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Como aumentar o ticket médio de sua empresa em datas comemorativas

Por: Luiz Fernando Ruocco

VP Sênior de Performance da Monks Brasil, construiu uma carreira sólida em marketing e mídia. Com passagens pela Raccoon e pela Rocky, onde atuou como sócio e impulsionou um crescimento de dez pessoas para mais de 350 colaboradores, Fernando acumula vasta experiência em varejo, omnichannel e marketing digital. Agora, lidera a área de performance da Monks, com mais de 1300 colaboradores, após a fusão com a S4 Capital.

Datas sazonais são ótimas oportunidades para empresas consolidarem o seu negócio e aplicarem planos eficientes para aumentar o ticket médio. Um estudo divulgado pela Nuvemshop sobre e-commerce e empreendedor brasileiro revelou que pequenas e médias empresas faturaram R$ 2,7 bilhões com as vendas online em 2022, valor 17% maior do que o registrado em 2021.

Datas sazonais são ótimas oportunidades para empresas consolidarem o seu negócio e aplicarem planos eficientes para aumentar o ticket médio.

Porém, para alcançar esse objetivo, é necessário estabelecer boas estratégias. Com certeza, em algum momento, você acabou comprando algo a mais, seja em um site, ou na loja física, ao se deparar com promoções e ofertas interessantes. Nesse caso, é possível que você tenha sido atingido por uma estratégia para aumentar o ticket médio. Sabe aquela compra que acabou saindo com frete grátis? Ou, na compra de um item a mais, você ganha outro? Essas são algumas ofertas que o mercado costuma oferecer para beneficiar o cliente e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Estratégia e investimento em canais diferenciados

Apesar de algumas estratégias parecerem simples, precisam ser aplicadas em um contexto que faça sentido e gere desejo no cliente para adquirir um produto. Por isso, é tão importante seguir analisando as necessidades do seu público e, assim, é possível realizar investimentos em canais exclusivos visando fidelizar, mas, também, alcançar novos clientes.

Então, ao analisar o tipo de produto ou serviço ofertado, é imprescindível passar a considerar os investimentos em canais diferenciados, sejam anúncios no Google, ações com influenciadores, redes sociais e mídias. São movimentações que com certeza podem aumentar o ticket médio, mas considere que esse indicador no e-commerce é diferente, por exemplo, da loja física. Nesses casos, em que as duas modalidades de venda são utilizadas, é necessário aplicar outras estratégias como o cross merchandising, que utiliza uma inteligência de seleção de produtos para evidenciar algumas marcas, dependendo da ocasião e da oferta do mercado.

Campanhas de marketing

Considerando esses pontos, as campanhas de marketing em canais digitais também são ótimas estratégias para aumentar o ticket médio. Pensando nesse quesito, é possível relacionar o nível do produto e correlacionar com o canal e o ticket médio dele. Isso traz uma bagagem para colocar produtos com um valor mais alto em canais com mais investimento e produtos com maior saída em canais com menos investimento, os famosos produtos “carros-chefe”.

Ser estratégico é essencial para entender qual o melhor canal para realizar uma nova campanha, seja no Facebook, no Instagram ou em outra rede. Além dessas estratégias, é importante considerar os fatores do negócio e pensar que não é só aumentar o preço do produto, mas ter em mente que outras ações também são importantes para chegar ao objetivo, como ajustar o CRM, aumentar de rentabilidade, entre outros pontos.

Então, busque novas soluções e produtos para os clientes. Se a sua empresa, por exemplo, é especializada apenas na venda de uma categoria – máquinas de lavar, por exemplo -, é interessante que se ofereça uma garantia estendida, instalação e outras vantagens para chamar a atenção do consumidor.

Por fim, proporcione, além de uma simples compra, uma boa experiência para que ninguém se esqueça do seu negócio e da forma como foi atendido, oferecendo, assim, diversas vantagens, benefícios e descontos progressivos. O público tem valorizado esse tipo de iniciativa e, com certeza, esse comportamento pode aumentar os resultados e traçar novos objetivos.