Os e-commerces asiáticos são uma verdadeira febre de consumo global, e o AliExpress foi um dos pioneiros nesse mercado, mantendo-se forte tanto no mundo quanto no Brasil
Mesmo antes de sua chegada oficial ao país, os brasileiros já amavam fazer compras no marketplace e, agora, com sua presença oficial – firmada em 2021 -, o gigante das vendas online firmou um lugar de destaque.
Segundo relatório da Conversion, referente a maio 2023, o AliExpress era o sexto maior e-commerce no Brasil em relação a market share e a número de acessos via web e app.
Em âmbito mundial, o AliExpress faz parte do conglomerado Alibaba Group, que detém o primeiro lugar no ranking de varejo no e-commerce, com um GMV – valor bruto de mercadorias – acima de US$ 1 trilhão, de acordo com dados de 2021 do GroupM.
Em 2021, a plataforma chegou oficialmente ao Brasil com repasses diários dos valores de venda, além da vantagem de aproveitar o tráfego com milhões de acessos que já aconteciam para as lojas internacionais.
Para aproveitar o sucesso e os benefícios do AliExpress a fim de alcançar mais público e, como consequência, vender mais, é fundamental utilizar os recursos únicos da plataforma e criar anúncios assertivos para se destacar em espaços privilegiados do marketplace.
Mas, para isso, o lojista deve entender as regras do e-commerce, algumas exclusivas, e seguir as práticas recomendadas para conseguir lucrar mais tanto no Aliexpress quanto em um setor que cada vez é mais competitivo: o comércio eletrônico.
Em busca do anúncio perfeito no AliExpress
Não há segredos para fazer um anúncio eficaz no AliExpress, apenas ficar atento a questões pontuais e buscar sempre as melhores práticas. O próprio marketplace revela quais são as diretrizes e possui dicas para escrever seus títulos e descrições.
Nos próximos tópicos, serão mostrados componentes essenciais para criar um anúncio assertivo na plataforma, indo além das normas exigidas.
Escolha as categorias para seus produtos
A primeira orientação na Universidade AliExpress é escolher a categoria da forma correta. Estudar quais são as mais usadas por outros players é a dica da plataforma. Portanto, é preciso pesquisar quais os mais bem colocados na busca interna do AliExpress e entender qual é a categoria utilizada pela maioria daqueles que aparecem nos primeiros lugares da busca.
Palavras-chave e entendimento do seu público
Entender como as pessoas pesquisam é o principal ponto para o sucesso de um anúncio no AliExpress, assim como em quaisquer outros marketplaces.
Complementar ao tópico anterior, quando o seller for fazer a pesquisa por categoria no passo anterior, é indicado usar as palavras-chave que o público utiliza para encontrar os produtos. Então, é preciso descobrir quais termos são colocados na pesquisa antes de analisar a categoria.
O próprio AliExpress tem ferramentas para análise de palavras-chave no painel do seller. Além disso, o vendedor pode usar ferramentas como Google Trends, Ubersuggest, entre outras para entender o comportamento de sua persona.
A grande vantagem de usar o próprio AliExpress é que ele tem dados de seu marketplace, e não da internet de forma geral. Portanto, a sua plataforma deve ser a principal ferramenta e as demais complementares a isso.
Ter um título otimizado
A parte mais nobre do anúncio é o título. Além de instigar a curiosidade do consumidor, deve conter a palavra-chave que foi constatada no passo número um para o anúncio eficiente. Outros pontos fundamentais, segundo o AliExpress, são:
– Fazer um título com entre 100 e 180 caracteres
– A palavra-chave aparecer nos 20 primeiros caracteres do título
Descrições com informações relevantes
As palavras-chave também devem aparecer na descrição do anúncio. Porém, o AliExpress alerta para evitar usar os termos sem exagero. Nesse caso, o seller deve escolher algumas expressões que se relacionem com o produto – sinônimos que os compradores usam para procurar pela mercadoria.
Além da ferramenta no Painel do Seller, observar anúncios da concorrência para identificar palavras-chave é uma excelente forma de identificar os termos mais promissores.
FAQ do produto
Algo que alguns sellers fazem é colocar uma série de perguntas e respostas como se fosse um Frequently Asked Questions (FAQ) na descrição. Essa tática colabora para o cliente ter as principais dúvidas respondidas de maneira proativa e até evita perguntas para a equipe de atendimento.
O esquema perguntas e respostas também deixa o texto mais organizado. Ao aplicar negrito nas questões, o trecho ganha destaque e fica mais fácil para o shopper direcionar a atenção para a informação que o vendedor deseja em que ele preste mais atenção.
Formatação do anúncio
Este artigo é dividido em tópicos por algumas razões, uma delas é o hábito de leitura na internet. As pessoas fazem uma espécie de escaneamento no momento de buscar por informações online. Assim, tendem a ler os trechos que lhes interessam em vez de realizar a leitura completa.
Destacar trechos-chave com negrito, intertítulos e usar tópicos favorecem esse hábito e aumentam as chances de o cliente ler mais informações do anúncio.
