Liquidações, saldos e queimas de estoque. Janeiro é o mês em que o varejo online aproveita o início do ano para angariar novos clientes e preparar o e-commerce para a nova temporada de vendas. Assim, já no início deste artigo, fica claro que os saldões de janeiro trazem diversas vantagens para os varejistas. Afinal, qual dono de e-commerce não quer entrar no novo ano já com as vendas aquecidas?
Continue a leitura e saiba todos os benefícios que as lojas online têm ao apostar nas liquidações de início de ano.
Por que apostar nos saldos de janeiro?
Antes de colocar os saldos do verão 2024 em prática, imagine-se no lugar do seu cliente. Esse é um período em que ele está se recuperando dos gastos com as festas de fim de ano, e que ele também está equilibrando as contas de início de ano, o que inclui material escolar, IPVA e IPTU, por exemplo. Então, este é um mês em que um único deslize pode comprometer todo o orçamento familiar.
Logicamente, se ele entrar na sua loja online e não encontrar preços atrativos, ofertas vantajosas ou outros benefícios comerciais, ele não vai conseguir finalizar uma compra com você. Achamos, aqui, o principal motivo para você apostar no saldão: atrair clientes e oferecer a oportunidade de compra com valores que cabem no orçamento de início de ano.
Agora, se você olhar o lado da saúde do seu negócio, a liquidação de janeiro é a chance de dar vazão para produtos mais antigos e limpar o estoque para a aquisição de novos itens. Isso é primordial se você atua no ramo de alimentação, ao mesmo tempo que é interessante para o setor de vestuário, por exemplo, uma vez que a sua loja estará “livre” para receber novas coleções.
Cinco vantagens de fazer liquidações de janeiro
Se você acha que os benefícios citados até aqui já estão bons, separei as cinco principais oportunidades que você ganha ao aplicar as liquidações de início de ano no seu e-commerce. Confira a seguir.
1 – Promove a loja já no início de ano
Comece o ano já com o pé direito e colocando a sua loja online em evidência. Ao aplicar as estratégias de venda para saldão, faça a divulgação das promoções com campanhas de marketing em redes sociais, e-mail e outros canais de interação com o seu público.
Essa, também, é uma oportunidade de reforçar a imagem da sua marca no mercado, fazendo com que o cliente se lembre de você em outras datas sazonais ao longo do ano.
2 – Impulsiona a queima do estoque
Todo dono ou gestor de e-commerce sabe que estoque parado é sinônimo de dinheiro que não entra em caixa. Os saldos de janeiro, então, são a oportunidade de dar saída em produtos que não são tão vendidos em outra época do ano.
Além disso, a queima de estoque é a chance de se “livrar” desses itens aplicando estratégias de cross-selling, como: “compre 1 leve 2”; “tenha 50% de desconto na 2ª unidade”.
3 – Aumenta o ticket médio e as conversões
Se você estipula as regras dos saldos de janeiro levando em consideração a realidade da sua loja online e a sua margem de lucro, certamente você verá um aumento do ticket médio e da taxa de conversão.
Você até pode baixar o valor dos produtos a preço de custo para poder zerar o estoque no início de ano, mas é importante observar se isso será saudável para o seu negócio a longo prazo.
4 – Chama a atenção de novos clientes
Quem não gosta de uma boa promoção, ainda mais em um período em que as contas domésticas estão mais apertadas? Por isso, as liquidações têm um enorme potencial para atrair novos clientes para a sua loja online.
Você só precisa ter em mente que essa é uma oportunidade de reter esse consumidor também em outras datas. Para isso, é importante investir em programas de fidelidade e cashback para estimular a recompra.
5 – Prepara a loja para novas coleções
Depois de executar todas as liquidações previstas para janeiro, sua loja online está pronta para receber novas coleções e para começar a temporada de vendas com novidades e produtos de lançamento.
Com todas essas vantagens, fica ainda mais nítido que os saldos de início de ano são uma ótima estratégia para chamar a atenção dos clientes, zerar o estoque, aumentar o giro de caixa e preparar sua loja para 2024. Lembre-se apenas de fazer tudo adaptado para seu modelo de negócio. Afinal, nem mesmo o e-commerce tem uma receita de bolo pronta.