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Como fazer um anúncio de sucesso no AliExpress para se destacar

Por: Cláudio Dias

Co-founder e CEO da Magis5

Co-founder e CEO do Magis5, possui vasta experiência em varejo e e-commerce. Formado em Direito e com MBA, também tem uma formação consolidada em gestão e governança de empresas tech.

Os e-commerces asiáticos são uma verdadeira febre de consumo global, e o AliExpress foi um dos pioneiros nesse mercado, mantendo-se forte tanto no mundo quanto no Brasil

Mesmo antes de sua chegada oficial ao país, os brasileiros já amavam fazer compras no marketplace e, agora, com sua presença oficial – firmada em 2021 -, o gigante das vendas online firmou um lugar de destaque.

Segundo relatório da Conversion, referente a maio 2023, o AliExpress era o sexto maior e-commerce no Brasil em relação a market share e a número de acessos via web e app.

Em âmbito mundial, o AliExpress faz parte do conglomerado Alibaba Group, que detém o primeiro lugar no ranking de varejo no e-commerce, com um GMV – valor bruto de mercadorias – acima de US$ 1 trilhão, de acordo com dados de 2021 do GroupM.

Em 2021, a plataforma chegou oficialmente ao Brasil com repasses diários dos valores de venda, além da vantagem de aproveitar o tráfego com milhões de acessos que já aconteciam para as lojas internacionais.

Para aproveitar o sucesso e os benefícios do AliExpress a fim de alcançar mais público e, como consequência, vender mais, é fundamental utilizar os recursos únicos da plataforma e criar anúncios assertivos para se destacar em espaços privilegiados do marketplace.

Mas, para isso, o lojista deve entender as regras do e-commerce, algumas exclusivas, e seguir as práticas recomendadas para conseguir lucrar mais tanto no Aliexpress quanto em um setor que cada vez é mais competitivo: o comércio eletrônico.

Em busca do anúncio perfeito no AliExpress

Não há segredos para fazer um anúncio eficaz no AliExpress, apenas ficar atento a questões pontuais e buscar sempre as melhores práticas. O próprio marketplace revela quais são as diretrizes e possui dicas para escrever seus títulos e descrições.

Nos próximos tópicos, serão mostrados componentes essenciais para criar um anúncio assertivo na plataforma, indo além das normas exigidas.

Escolha as categorias para seus produtos

A primeira orientação na Universidade AliExpress é escolher a categoria da forma correta. Estudar quais são as mais usadas por outros players é a dica da plataforma. Portanto, é preciso pesquisar quais os mais bem colocados na busca interna do AliExpress e entender qual é a categoria utilizada pela maioria daqueles que aparecem nos primeiros lugares da busca.

Palavras-chave e entendimento do seu público

Entender como as pessoas pesquisam é o principal ponto para o sucesso de um anúncio no AliExpress, assim como em quaisquer outros marketplaces.

Complementar ao tópico anterior, quando o seller for fazer a pesquisa por categoria no passo anterior, é indicado usar as palavras-chave que o público utiliza para encontrar os produtos. Então, é preciso descobrir quais termos são colocados na pesquisa antes de analisar a categoria.

O próprio AliExpress tem ferramentas para análise de palavras-chave no painel do seller. Além disso, o vendedor pode usar ferramentas como Google Trends, Ubersuggest, entre outras para entender o comportamento de sua persona.

A grande vantagem de usar o próprio AliExpress é que ele tem dados de seu marketplace, e não da internet de forma geral. Portanto, a sua plataforma deve ser a principal ferramenta e as demais complementares a isso.

Ter um título otimizado

A parte mais nobre do anúncio é o título. Além de instigar a curiosidade do consumidor, deve conter a palavra-chave que foi constatada no passo número um para o anúncio eficiente. Outros pontos fundamentais, segundo o AliExpress, são:

– Fazer um título com entre 100 e 180 caracteres

– A palavra-chave aparecer nos 20 primeiros caracteres do título

Descrições com informações relevantes

As palavras-chave também devem aparecer na descrição do anúncio. Porém, o AliExpress alerta para evitar usar os termos sem exagero. Nesse caso, o seller deve escolher algumas expressões que se relacionem com o produto – sinônimos que os compradores usam para procurar pela mercadoria.

Além da ferramenta no Painel do Seller, observar anúncios da concorrência para identificar palavras-chave é uma excelente forma de identificar os termos mais promissores.

FAQ do produto

Algo que alguns sellers fazem é colocar uma série de perguntas e respostas como se fosse um Frequently Asked Questions (FAQ) na descrição. Essa tática colabora para o cliente ter as principais dúvidas respondidas de maneira proativa e até evita perguntas para a equipe de atendimento.

O esquema perguntas e respostas também deixa o texto mais organizado. Ao aplicar negrito nas questões, o trecho ganha destaque e fica mais fácil para o shopper direcionar a atenção para a informação que o vendedor deseja em que ele preste mais atenção.

Formatação do anúncio

Este artigo é dividido em tópicos por algumas razões, uma delas é o hábito de leitura na internet. As pessoas fazem uma espécie de escaneamento no momento de buscar por informações online. Assim, tendem a ler os trechos que lhes interessam em vez de realizar a leitura completa.

