No mês passado tivemos a última aula do projeto #OpenSEO (um curso de SEO online dado pela equipe da Conversion). Durante o curso falamos sobre pontos cruciais do SEO e onde devem se concentrar os esforços de um profissional da área. E fica aquela pergunta: como resumir as várias horas de aula e todo o conhecimento compartilhado no #OpenSEO em um único artigo?
É isso que o artigo de hoje propõe fazer, um Checklist de SEO com o resumo das informações mais relevantes. Evidentemente por ser um texto curto, ele não substitui tudo o que já foi falado e o que se ensina a cada dia no #OpenSEO. Então se você não assistiu asaulas ou não leu os tópicos do Fórum, aproveite!
Checklist de SEO – o que pode diferenciar você da concorrência
Vamos, então, para o Checklist em si. Nele você vai encontrar várias perguntas que só você pode responder – porque cada empresa e equipe são únicas -, então, em vários pontos não existe uma fórmula mágica que se aplica em todos os lugares.
Quem responde essas perguntas já tem uma vantagem competitiva, porque muita gente trabalha sem refletir sobre o que está fazendo.
Confira abaixo:
Marketing online e offline
Qual é a estratégia de Marketing de sua empresa? O público-alvo é bem definido? Existe uma unidade entre o marketing online e offline? São feitas ações conjuntas para comunicar a mesma coisa de acordo com a linguagem de cada mídia?
Estratégia de SEO
Vendas e lucro
Quantas conversões (vendas, leads) tenho por mês através do site? Quantas conversões (vendas, leads) quero ter em 12 meses? O que vou fazer para chegar lá?
Comportamento dos clientes
Eu estudo o comportamento atual das pessoas no meu site? Quais são as Landing Pages (páginas pelas quais as pessoas entram no site) que recebem mais visitas? Depois os visitantes navegam por quais páginas dentro do site?
Palavras-chave
Defino as palavras-chave como o Diego Ivo ensinou na Aula 4 do OpenSEO? Quais palavras o meu público-alvo busca quando vai comprar meu produto/serviço?
Análise da concorrência
Analiso a concorrência para as palavras-chave, considerando:
- Volume de busca mensal na exata?
- PageRank e conteúdo dos concorrentes?
- A posição atual do meu site para essas?
O que a concorrência faz de certo e o que faz de errado (em quais pontos posso ultrapassá-los)? Quem são os meus principais concorrentes (não apenas concorrentes de negócios, mas todos aqueles bem posicionados em muitas das minhas palavras-chave)?
SEO On-Page
Títulos <title> e meta description
Os títulos tem palavra-chave e são escritos para motivar o clique? Existem títulos duplicados (repetidos) – veja essa informação no Google Webmaster Tools? Respeito o número máximo de caracteres no <title> (máximo de 66 caracteres) e na meta description (máximo de 156 caracteres)? Coloco a palavra-chave no começo do Title e de forma que fique natural para o visitante? Tenha páginas sem <title>? Já corrigi esse problema e o Google Webmaster Tools >> Otimização >> Melhoria de HTML não exibe erros?
URL amigável
As URLs do meu site são amigáveis?
- Ex: www.loja.com.br/notebook-hp é uma URL amigável
- Ex2: www.loja.com.br/cat15h2349 não é uma URL amigável
Canonical tag
Utilizo canonical tag para apontar para as páginas principais?
Por exemplo, a página
www.loja.com.br/notebook-hp/page/2 apontar a página principal
<link rel=”canonical” href=”www.loja.com.br/notebook-hp” />
Robots.txt
Criei o arquivo robots.txt? No caso de um WordPress, pode ser:
User-agent: *
Disallow: /wp-admin/
Disallow: /wp-includes/
Não bloqueie o site no Google colocando arquivo de forma errada (deixando o Disallow em branco):
User-agent: *
Disallow:
Sitemap
Criei arquivo sitemap.xml? É possível criar no WordPress com o plugin do Yoast.
Arquitetura da informação e Conteúdo
Uso breadcrumb (Breadcrumb ou barra de navegação é a barra que exibe o caminho do usuário no site: Home >> Nome categoria do Produto>> Nome produto)? Produzo conteúdo original, único e relevante para o público-alvo? Compartilho esse conteúdo nas redes sociais e tenho botões de compartilhamento que apontam para cada página? Uso/ crio imagens novas para adicionar nas páginas? Coloco atributo Alt nas imagens com a palavra-chave no começo? Coloco a palavra-chave no nome do arquivo? As imagens tem menos de 50kb para a página carregar rapidamente?
SEO off-page
Analiso os link da concorrência com Ahrefs, Majestic SEO e OpenSiteExplorer? Trabalho para obter links em sites relacionados com meus serviços e produtos que podem ser relevantes?
Web Analytics
Você pode usar ferramentas gratuitas para medir o trabalho de SEO do seu site como Google Analytics e o Google Webmaster Tools. Mas é importante saber se você acompanha os relatórios para comparar conversões (antes e depois de implementações de SEO); os relatórios de visitas (antes e depois de implementações de SEO) e se sabe qual é a qualidade dos leads e vendas. Você sabe se há muitas fraudes ou pessoas que não tem perfil? Revisa a estratégia de SEO baseado nas métricas para trazer mais pessoas qualificadas?
Bom pessoal, é claro que muito mais pode ser feito para você ultrapassar a concorrência nos pequenos detalhes, mas isso depende de cada projeto. Quem seguir os pontos acima já estará melhor do que muitos sites brasileiros.
Até a próxima!