estratégia geral de negócios, é necessário definir metas.
3 – Aumente o tráfego relevante
Aumentar o tráfego é provavelmente uma meta familiar para você. Para quase todos os sites, realizar o que quer que seja requerido por pessoas visitando o site.
Mas nem todo o tráfego é criado da mesma forma. Se o seu marketing está gerando tráfego, mas é principalmente composto por pessoas que nunca terão necessidade de seus produtos ou serviços, então isso não está fazendo muito bem a você.
4 – Retargeting
Retargeting é uma técnica de envio de anúncios direcionados a clientes que visitaram seu site. Com essa técnica, é mais provável que eles façam uma compra mais tarde.
É importante que seus anúncios sejam o mais específicos possível. Só então você será capaz de gerenciar com sucesso sua campanha de retargeting.
Então, pergunte-se: o que um cliente estava procurando em sua página? Foi um produto específico ou toda a linha de produtos? Os anúncios exibidos aos clientes precisam ser anúncios desse produto específico.
5 – Forneça aos clientes conteúdo útil, não promoções
Além de promover seus novos produtos, forneça aos consumidores conteúdo relevante.
A maioria dos clientes irá interagir com sua empresa por meio de e-mails, publicações em blogs, publicações em mídias sociais e outras promoções.
No entanto, eles só prestarão atenção ao conteúdo de marketing que for útil para eles.
6 – Use fotografias de alta qualidade e boas descrições de produtos
Inclua belas imagens e fotos de produtos para atrair a atenção de clientes em potencial.
Fora do mundo físico, os clientes não podem tocar no produto. Portanto, estão tomando suas decisões de compra totalmente dependentes de imagens e feedback do produto.
7 – Inteligência Artificial (IA)
A inteligência artificial não é mais um conceito estranho, tampouco um território que não pode ser aproveitado para fins práticos.
Dito isso, a IA está em todo lugar e gradualmente se incorporando a cada aspecto de nossa vida. De casas inteligentes a e-learning, saúde e finanças, a IA está marcando sua presença de maneira profunda.
O comércio eletrônico é outro domínio altamente apropriado, onde a IA pode causar um impacto significativo.
8 – Relacionamento cordial com fornecedores
Manter o controle do estoque e montar uma equipe para se comunicar com diversos fornecedores! Essa será a receita que fará com que o seu mercado de e-commerce fique à frente da concorrência. A melhor maneira de gerenciar isso é conectando-se eletronicamente com seus fornecedores.
Acredito que os fundamentos de um bom negócio, assim como os motivadores de uma propaganda eficaz, são constantes. É apenas a maneira como as empresas se relacionam com os consumidores que muda com o tempo. A mudança nos gastos do consumidor de lojas offline para lojas online é um bom exemplo.