Destacar trechos-chave com negrito, intertítulos e usar tópicos favorecem esse hábito e aumentam as chances de o cliente ler mais informações do anúncio.

Só é preciso cuidado para não abusar de recursos como negrito, pois, quando tudo é destacado, nada é destaque.

Possuir sempre informações verdadeiras

Ser honesto não deveria ser uma dica, mas sim algo básico. Porém, com a meta de vender mais, muita gente distorce informações, o que faz com que o consumidor fique frustrado quando percebe que é um “artifício” para ler o anúncio e, mais ainda, se recebe o produto e nota que não é bem como o anúncio prometia.

Em qualquer esfera, a prática deve ser evitada. No AliExpress, há algoritmos que detectam informações falsas e podem provocar a suspensão de veiculação do anúncio.

O bot do e-commerce chinês procura sinais nas fotos, faz a relação com texto e não deixa que a propaganda seja mostrada se encontrar alguma irregularidade.

Imagens de anúncios: difere dos outros marketplaces?

Exemplo de anúncio no AliExpress.

O AliExpress solicita dois tipos de fotos para os anúncios:

– Fotos do produto com fundo branco

– Imagens para marketing: mais produzidas, com cenário ou elemento de cena

O seller deve providenciar esses dois tipos de fotos, pois não é apenas uma recomendação, mas um pré-requisito.

As fotos com fundo branco são usadas apenas na parte interna do anúncio. As imagens de marketing são inseridas na área de produtos novos e em destaque. Ou seja, para ocupar espaços privilegiados no marketplace e chamar atenção, é preciso ter fotos dentro dos parâmetros.

Como se pode perceber, imagens de fundo branco e com cenário têm funções distintas no AliExpress, sendo ambas complementares e os seus usos tornam o anúncio mais bem-sucedido.

Imagem utilizada na descrição de um anúncio no AliExpress.

Recomendações para fotos do AliExpress

O marketplace chinês tem enorme preocupação com as imagens, por isso possui regras específicas para os sellers. O lado positivo das exigências é forçar o seller a produzir imagens de excelência.

Essas normas estão bem explicadas na AliExpress University, com uma série de recomendações para acertar na foto dos anúncios. Elas favorecem não apenas o anúncio nesse marketplace, mas em todos os outros.

– De acordo com o e-commerce, é preciso inserir pelo menos duas fotos do produto, as de fundo branco. No entanto, o algoritmo privilegia quem usa cinco ou mais.

– Recomenda-se mostrar mais de um ângulo do produto.

– Não é permitido usar textos ou elementos gráficos na imagem, exceto a marca da loja.

Se o produto tem mais de uma cor, o indicado é colocar uma foto por cor, e não fazer uma montagem com todas as opções.

Como precificar no AliExpress?

O AliExpress é conhecido pelos produtos com preços baixos. Sendo assim, produtos com ticket menor têm grande popularidade no site. No entanto, a própria plataforma instrui os sellers a pensarem em valores justos.

Segundo aula na Universidade AliExpress, mercadorias muito baratas levantam suspeitas. O ideal é que seja um bom preço, mas sem ser tão agressivo.

Outro ponto importante sobre preços, em qualquer plataforma, é pensar na precificação de maneira estratégica, considerando as taxas e a margem de lucro. É comum errar cálculos, mas existem ferramentas de precificação que podem ajudar os lojistas a simplificar esse processo.

O preço é um fator que atrai a atenção de possíveis clientes, porém, deve ser pensado com cuidado para não causar má impressão nos compradores e perdas para a empresa.

Bônus: outras questões importantes no AliExpress

Exemplo de página de vendedor no AliExpress.

Além do título, descrição e fotos, os clientes podem analisar outros campos do AliExpress, como o perfil da empresa.

O marketplace disponibiliza recursos para personalizar a marca da loja em questão, permitindo um branding maior do que outras plataformas. Por isso, é fundamental que o seller também se dedique a deixar esse campo atrativo e otimizado.

Um exemplo de fazer esse trabalho é utilizar o storytelling do empreendimento em questão. Se o negócio é tradicional e possui anos de mercado, é importante destacar essa informação, bem como outros atributos que saltem aos olhos do público e possam contribuir para a decisão de compras.

Caso a loja em questão seja bem avaliada no AliExpress, deve-se destacar em imagens e em copy que é “uma loja 5 estrelas”, por exemplo.

Uma dica extra é cuidar de todo atendimento e logística com cuidado para ser bem avaliado e ficar em evidência na plataforma. Aliado a tudo isso, é necessário investir em marketing para atrair cada vez mais clientes para sua loja.

Bom anúncio e diferenciação da concorrência

Onde há grandes oportunidades também existe mais necessidade de diferenciação, principalmente com produtos similares e com precificação agressiva, como é o caso do AliExpress. O seller brasileiro não disputa espaço apenas com pessoas do país, a concorrência acontece a nível mundial.

Os anúncios são a forma como os produtos são expostos na grande vitrine que é o AliExpress. Por isso, eles devem receber grande atenção do seller.

Portanto, é necessário caprichar no texto e nas fotos, e escolher bem a categoria para ficar em evidência. Afinal, isso pode separar lojas de sucesso no AliExpress e aquelas que não entendem por que os produtos estão por tanto tempo no estoque.