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Como projetar aumento de vendas e receita com SEO

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Por: Felipe Bazon

Felipe Bazon, sócio e diretor de SEO e Content Marketing. Desde 2015 listado entre os top 3 SEOs do Brasil pelo prêmio de profissionais do ano pelo Digitalks, tendo o ganho o prêmio vezes, em 2015 e. 2020. Já liderou mais de 100 projetos de Marketing Digital no Brasil, Reino Unido e Europa em empresa como Editora Abril, Siemens, Brinquedos Estrela entre outras. Além da vasta experiência operacional, é também orador regular em eventos como E-show, OME Expo, Des-Madrid, Digitalks e RD Summit.

Durante anos escutei questionamentos e indagações de clientes, como: "Em quanto tempo teremos resultados? Quando veremos o retorno do investimento? Qual o ROI de SEO?". Ou, ainda, comentários como: "SEO não dá resultado! É impossível medir o ROI! Já se passaram 6 meses de projeto e nada de resultado!...". Até que um dia decidi que precisava eliminar pelo menos essas incertezas (já basta os “n” fatores de ranqueamento do Google, não é verdade?). Para isso, desenvolvi uma metodologia para estimar o potencial de crescimento em um projeto de SEO para e-commerce. O Organic Growth Forecast (OGF) é uma fórmula que utiliza volume de pesquisa, posicionamento médio, CTR, taxa de conversão do comércio eletrônico e ticket médio para projetar o crescimento e estimar o ROI em um projeto de SEO. Quer saber como? Explicarei em 9 passos bem simples de serem seguidos

1 - Defina um grupo de palavras-chave (100 pelo menos)

Palavras-chave continuam sendo a base de tudo. Portanto, o primeiro passo para projetar o aumento de tráfego orgânico consiste em selecionar um grupo de palavras, preferencialmente transacionais. Palavras transacionais aumentam a probabilidade de conversão e precisão das projeções. Para um e-commerce, por exemplo, os termos estão relacionados às categorias de produtos e produtos em específico. Para começar, defina um grupo de pelo menos 100 palavras-chave relacionadas às principais categorias de produtos da sua loja virtual.

2 - Defina o volume de pesquisa de cada termo

Após definir a lista de termos, encontre o volume de pesquisa com auxílio de ferramentas como Google Keyword Planner, SEMrush Keyword Magic Tool, Ahrefs Keyword Explorer ou similares.

3 - Some todos os volumes de pesquisa

Deste passo em diante, você pode começar utilizar a planilha de projeção. Insira as palavras-chave com seus respectivos volumes de pesquisa que a planilha já está pré-configurada para realizar o cálculo.

4 - Defina o posicionamento médio do grupo de palavras-chave selecionadas

Para encontrar o posicionamento é necessário uma ferramenta de monitoramento de posicionamento. Insira o grupo de palavras na ferramenta de sua preferência e espere os resultados. Exporte o relatório e insira os dados de posicionamento na planilha para que ela calcule o posicionamento médio dos termos selecionados.

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5 - Encontre o CTR de cada posição

Existem várias ferramentas que monitoram o CTR. Particularmente, recomendo o AWR CTR Study por ser a única que permite uma segmentação internacional, por categorias, dispositivos e até intenção de busca (search intent). default

6 - Colete os dados do Google Analytics

No Google Analytics, vá até o relatório do e-commece e colete a taxa de conversão e o ticket médio. É importante que defina um período de 12 meses para eliminar sazonalidades. default

7 - Determine o potencial real de tráfego orgânico

Para determinar o potencial real de tráfego, é preciso levar em consideração dois fatores bem conhecidos dos colegas de SEO. Long Tail Keywords e Click Ratio Pago x Orgânico. Nesse caso, as long tail keywords são variáveis complementares dos termos selecionados e geralmente possuem volumes menores de buscas. Por via de regra determinamos que o tráfego de longtail é metade do total, podendo variar para mais ou para menos. A soma dos volumes de head e long tail é o potencial total do tráfego. Entretanto, a SERP não é formada apenas de resultados orgânicos. Portanto, é preciso descontar a porcentagem de clicks nos resultados pagos. Para isso utilizamos o click ratio de 30 x 70. Ou seja, descontamos os 30% que clicam nos resultados pagos para chegarmos no potencial real de tráfego orgânico. default

8 - Projete o crescimento de tráfego, vendas e receita orgânica

Com todos os dados coletados, basta inseri-los na planilha e estimar a melhora de posicionamento trimestralmente. Observe que ao alterar a posição média é preciso alterar o CTR respectivamente e deixar a planilha calcular o resto. default

9 - Estime o ROI de SEO

O ROI de SEO é igual a qualquer outro ROI. O que eu quero dizer com isso? Que o cálculo é o mesmo: Receita / Investimento = ROI Portanto, na planilha tudo que você precisa preencher é o valor trimestral de investimento com SEO. default

Como e quando utilizar a projeção de crescimento orgânico

O OGF (organic growth forecast) pode ser usado em todas as etapas de um projeto de SEO, do pitch de vendas ao upsell passando, é claro, pelo planejamento estratégico. Imagine sua equipe de vendas municiada com projeções de resultados e estimativas de retorno sobre investimento? Agora pense em um planejamento estratégico de SEO que será apresentado para a diretoria de um grande e-commerce, onde tudo o que querem saber é: Qual será o aumento no volume de vendas e receita? Com a metodologia OGF você responde a todas essas perguntas utilizando dados. Chega de achismos em SEO!
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