O final do ano se aproxima e, com ele, a Black Friday. A data já se tornou tradição entre os brasileiros e movimenta a economia do país. Em 2020, primeiro ano da pandemia do coronavírus, o e-commerce teve um crescimento significativo em relação ao ano anterior: durante a Black Friday, as vendas registraram um aumento de 25% e o faturamento das lojas online alcançou a incrível marca de R$ 4 bilhões.
No ano passado, em 2021, o cenário foi ainda melhor. O montante acumulado pelas lojas virtuais ao longo da Black Friday chegou à casa dos R$ 5,4 bilhões e o ticket médio das compras subiu para R$ 711,38, o que representa um aumento de 6,4% em relação a 2020.
Projeções para 2022
Neste ano, devido ao momento econômico desafiador que o país enfrenta, os brasileiros colocaram o pé no freio na hora de comprar. Entretanto, a Copa do Mundo, que acontecerá a partir de novembro, pode representar um poderoso motor de vendas para a Black Friday de 2022.
É isso que aponta a Pesquisa de Consumo do segundo semestre deste ano, realizada pela Behup: 56% dos entrevistados afirmaram que pretendem realizar alguma compra em função da Copa do Mundo.
Destes, 72% têm a intenção de realizar a compra durante a Black Friday. Portanto, o evento esportivo promete movimentar o comércio eletrônico e traz aos lojistas a esperança de que a última sexta-feira do mês de novembro seja repleta de vendas..
A Copa do Mundo pode dar aquele empurrãozinho nas suas vendas, mas você também precisa se preparar para atrair clientes e fechar bons negócios. Listamos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo. Confira a seguir!
1) Prepare a sua loja online
Durante a Black Friday, nós sabemos que os consumidores são bombardeados por propagandas a todo momento. Nesse cenário, sua loja deve estar pronta para se destacar entre os concorrentes. Um passo fundamental é se certificar de que o seu e-commerce seja intuitivo e tenha fluidez na hora da navegação. O segredo é simples: seus clientes têm que bater o olho no seu site e prontamente identificar onde estão as ofertas especiais dessa data.
Uma boa estratégia é criar um banner anunciando os descontos exclusivos da Black Friday, além de uma aba na home do e-commerce, onde você deve agrupar os itens em oferta. Dessa forma, você evita que os clientes se dispersem durante o processo de compra e tem mais chances de aumentar o seu volume de vendas.
2) Ofereça diversas opções de pagamento
Cartão de crédito, débito, transferências bancárias ou boleto. Hoje, existem muitas formas de realizar pagamentos e, se a sua loja não estiver apta para oferecer essas opções, você estará em desvantagem. Disponibilizar alternativas de pagamento é uma boa estratégia para atrair diferentes tipos de público e, consequentemente, aumentar suas vendas. Também é importante que os clientes se sintam seguros para inserir dados pessoais na sua loja virtual. Então, certifique-se da segurança do seu site.
3) Preço não é tudo
Bons descontos chamam a atenção. Mas, na verdade, o que encanta, e fideliza, os consumidores é um bom atendimento. Então, esteja preparado para oferecer um serviço de qualidade, mesmo com um volume maior de clientes do que o habitual. Lembre-se de detalhar as características dos produtos e de deixar respostas prontas para dúvidas frequentes. Mas também é importante estar disponível para responder outras dúvidas que possam surgir. E lembre-se: um bom atendimento não acaba com o fechamento da compra: esteja pronto para os pedidos de devolução e troca.
4) Propaganda é a alma do negócio
Você já preparou sua loja online e está pronto para oferecer uma ótima experiência de compra para os seus clientes. Agora, é hora de direcionar seus esforços para realizar uma divulgação adequada. Afinal, quem não é visto não é lembrado, certo?
Crie estratégias de divulgação para aumentar a visibilidade do seu e-commerce. Nesse momento, as redes sociais podem ser ótimas aliadas, se utilizadas da maneira correta. Nessas plataformas, é possível criar anúncios pagos para alcançar um público específico e faturar mais. Desenvolva imagens e textos atrativos evidenciando os descontos e as vantagens que sua loja oferece.
Dica extra
Explore as datas sazonais, como a Black Friday, para fidelizar os clientes. Você pode, por exemplo, disponibilizar cupons de descontos para a próxima compra, enviar brindes no pacote dos produtos e disparar e-mail agradecendo a preferência dos clientes. São ações simples, mas que, com certeza, enriquecem a experiência de compra.
E você, já está preparando o seu e-commerce para a Black Friday? Fique de olho nos conteúdos para mais insights!