Só é preciso cuidado para não abusar de recursos como negrito, pois, quando tudo é destacado, nada é destaque.
Possuir sempre informações verdadeiras
Ser honesto não deveria ser uma dica, mas sim algo básico. Porém, com a meta de vender mais, muita gente distorce informações, o que faz com que o consumidor fique frustrado quando percebe que é um “artifício” para ler o anúncio e, mais ainda, se recebe o produto e nota que não é bem como o anúncio prometia.
Em qualquer esfera, a prática deve ser evitada. No AliExpress, há algoritmos que detectam informações falsas e podem provocar a suspensão de veiculação do anúncio.
O bot do e-commerce chinês procura sinais nas fotos, faz a relação com texto e não deixa que a propaganda seja mostrada se encontrar alguma irregularidade.
Imagens de anúncios: difere dos outros marketplaces?
O AliExpress solicita dois tipos de fotos para os anúncios:
– Fotos do produto com fundo branco
– Imagens para marketing: mais produzidas, com cenário ou elemento de cena
O seller deve providenciar esses dois tipos de fotos, pois não é apenas uma recomendação, mas um pré-requisito.
As fotos com fundo branco são usadas apenas na parte interna do anúncio. As imagens de marketing são inseridas na área de produtos novos e em destaque. Ou seja, para ocupar espaços privilegiados no marketplace e chamar atenção, é preciso ter fotos dentro dos parâmetros.
Como se pode perceber, imagens de fundo branco e com cenário têm funções distintas no AliExpress, sendo ambas complementares e os seus usos tornam o anúncio mais bem-sucedido.
Recomendações para fotos do AliExpress
O marketplace chinês tem enorme preocupação com as imagens, por isso possui regras específicas para os sellers. O lado positivo das exigências é forçar o seller a produzir imagens de excelência.
Essas normas estão bem explicadas na AliExpress University, com uma série de recomendações para acertar na foto dos anúncios. Elas favorecem não apenas o anúncio nesse marketplace, mas em todos os outros.
– De acordo com o e-commerce, é preciso inserir pelo menos duas fotos do produto, as de fundo branco. No entanto, o algoritmo privilegia quem usa cinco ou mais.
– Recomenda-se mostrar mais de um ângulo do produto.
– Não é permitido usar textos ou elementos gráficos na imagem, exceto a marca da loja.
Se o produto tem mais de uma cor, o indicado é colocar uma foto por cor, e não fazer uma montagem com todas as opções.
Como precificar no AliExpress?
O AliExpress é conhecido pelos produtos com preços baixos. Sendo assim, produtos com ticket menor têm grande popularidade no site. No entanto, a própria plataforma instrui os sellers a pensarem em valores justos.
Segundo aula na Universidade AliExpress, mercadorias muito baratas levantam suspeitas. O ideal é que seja um bom preço, mas sem ser tão agressivo.
Outro ponto importante sobre preços, em qualquer plataforma, é pensar na precificação de maneira estratégica, considerando as taxas e a margem de lucro. É comum errar cálculos, mas existem ferramentas de precificação que podem ajudar os lojistas a simplificar esse processo.
O preço é um fator que atrai a atenção de possíveis clientes, porém, deve ser pensado com cuidado para não causar má impressão nos compradores e perdas para a empresa.
Bônus: outras questões importantes no AliExpress
Além do título, descrição e fotos, os clientes podem analisar outros campos do AliExpress, como o perfil da empresa.
O marketplace disponibiliza recursos para personalizar a marca da loja em questão, permitindo um branding maior do que outras plataformas. Por isso, é fundamental que o seller também se dedique a deixar esse campo atrativo e otimizado.
Um exemplo de fazer esse trabalho é utilizar o storytelling do empreendimento em questão. Se o negócio é tradicional e possui anos de mercado, é importante destacar essa informação, bem como outros atributos que saltem aos olhos do público e possam contribuir para a decisão de compras.
Caso a loja em questão seja bem avaliada no AliExpress, deve-se destacar em imagens e em copy que é “uma loja 5 estrelas”, por exemplo.
Uma dica extra é cuidar de todo atendimento e logística com cuidado para ser bem avaliado e ficar em evidência na plataforma. Aliado a tudo isso, é necessário investir em marketing para atrair cada vez mais clientes para sua loja.
Bom anúncio e diferenciação da concorrência
Onde há grandes oportunidades também existe mais necessidade de diferenciação, principalmente com produtos similares e com precificação agressiva, como é o caso do AliExpress. O seller brasileiro não disputa espaço apenas com pessoas do país, a concorrência acontece a nível mundial.
Os anúncios são a forma como os produtos são expostos na grande vitrine que é o AliExpress. Por isso, eles devem receber grande atenção do seller.
Portanto, é necessário caprichar no texto e nas fotos, e escolher bem a categoria para ficar em evidência. Afinal, isso pode separar lojas de sucesso no AliExpress e aquelas que não entendem por que os produtos estão por tanto tempo no estoque.