O frete grátis é uma estratégia de vendas que funciona como um incentivo para os consumidores online, sem precisarem se preocupar com o custo de envio. Na verdade, esse é um dos principais fatores que influenciam na tomada de decisão de compra, chegando a representar quase 40% da preferência dos consumidores, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Apesar de ser uma boa isca para reduzir o abandono de carrinho e potencializar as conversões de um negócio digital, muitos lojistas não oferecem frete grátis por afetar a sua margem de lucro ao ter que arcar com os próprios custos de envio. No entanto, com a chegada do dia do frete grátis, que ocorre sempre na última semana de abril, oferecer esse benefício durante esse período pode ser uma alternativa para aumentar as vendas e evitar prejuízos financeiros.
Se você, lojista, também não oferece frete grátis em seu e-commerce ou deseja aplicar as melhores táticas durante a última semana do mês de abril, acompanhe as estratégias a seguir para conquistar seus clientes e lucrar ainda mais na data!
Frete grátis em determinados produtos
Talvez alguns produtos que você vende na sua loja online sejam mais fáceis de oferecer frete grátis, pois possuem uma maior margem de lucro ou são mais baratos de enviar devido ao menor peso e volume. Selecionar determinados itens para que seus clientes não paguem pelo envio pode ser uma estratégia valiosa durante a data, especialmente se esses produtos trarão um bom retorno mesmo vendidos com frete grátis. Outra dica é identificar o que você tem parado no estoque e aproveitar esse período para desencalhar mercadorias antigas.
Frete grátis por tempo limitado
Durante o dia do frete grátis, você também pode oferecer essa vantagem aos seus clientes, mas por um tempo limitado. Quando um e-commerce tem frete grátis disponível a todo momento, é mais difícil de chamar a atenção do consumidor e convencê-lo a comprar, ainda mais que muitos outros sites estarão oferecendo esse benefício durante o período. Com promoções de frete grátis por tempo limitado, como uma oferta relâmpago ou todos os produtos com envio gratuito em um determinado horário do dia, você criará senso de urgência nos consumidores e aumentará suas vendas em uma estratégia poderosa.
Frete grátis para compras no valor mínimo
Se oferecer frete grátis em toda a sua loja online não é algo vantajoso para você mesmo durante a data, uma ótima estratégia é disponibilizar esse benefício somente para compras em um determinado valor. Fazer com que seus consumidores atinjam um preço mínimo no pedido para ganharem frete grátis não só assegura seus resultados, como também eleva o seu ticket médio por incentivar que mais itens sejam adicionados no carrinho de compras. Você também pode fazer isso logo após o cliente finalizar a compra de um produto no checkout, entrando em contato por telefone para oferecer frete grátis caso ele adicione mais itens ao pedido ou incremente com um kit, por exemplo.
Frete grátis para determinados locais
Se você atua no modelo tradicional de e-commerce, com produtos em estoque, uma boa estratégia para oferecer frete grátis durante a data é selecionar quais locais são vantajosos para o seu negócio. Se seus produtos saem de São Paulo, por exemplo, talvez seja interessante fazer entregas grátis para os clientes que moram na mesma cidade ou até mesmo na região sudeste. Considere a possibilidade e veja se isso significará um baixo custo para entregas locais, fechando até mesmo parcerias com os serviços de transporte que utiliza.
Frete grátis para clientes fiéis
Aproveite o dia do frete grátis para fidelizar ainda mais os seus clientes! Oferecer essa vantagem apenas a quem já comprou do seu e-commerce é uma maneira de fortalecer o relacionamento com o seu cliente, gerar valor e sentimento de exclusividade a ele. Recompense seus clientes fiéis com frete grátis e veja o quanto isso será positivo para o sucesso do seu negócio.
O dia do frete grátis tem um grande potencial para trazer mais resultados nas suas vendas online. Identificando as melhores estratégias de acordo com o seu negócio e sabendo que elas não irão afetar no faturamento, você tem muitas chances de lucrar ainda mais nesse período e até mesmo fidelizar os seus clientes. Aproveite que a data está se aproximando e coloque algumas dessas dicas em prática!
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