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Como vencer os desafios do e-commerce

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

Para superar os desafios do e-commerce, você precisa adotar uma abordagem mais holística em relação ao seu modelo de negócios. Idealmente, você precisa de todas as peças funcionando perfeitamente, e isso inclui sua divisão de marketing, fabricação ou fornecimento e logística.

Com uma força de trabalho eficiente, prática de marketing e sistemas de entrega no seu e-commerce, você pode dimensionar sua loja facilmente.

Certifique-se de que você é capaz de se adaptar rapidamente às mudanças externas e internas. Isso requer coesão entre as equipes e uma forte cultura organizacional, então trabalhe para construir isso!

1. Conheça o seu público-alvo e suas necessidades

Para ter sucesso no e-commerce, é fundamental conhecer o seu público-alvo e entender suas necessidades. Realize pesquisas de mercado, analise as métricas de desempenho do seu site e ouça o feedback dos clientes para entender o que eles querem e precisam. Com essa informação, você poderá adaptar sua estratégia de e-commerce para atender melhor às necessidades do seu público.

2. Personalize sua loja de comércio eletrônico

Criar uma identidade de marca parece bastante simples, mas na verdade é um dos desafios de e-commerce mais difíceis que você enfrentará como proprietário de uma empresa. Você deve certificar-se de personalizar sua loja de comércio eletrônico para refletir a identidade e a imagem de sua empresa.

3. Enfrente o aumento da concorrência

Você não é o único a perceber um grande aumento nas vendas de comércio eletrônico. Muitos donos de empresas estão tomando nota. Mas enquanto novas lojas surgem todos os dias, ainda há oportunidades para ter uma vantagem competitiva.

A menos que você esteja vendendo algo verdadeiramente único, é provável que você tenha alguns concorrentes por aí. A chave é descobrir como diferenciar sua marca da concorrência.

Quais proposições de valor seus produtos oferecem que são diferentes de outros no mercado? Ou se seus produtos são semelhantes a outros, como você pode tornar sua marca ou experiência do cliente superior?

Por fim, você só precisa dar aos clientes um motivo não apenas para comprar de você em vez de outras ofertas semelhantes, mas também para ficarem tão satisfeitos com os produtos, a marca e a experiência que irão comprar novamente e também convencer outras pessoas a fazer o mesmo.

4. Gere leads de forma consistente

Uma das maneiras mais bem-sucedidas de obter leads é veicular anúncios nas páginas de resultados de pesquisa do Google e no Facebook.

No entanto, se você não estiver constantemente monitorando seu orçamento, esses anúncios podem ficar caros rapidamente. É uma boa ideia explorar outros canais e formas de gerar leads. Considere iniciar um blog que transmita o valor do seu produto e da sua marca.

Expanda seu portfólio de conteúdo para material educacional sobre seu setor e até mesmo produtos complementares que seus clientes devem explorar. Construir conteúdo é um jogo de longo prazo. Isso o ajudará a obter leads organicamente e o servirá consistentemente no futuro, mas você precisa investir tempo e esforço para criar blogs de alta qualidade que seu público potencial deseja consumir.

Todos os dias o e-commerce está se tornando mais complexo. É fácil se perder em todas as minúcias. Mas se você continuar desenvolvendo uma loja com tecnologia flexível para transações, segurança e análise, isso o manterá competitivo. Com uma força de trabalho eficiente, prática de marketing e sistemas de entrega, você pode dimensionar sua loja facilmente. Isso o manterá preparado para os desafios futuros.