Cada vez mais, os consumidores estão exigindo experiências mais personalizadas durante a sua jornada de compra. E para construir estratégias que façam mais sentido para os seus clientes, é importante que as empresas conheçam os seus perfis e, principalmente, entendam quais são seus gatilhos.
A principal forma de garantir isso é através da identificação do consumidor na hora da compra na loja física. No entanto, a preocupação com a segurança de seus dados ou mesmo a desconfiança se a marca será invasiva em suas abordagens, são alguns dos fatores que pesam na hora do consumidor entregar informações pessoais, como número de telefone e e-mail. Mas, então, como fazer com que o cliente forneça seus dados e se sinta seguro durante esse processo?
Ofereça alguma vantagem na hora do cadastro
Em uma economia baseada em dados, é essencial para as empresas que os consumidores compartilhem suas informações e, mais importante ainda, é que as marcas aprendam a identificar o que motiva estes consumidores a fazerem isso. Embora muitos tenham preocupação com a privacidade, uma forma de ganhar a confiança e simpatia do cliente é oferecendo vantagens para que ele se cadastre.
Através da percepção do valor dos seus dados pessoais, o consumidor está assumindo uma posição muito mais ativa em relação ao compartilhamento de suas informações, buscando condições em que tanto ele quanto a marca sejam beneficiados.
De acordo com o estudo Global Data Privacy 2022, seis em cada dez brasileiros consideram compartilhar seus dados pessoais caso identifiquem alguma vantagem na troca da informação, seja através de promoções, benefícios exclusivos ou descontos especiais. Apenas 15% não estão dispostos a compartilhar seus dados de forma alguma.
Outro ponto interessante da pesquisa é que 80% dos brasileiros enxergam seus dados como um bem que pode ser negociado como desejarem, e 72% esperam que as empresas continuem aumentando a personalização do serviço ofertado, sem exigir mais informações.
Como aproveitar os dados dos clientes de forma estratégica?
Uma boa cultura de cadastro de clientes traz uma série de benefícios para as marcas que querem aperfeiçoar a experiência do consumidor e se tornar mais assertivas na criação de comunicações e campanhas de CRM para loja física. Através destes dados, é possível entender o perfil de compra do cliente e otimizar o trabalho da equipe de vendas, que receberá leads mais qualificados da equipe de marketing, aumentando assim a possibilidade de conversão.
Outro ponto chave é garantir uma comunicação mais eficiente e personalizada, atrelando o consumidor a campanhas mais adequadas ao seu perfil. O que traz bons resultados econômicos para as empresas, já que diminui potencialmente o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e contribui para a fidelização do cliente.
Por último, esses dados, de uma forma mais ampla, auxiliam a marca a gerir suas estratégias e tomar melhores decisões. Um exemplo prático disso é utilizar os dados coletados na Black Friday para construir campanhas mais qualificadas de acordo com o perfil do consumidor.
O cliente só compra com você na Black Friday? Provavelmente é um cliente que busca oportunidades de preço, então ele pode se interessar em outras campanhas promocionais. Se a Black Friday deste ano foi a primeira vez que ele comprou com a sua marca, é uma boa oportunidade de inseri-lo em campanhas de pós-venda e assim mantê-lo dentro do lifecycle da marca.