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Como levar mais clientes para seu e-commerce usando o Instagram

Por: Jordana Hedler

Relações Públicas, especialista em Marketing Digital, gestão de redes sociais, otimização de sites e planejamento da comunicação.

Se você vende pela internet e está procurando formas de levar mais clientes para seu e-commerce, saiba que o Instagram é um dos melhores canais de vendas online.

Recentemente, a rede social chegou à incrível marca de dois bilhões de usuários ativos mensais. Ou seja, a plataforma nunca foi tão popular entre as pessoas quanto agora.

Além disso, uma pesquisa divulgada pelo próprio Instagram aponta que 81% dos usuários acessam a rede social quando estão à procura de novos produtos ou serviços. Desse modo, o Insta representa uma grande oportunidade de crescimento para negócios. Até porque possui características e recursos que favorecem relações comerciais.

Por isso, vamos te mostrar abaixo como levar mais clientes para seu e-commerce usando o Instagram. É uma plataforma capaz de alavancar suas vendas e torná-lo cada vez mais relevante no mercado.

Vamos lá!

Por que usar o Instagram na divulgação do e-commerce?

Originalmente, o Instagram era uma rede social focada no compartilhamento de fotos casuais e entretenimento. Ao longo dos anos, porém, a proposta da plataforma mudou.

Isso porque empresas passaram a usar o Instagram para promover sua marca e soluções. Então, os desenvolvedores abraçaram a ideia e, pouco a pouco, foram adicionando funções voltadas para as relações comerciais na rede social.

O resultado da mudança? Foi um grande sucesso. Especialmente porque o Instagram tem características valiosas à estratégia de divulgação dos empreendimentos.

Primeiramente, a plataforma valoriza a conexão próxima entre os usuários. Ou seja, tudo o que o Instagram oferece incentiva um relacionamento profundo entre as pessoas.

Além disso, o aspecto visual é a essência do Instagram. Desde o lançamento, a rede social é atrativa visualmente. E a característica permanece intacta até hoje, mesmo o Insta passando por várias modificações.

Assim, o Instagram conta com uma série de recursos eficientes para atrair, engajar e converter potenciais clientes. Entre eles, destacamos os seguintes:

– Feed;
– Stories;
– Reels;
– Close Friends;
– Instagram Ads;
– Instagram Shopping.

Portanto, vale a pena usar o Instagram na divulgação do e-commerce. É um canal de vendas com vantagens únicas. Não à toa, cada vez mais negócios investem na rede social para aumentar sua presença online.

Nove dicas para vender mais no seu e-commerce usando o Instagram

Mas como vender mais no seu e-commerce usando o Insta? Qual é o caminho para explorar o potencial da rede social e conquistar mais clientes? Logo abaixo, listamos nove dicas para ajudá-lo a se posicionar na plataforma. Confira!

1. Mude a conta para comercial

Antes de mais nada, mude sua conta para comercial. Isso habilita funções extras no Instagram que são essenciais para levar mais clientes para seu e-commerce, como:

– acesso a métricas de desempenho;
– criação de anúncios;
– abertura de loja;
– botões de contato.

Felizmente, é uma questão bem simples de resolver. Após criar o perfil do e-commerce no Instagram, siga o passo a passo baixo e destrave os recursos comerciais da plataforma:

1. entre no seu perfil e toque no ícone com três traços horizontais para acessar o menu;
2. selecione a opção “Configurações e Privacidade”;
3. vá até “Controles e ferramentas para empresas”;
4. toque em “Mudar para conta profissional”;
5. escolha a categoria adequada;
6. selecione “Empresa”;
7. adicione suas informações de contato e endereço comercial;
8. vincule o Instagram com o Facebook;
9. configure sua conta empresarial;
10. pronto!

2. Capriche na bio do perfil

A primeira impressão é a que fica, não é? Pois bem, no Instagram, quem cumpre o papel de dar um bom cartão de visitas do e-commerce para o público é a biografia.

Basicamente, a bio é uma descrição curta e concisa que aparece junto com o nome e a foto do perfil. É uma breve apresentação sobre o posicionamento da marca no Instagram.

Sendo assim, você deve caprichar na bio do perfil. Os visitantes podem decidir segui-lo ou não por conta da composição da biografia. É o primeiro ponto de contato entre vocês. Então, é algo determinante.

Para isso, descreva a identidade e o propósito do e-commerce de forma clara, objetiva e impactante. Dedique o tempo que for necessário, mas faça uma bio realmente atrativa para seu perfil.

3. Desenvolva um calendário de postagens

O ponto central do posicionamento de um e-commerce no Instagram é a criação de conteúdo. São os posts que retêm a atenção do público, engajam potenciais clientes na proposta da marca e deixam-nos totalmente preparados para compra.

Assim, você precisa postar novos conteúdos regularmente. No entanto, ser constante nas publicações pode ser um verdadeiro desafio, sobretudo porque são vários formatos diferentes para se preocupar, incluindo:

– Feed;
– Stories;
– Reels.

Nesse caso, a melhor opção é desenvolver um calendário de postagens. Elabore um cronograma com temas, funcionalidades a serem usadas e melhores horários para publicar, por exemplo.

Posteriormente, produza a parte visual e escrita dos conteúdos com antecedência. Com isso, você sistematiza o processo criativo do perfil e o torna mais simples.

