O Dia dos Namorados está chegando, e a maioria dos que comemoram a data pretende não só presentear, como também investir em presentes de valor mais alto para seus parceiros (as). Segundo pesquisa realizada pela Provu, fintech pioneira em crediário digital no país, 94,5% dos entrevistados com companheiro(a) pretendem presentear neste ano, e 34% dos consumidores planejam gastar mais de R$ 500. O levantamento, feito com mais de 3.400 pessoas, buscava entender as intenções de compra para uma das datas mais importantes do varejo.
Além da parcela que pretende gastar acima de R$ 500, a pesquisa mostrou que 24,3% planejam comprar presentes entre R$ 100 e R$ 250; 18,4% querem gastar entre R$ 50 e R$ 100; 18%, entre R$ 250 e R$ 500; e somente 5,3% devem dedicar até R$ 50 para a data. Para 34,2% dessas pessoas, o valor é maior do que o gasto em anos anteriores, menor para 36,6% e igual para 22,2%.
Eletrônicos na dianteira
Em relação à categoria do presente, os Eletrônicos lideram a preferência para 25,1%, seguidos de Vestuário (21,4%) e Eletrodomésticos (9,5%)). Experiência a dois (8,2%), Cestas de Café (8%), Relógio (8%) e Joias ou bijuterias (5,3%) também foram citados.
Para o e-commerce, essa é uma data importante, e que no ano passado – quando a flexibilização pós-vacina ainda caminhava para um avanço – levantou R$ 6,5 bilhões entre 28 de maio e 11 de junho, de acordo com um relatório da Neotrust. Agora, com a retomada mais acelerada e maior segurança da população para celebrar essas datas, é muito provável que esse número seja maior.
Novas formas de pagamento impulsionam compras no Dia dos Namorados
O destaque para este ano também fica por conta dos novos meios de pagamento digitais. Ainda segundo a pesquisa da Provu, 35,7% querem pagar pelos presentes utilizando o boleto parcelado ou crediário digital.
O crediário digital, BNPL (Buy Now Pay Later) ou ‘Compre Agora, Pague Depois’, surge como uma alternativa para as pessoas ao permitir o parcelamento em até 24 vezes sem a necessidade do cartão, e nem mesmo de uma conta bancária. Segundo um levantamento da Provu feito no início do ano, 60% dos consumidores que optam por essa modalidade de pagamento o fizeram porque não tinham ou não queriam comprometer o limite do cartão de crédito. Em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, essa forma de pagamento se torna um ótimo diferencial, especialmente em itens de maior ticket médio, como eletrônicos.
Nesse sentido, as lojas virtuais têm uma boa oportunidade para alavancar suas vendas, já que, ainda segundo a pesquisa da Provu, a maioria dos consumidores (55,8%) declararam que irão adquirir os presentes pela Internet. Por isso, é importante preparar ofertas e disponibilizar meios de pagamento acessíveis, não apenas como o boleto parcelado, mas também como o Pix, que deve ser utilizado por 14% dos entrevistados.
Para aproveitar o aumento do consumo, o planejamento de campanhas com antecedência e boas operações logísticas fazem toda a diferença, e podem ser um fator decisivo na hora do fechamento da compra em e-commerces.
Leia também: Como o e-commerce pode bater recordes de vendas no Dia dos Namorados