O Fórum E-Commerce Brasil 2024 reforçou a inteligência de dados como o novo ouro do comércio digital. Durante o evento, grandes lideranças do mercado discutiram como a coleta e análise de informações podem gerar, além de maior segurança e agilidade, maior vantagem competitiva para empresas.
No setor industrial, por exemplo, a combinação entre Business Intelligence e Big Data pode gerar resultados positivos que vão muito além do chão de fábrica. Prever tendências de mercado, aumentar capilaridade da marca e refinar o desenvolvimento de seus produtos são apenas algumas das vantagens. Neste artigo, você descobre como a análise de dados do e-commerce pode ajudar a nortear tanto ações diárias quanto decisões estratégicas da indústria. Boa leitura!
O que é Big Data? E por que é importante para a indústria?
O termo Big Data refere-se ao processo de coleta, tratamento e análise de grandes volumes de dados. Embora seu conceito seja primordialmente quantitativo, esse estudo envolve outros aspectos igualmente importantes, como velocidade, variedade, veracidade e valor (também conhecidos como os 5V’s do Big Data).
A principal vantagem do uso de Big Data para a indústria é fornecer uma base confiável de dados. Quando essas informações são analisadas sob a perspectiva criteriosa da inteligência de mercado, resulta em percepções valiosas para líderes e gestores que precisam tomar decisões de forma firme e segura no seu dia a dia.
Afinal, estamos falando do e-commerce, um ambiente extremamente volátil e competitivo que exige ações rápidas e assertivas continuamente. E essa agilidade só é alcançável quando se transforma dados brutos em informações refinadas que permitem insights acionáveis.
O processo ativo de monitoramento, agrupamento e análise é o ponto de partida para uma gestão eficiente e estratégica de diversas frentes. É a partir daí que as empresas conseguem monitorar o mercado com precisão e implementar ações que realmente impactam seus resultados, como as listadas a seguir:
1. Gestão de Preço Sugerido
Manter o controle de preço sobre determinados produtos é uma estratégia que protege sua marca e mantém o controle sobre suas políticas comerciais. Algumas das principais vantagens do monitoramento de preço sugerido são:
- Identificação de produtos falsificados: é possível detectar ofertas com preços significativamente mais baixos do que o normal — e que podem indicar a venda de produtos falsificados que comprometem a integridade da sua marca.
- Identificação de contrabando: canais de venda não autorizados ou onde o produto não é oficialmente comercializado indicam a suspeita de contrabando.
- Alerta de lojas que não respeitam a política de preço sugerido: também é possível detectar rapidamente quais varejistas não estão seguindo a política de preço e se as lojas estão vendendo produtos abaixo do valor acordado.
- Identificação de vendedores que mais desrespeitam o preço sugerido: além de identificar lojas (1p) que não seguem o preço sugerido, a análise de dados pode revelar quais revendedores (3p) repetidamente não cumprem as políticas da sua marca.
- Detecção de campanhas de desconto ou promoções não autorizadas: especialmente quando um produto é oferecido com desconto fora de campanhas autorizadas, podendo canibalizar o mercado por baixar o preço sem um planejamento estratégico.
Com essas informações em mãos, é possível não só proteger a integridade da marca, mas também garantir que as políticas de preços sejam respeitadas — maximizando a lucratividade e reforçando a confiança do consumidor.
2. Análise de Mix de Produtos
Essa estratégia é fundamental para empresas que buscam maior competitividade no mercado por meio da otimização do portfólio de seus produtos. Com esses dados em mãos, é possível identificar situações como:
- Lacunas no próprio mix de produtos: ao comparar seu portfólio com o de concorrentes, é possível identificar produtos ou variações que sua marca ainda não oferece, mas que apresenta potencial para o mercado. Isso pode incluir novas versões, tamanhos e funcionalidades, que podem ser incorporados ao mix da marca para manter-se competitiva.
- Produtos concorrentes diretos ou substitutos: ajuda a identificar quais itens dos concorrentes são diretamente comparáveis aos produtos da própria marca ou quais podem ser considerados substitutos. Além de ser uma informação fundamental para ajustar posicionamento de preço, também é importante para otimização do produto e diferenciação de campanhas de marketing.
- Indisponibilidade de produtos concorrentes e oportunidades de reposição: ao monitorar produtos próprios e de concorrentes, é possível identificar lacunas temporárias em disponibilidade de ofertas. Isso cria uma oportunidade para vender ativamente e, caso o concorrente não atenda à demanda, promover um produto próprio equivalente ou similar.
- Oportunidades de inovação: através da comparação com o portfólio dos concorrentes, a empresa pode identificar áreas onde o mercado está saturado ou pouco explorado, oferecendo produtos diferenciados ou inovadores. Se um concorrente está investindo em um nicho ou categoria específica, isso pode sinalizar uma oportunidade para a empresa criar uma versão superior ou mais adaptada às necessidades dos seus consumidores.
- Monitoramento de lançamentos de novos produtos: a análise constante permite acompanhar os lançamentos de novos produtos dos concorrentes, que pode influenciar tanto o planejamento de novos lançamentos da sua própria empresa quanto a antecipação de ações de marketing, promoções e ajustes de mix para se manter competitiva.
Para o consumidor, empresas preocupadas em melhorar seu mix de produtos oferecem produtos mais inovadores e com maior valor agregado à marca. Essa estratégia é fundamental, especialmente em segmentos com forte competição entre os players.
3. Análise de Concorrência
Ao entender as práticas de concorrentes, sejam diretos ou indiretos, é possível mapear os pontos fracos e fortes da sua marca, bem como identificar oportunidades de melhorias para seus produtos. A análise de concorrência traz uma visão mais clara sobre as tendências, tais como:
- Faixa de preço entre produtos da sua marca e da concorrência: monitorar e comparar o mix de produtos e preços praticados por seus concorrentes permite que a empresa entenda como está posicionada no mercado. Além disso, ajuda a identificar se é necessário reposicionar alguns produtos ou ajustar sua precificação, tornando-a mais competitiva ou premium, dependendo da estratégia da marca.
- Posição de marca no mercado por produtos e ofertas: é possível medir a presença da marca em termos de participação de mercado visualizando quais produtos e ofertas estão se destacando em comparação com os concorrentes. Isso possibilita ajustar o portfólio, promover produtos que estão abaixo da média ou intensificar a comunicação de itens com alto potencial de vendas.
- Presença da marca em marketplaces: analisar o desempenho da sua marca e de concorrentes nos canais de venda ajuda a identificar quais plataformas oferecem maior visibilidade. Isso permite melhorar a capilaridade da sua marca e mapear novos marketplaces onde seus produtos ainda não chegaram.
- Marcas mais vendidas por lojistas: saber quais marcas são preferidas pelos lojistas, especialmente quando se trata de revenda em diferentes canais, ajuda a melhorar a penetração da sua marca no mercado. A partir disso, é possível otimizar estratégias de distribuição e investir em campanhas focadas para incentivar lojistas.
Monitorar o mercado e a concorrência ajuda a evitar surpresas e mantém sua empresa sempre preparada e atualizada com relação aos desafios do mercado. Esse entendimento é fundamental para que as marcas cresçam de forma sustentável e a longo prazo.
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