4. Adicione hashtags às publicações

Hashtags são um dos recursos mais importantes do Instagram. Elas deixam os posts com um alto poder de segmentação. Ou seja, direcionados para o público certo. Porém, é preciso usá-las inteligentemente.

A rede social permite a inserção de até 30 hashtags por conteúdo. Entretanto, colocar tantas hashtags frequentemente pode ser visto como uma ação suspeita e gerar punições da plataforma. Assim, o ideal é usar entre cinco e dez apenas.

Além disso, cada hashtag adicionada às publicações precisa ter relação com o tema do conteúdo ou o mercado de atuação. Só assim, os posts vão ser segmentados para as pessoas que fazem parte do seu público-alvo.

5. Interaja com o público

Ainda que o principal objetivo seja a venda, o foco total das ações do e-commerce deve ser construir uma relação de confiança com o público. Assim, interagir com visitantes e seguidores é essencial.

A comunicação nos canais digitais sempre é uma via de mão dupla, sobretudo quando o assunto é redes sociais. Ou seja, você tem que falar, mas também ouvir seus potenciais clientes.

Responda o máximo de comentários das publicações e mensagens do Direct possível. Dê atenção a dúvidas importantes e resolva pequenos problemas. Com isso, os consumidores já vão se sentir satisfeitos com o compromisso da marca.

6. Transforme o Close Friends em canal de atendimento

Resumidamente, Close Friends é uma funcionalidade do Instagram em que você direciona sua comunicação para um grupo seleto de usuários a fim de oferecer conteúdos exclusivos.

No contexto do e-commerce, porém, é possível transformar a lista de melhores amigos da rede social em um canal de atendimento personalizado e próximo do público.

Você pode, por exemplo, liberar o acesso à lista de Close Friends do e-commerce após a primeira compra do consumidor e dar total suporte para dúvidas ou eventuais problemas.

Assim, também dá para oferecer condições especiais para quem ainda não comprou de você a partir do Close Friends. Essa seria uma forma de transformar os seguidores mais engajados em clientes.

7. Ative o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é talvez o melhor recurso para levar clientes para seu e-commerce usando a rede social. Isso porque você pode adicionar o catálogo de produtos do site à funcionalidade.

Em outras palavras, você cria uma loja virtual dentro do próprio Instagram. Assim, facilita a descoberta e a compra de seus produtos por parte dos consumidores do negócio.

Além de adicionar a esteira de produtos à rede social, o Instagram Shopping permite que você insira etiquetas em cada item oferecido nas publicações de Feed e Stories.

Essas etiquetas carregam o nome dos produtos em questão e direcionam os usuários para o catálogo completo de soluções da marca. Então, facilitam ainda mais o processo de compra do público.

Para ativar o Instagram Shopping, você precisa criar uma página do Facebook e conta no Gerenciador de Negócios. Além disso, deve seguir à risca políticas e diretrizes do Instagram.

8. Crie anúncios publicitários

Nem sempre o alcance orgânico, isto é, gratuito, é a melhor opção para divulgar seu e-commerce, sobretudo se você precisa de resultados rápidos. Afinal, é uma abordagem de médio e longo prazo.

Nesse contexto, o Instagram Ads pode ser grande ajuda. Trata-se da ferramenta no Instagram de anúncios pagos. Por meio da opção, é possível criar campanhas altamente segmentadas e gerar:

– várias novas visitas;
– mais seguidores;
– melhor engajamento;
– conversões no site do e-commerce.

Usar o Instagram Ads requer investimento financeiro. Porém, dá para obter ótimos resultados gastando pouco. Inclusive, você pode definir o orçamento ideal na hora de criar a campanha.

9. Faça parcerias

Fechar parcerias também é outra excelente possibilidade de levar mais clientes para seu e-commerce usando o Insta, principalmente acordos com influenciadores digitais.

Os influencers estão por toda parte na internet, não é? Pois bem, o público do seu e-commerce talvez siga um ou mais deles. Sendo assim, uma eventual parceria é capaz de potencializar seus resultados.

Funciona assim: você paga o influenciador para recomendar sua marca para o público que o segue fielmente. Em troca, ganha visitas qualificadas para seu perfil. Ou seja, pessoas que vão deixar comentários e curtidas nos seus posts do Instagram, compartilhar os conteúdos ou até mesmo ir diretamente ao site do e-commerce e comprar algum de seus produtos.

Para dar certo, a parceria deve ser feita com influencers do mesmo nicho que o do e-commerce. Porém, não precisa ser personalidades com muitos seguidores, como 500 mil followers no Insta. Cinco mil pessoas reais e brasileiras acompanhando o perfil da influencer já é um número bom, por exemplo.

Conclusão

Por fim, não restam dúvidas de que o Instagram deve ser usado na divulgação do seu e-commerce. A rede social tem características, recursos e números que provam sua eficiência em relações comerciais.

Desse modo, você pode levar inúmeros clientes para seu negócio com a plataforma, especialmente ao usar nossas dicas para se posicionar corretamente no Insta.

Então, crie um bom planejamento e comece a aproveitar ao máximo os benefícios únicos do Instagram. Acredite: o crescimento que você tanto busca está na rede social.