Junho é o mês mais romântico do ano, sendo também um dos períodos mais férteis para o varejo. Isso porque o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, é uma das principais datas no quesito de movimentação financeira do comércio. E nada melhor do que um evento com apelo emocional para impulsionar as vendas online das marcas de luxo.
Mas então, diante desse cenário, quais são as estratégias em que o segmento premium precisa investir para aproveitar todo o potencial do Dia dos Namorados? É isso que eu vou apresentar para você neste artigo. Continue a leitura e tenha insights valiosos para guiar a sua campanha nessa data sazonal tão especial para o primeiro semestre.
Como está o cenário comercial para o Dia dos Namorados?
A data de 12 de junho foi escolhida como o Dia dos Namorados em 1948, quando o pai do ex-governador de São Paulo, João Dória, criou uma campanha para aumentar as vendas de uma loja em um mês que geralmente era fraco em faturamento. Desde então, a celebração foi se espalhando pelo país e caiu no gosto do varejo, e dos consumidores, como um motivo para presentear pessoas amadas.
O dia dos casais apaixonados, inclusive, foi considerado a sexta data mais lucrativa do ano passado, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Assim, 2023 foi o ano em que o Dia dos Namorados voltou a faturar nos níveis anteriores ao período pré-pandemia.
Outro dado interessante, divulgado pela CNC, foram os produtos que tiveram aumento de procura em 2023. Na sequência, os cinco primeiros presentes foram dos segmentos de: chocolates, roupa masculina, sapato masculino, sapato feminino e tênis.
Para este ano, o mercado também tem se mostrado bem otimista com a proximidade do Dia dos Namorados 2024. A previsão é de que 99,7 milhões de brasileiros pretendem presentear, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Já outro levantamento, da Ebit | Nielsen, prevê que o varejo pode lucrar R$ 2,5 bilhões com a data.
Quais são as estratégias em que as marcas de luxo devem apostar?
Entende que quanto mais alto for o valor do presente, mais significado ele ganha em datas como o Dia dos Namorados? Então, essa é uma ótima oportunidade para as marcas de luxo despontarem nas vendas online. Mas, pelo foco aqui serem as ações do e-commerce, há alguns desafios que as empresas enfrentam para transportar a experiência de compra premium para o ambiente virtual.
Imagine que o ato de presentear envolve todo um cuidado na hora de embalar os produtos. Por isso, esse é um dos principais pontos em que as lojas online de luxo precisam se atentar para garantir a satisfação do cliente, e da pessoa presenteada. Uma caixa personalizada, um laço de fita ou um aroma característico da marca borrifado dentro da embalagem – cada pequeno detalhe faz a diferença para conquistar o público premium.
Outra dica é oferecer experiências exclusivas para quem compra online. Você pode disponibilizar coleções e produtos limitados apenas no site, ou então, pode promover eventos VIP para os clientes mais fiéis. Tudo o que trouxer uma sensação de que o consumidor é único e especial está valendo para incrementar a jornada de compra do mercado de luxo.
Independentemente de qual for a estratégia para atrair e reter clientes no Dia dos Namorados, as marcas premium têm um amplo campo a ser explorado, utilizando o artifício da exclusividade de presentear com itens de alto valor agregado. Portanto, é hora de colocar a mão na massa e planejar as suas ações comerciais para desfrutar de todo potencial da data a seu favor.