Os e-commerces estão sempre buscando maneiras de melhorar o posicionamento e a visibilidade de suas páginas de produtos de alta relevância (curva A). Afinal, quanto maior a classificação nos resultados de busca, maior a probabilidade de atrair tráfego qualificado e, consequentemente, aumentar a taxa de conversão.
No entanto, com a concorrência acirrada, é essencial ter uma estratégia eficaz para alcançar esses objetivos.
Neste artigo, apresentaremos seis etapas fundamentais para otimizar suas páginas de produtos, combinando técnicas de criação de links e conteúdo SEO.
1. Encontre oportunidades de link existentes
Inicie sua estratégia encontrando oportunidades de links existentes. O link building desempenha um papel fundamental na influência das páginas da categoria nos resultados de pesquisa, e os mecanismos de busca valorizam os backlinks de qualidade, considerando-os como um sinal de autoridade.
Para encontrar e criar essas oportunidades, você pode realizar pesquisas em seu nicho de mercado para identificar sites influentes e relacionados ao seu setor, bem como analisar a concorrência.
Além dessas ações, existem outras estratégias que podem ser utilizadas para angariar backlinks de qualidade.
2. Analise o conteúdo e identifique melhorias
Realize uma análise minuciosa do conteúdo existente em suas páginas de produtos. Avalie a relevância das palavras-chave para as quais você está classificado e verifique se o conteúdo está otimizado para sua intenção de busca.
Identifique lacunas no conteúdo e preencha-as com informações valiosas e relevantes para os usuários. Para isso, utilize práticas de SEO, como otimização de palavras-chave, formatação adequada e a inclusão de elementos visuais atraentes para melhorar o desempenho das páginas nos resultados de pesquisa.
Na SERP (página de resultados de pesquisa), utilize sua palavra-chave tanto no título quanto na meta description para trazer relevância e garantir que o Google indexe e encontre sua página.
Lembre-se de que a qualidade sempre será melhor do que a quantidade. Portanto, se o objetivo for posicionar palavras-chave de alto volume de busca, trabalhe com um campo semântico e lexical amplo.
[!] Certifique-se de que o conteúdo seja informativo, envolvente e direcionado às necessidades específicas dos usuários.
3. Crie conteúdos meio de funil para direcionar seu público
Desenvolva conteúdo de meio de funil focado em palavras-chave com intenção de busca mais próxima da compra. Nesse momento, o público já passou pela etapa de descoberta e está buscando algumas soluções para seu problema.
Ao abordar dúvidas dos clientes, cases de uso e explicação das funcionalidades, por exemplo, você educa os usuários, influencia suas decisões de compra e constrói autoridade. Portanto, a escolha cuidadosa desses termos é fundamental para direcionar e atrair tráfego qualificado.
Uma ótima opção aqui é a criação de textos de categorias, e adicionar uma seção de perguntas frequentes(FAQ) para antecipar as dúvidas dos seus usuários.
4. Crie conteúdo topo de funil para atrair links
Crie conteúdos topo de funil para o blog com o objetivo de atrair links de outros sites. Para isso, produza materiais ricos e informativos, como guias completos, e-books, estudos de caso, infográficos e conteúdo interativo.
O objetivo é oferecer algo único, autêntico e útil que atraia a atenção de outros sites e os incentive a vincular o seu conteúdo.
Essa estratégia de linkbuilding é chamada de link baiting. Leia mais aqui e entenda como funciona.
5. Crie links e interligue os conteúdos do funil
Estabeleça uma rede de link relevantes relacionados às duas páginas, respeitando sempre as diretrizes do Google. Caso contrário, podem surgir diversos impactos negativos – e até mesmo, penalizações.
Interligue todas as etapas do funil, usando o conteúdo de topo como uma ponte entre as páginas do meio e do fundo. Para isso, é essencial trabalhar com as três etapas, transitando entre as intenções de busca e os tipos de palavras-chave, sejam elas informacionais, transacionais ou navegacionais.
Garanta que todas as páginas proporcionem uma experiência de navegação coesa, facilitando a jornada do usuário pelo funil.
Para organizar os conteúdos, utilize a estratégia Topic Cluster.
6. Meça o impacto, os KPIs e o desempenho
Defina KPIs para monitorar o desempenho do seu projeto de SEO.
Alguns KPIs relevantes incluem:
– a melhoria no ranking de termos do produto;
– as novas classificações de palavras-chave de alta intenção;
– o crescimento do tráfego orgânico; e
– a aquisição de novos links.
Vincule essas métricas ao resultado comercial, focando em cliques, webforms, leads qualificados, conversões e receita
Lembre-se de que a análise contínua é crucial para o sucesso a longo prazo.