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Conveniência: você e o cliente juntos em qualquer lugar

Por: Mayra Gianoni

Gerente de Negócios da Americanas Marketplace

Mayra Gianoni é Gerente de Negócios da Americanas Marketplace. Seu foco é sobre a aquisição de novos lojistas, atendimento, desenvolvimento e capacitação dos vendedores da plataforma. Ela é formada em Relações Públicas pela Unesp e pós-graduada em Gestão de Marketing e Comunicação pela USP.

Como é possível diferenciar o seu negócio oferecendo conveniência?

 

Oferecer conveniência sempre foi o objetivo principal do e-commerce. E também um dos grandes motivadores para os consumidores optarem pelos meios digitais na hora das compras.

A facilidade e a comodidade oferecida pelo comércio eletrônico caíram no gosto dos brasileiros. O Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, realizado pela Bornlogic e a Opinion Box, mostrou que 63% dos consumidores citam a praticidade de comprar e receber os produtos sem sair de casa como o principal motivo para comprar online.

Por mais que tudo isso pareça muito claro, a conveniência oferecida no e-commerce é uma questão que precisa de um olhar muito atento!

Como eu já falei aqui anteriormente, o e-commerce é um mercado que está em constante movimento. Assim, em um cenário em que os clientes estão cada vez mais independentes e buscando experiências mais completas entre os diversos canais de vendas disponíveis, como é possível diferenciar o seu negócio oferecendo conveniência?

Entrega ao gosto do cliente

Ser conveniente na hora de vender e entregar os seus produtos é atender às necessidades do consumidor, independentemente de quais sejam elas.

Hoje, o consumidor online quer comprar e escolher exatamente quando receber o seu pedido, seja em horas, minutos ou em alguns dias, caso essa opção o atenda melhor.

Os marketplaces, por exemplo, oferecem diversas soluções de logística aos lojistas parceiros, que conseguem atrair ainda mais clientes com opções de entrega diversificadas. Os consumidores podem optar por receber os produtos em suas casas em poucos dias, com hora marcada ou, dependendo do produto, até em poucas horas.

Produtos que chegam em todo lugar

O e-commerce deve ser para todos e, para que isso seja uma realidade, precisamos olhar atentamente para as necessidades dos clientes e encontrar meios para que isso se torne cada vez mais democrático.

As plataformas de marketplace estão sempre de olho nessas demandas e adaptando seus negócios para atender melhor os consumidores de todo o país e levar os produtos dos lojistas cada vez mais longe.

Um exemplo é a possibilidade de retirada dos produtos em lockers localizados em regiões estratégicas como estações de metrô e terminais de ônibus, que são muito úteis para compras de itens pequenos. Dessa forma, é possível atender clientes que moram em locais sem portaria ou locais de difícil acesso.

Mas nem sempre essa opção atende todos os consumidores, e alguns moram em regiões mais afastadas dos centros ou até favelas, onde muitas vezes os produtos não chegam. Para considerar esses casos, alguns marketplaces também já criaram iniciativas que facilitam a entrega em comunidades mais afastadas do centro, reforçando esse compromisso de atender todos os clientes.

A mistura do online e offline

Quando a loja possui um estabelecimento físico, existem ainda mais soluções que podem ser oferecidas! As estratégias de entrega que unem o online e o offline podem ser bastante convenientes em muitos casos de compra.

Vamos imaginar que um cliente foi até uma loja física e decidiu comprar alguns produtos, porém, ele não consegue levar os itens para a casa naquele momento. Se a loja também vende online, ele pode completar a compra dele por lá e optar por receber o pedido em casa.

Muitos clientes transitam entre esses dois formatos durante a jornada de compra. Segundo a pesquisa Market Review, 52% dos consumidores já compraram em lojas físicas e optaram por receber o produto em casa, e 84% já pesquisaram pelo produto em um estabelecimento e deixaram para comprar pela Internet.

E as ações que integram ambientes físicos e digitais podem ir além da logística! Uma boa estratégia phygital coloca o cliente como centro dessa experiência híbrida, oferecendo uma jornada única e mais completa.

Conveniência no pagamento

As diferentes formas de pagamento disponíveis nos canais online são um ponto forte para os consumidores, tanto que 24% escolhem comprar pela Internet, pois os canais oferecem as formas de pagamento da preferência deles (Bornlogic e a Opinion Box).

Não é sempre que os clientes têm como pagar as compras com um cartão de crédito, então, nesse momento, opções como pagamento de boleto, Pix ou até alternativas diferentes de parcelamento podem fazer uma grande diferença para a decisão de compra.

Nesse quesito, os marketplaces se tornam um grande aliado dos lojistas, pois oferecem uma plataforma segura e pronta para as vendas, com diversas formas de pagamento já inseridas no canal.

Como podemos ver, oferecer conveniência aos seus clientes não é facilitar os processos de compra e entrega dos produtos, mas sim dar possibilidades para que todos possam comprar e sejam atendidos de acordo com suas necessidades.

Investindo nos canais e recursos certos, você oferece diferenciais que brilham os olhos do cliente e dão empurrão para a decisão de compra dele, independentemente de onde ele esteja!

Leia também: Oferecer opções diferentes de entregas e retiradas colabora para o sucesso do e-commerce