Para construir uma estratégia geral de marketing de conteúdo coesa e bem diversificada, você deve levar em consideração a utilização de vários formatos de conteúdo diferentes. Trata-se de uma mistura de postagens de blog escritas, vídeo, áudio, e-books e experiências com campanhas de publicidade paga para atrair públicos iniciais que irão interagir com seu conteúdo.
Embora o marketing de conteúdo não possa sustentar um negócio por si só, é um meio importante de atrair novos clientes e gerar valor de marca. O marketing de conteúdo educa os clientes em potencial, construindo assim um relacionamento que pode levar a vendas de curto prazo, e fidelidade de longo prazo.
Já vi inúmeros sites de e-commerce ficarem tão envolvidos em seus planos de marketing que realmente perdem de vista o que impulsiona seus negócios. Em vez de tentar copiar a estratégia de conteúdo de um concorrente — que pode ou não ter uma boa abordagem —, deve-se concentrar nas conversões da sua loja virtual.
Vídeos de instruções
Uma sugestão é a criação de vídeos de instruções. Os vídeos permitem que os clientes aprendam mais sobre seus produtos e são mais envolventes do que os textos. Se você vende um produto de nicho, os vídeos são uma ótima maneira de demonstrar como usar o produto e explicar vários recursos e benefícios.
Acredito que o marketing de conteúdo é uma das maiores formas de propaganda que já existiram.
Em vez de recorrer a técnicas irritantes de “empurrar”, em que você enfia as promoções goela abaixo dos clientes, ele envolve técnicas de “puxar”. Você lança um conteúdo incrível, que naturalmente os faz querer vir até você.
O marketing de conteúdo não deve ser uma coleção de campanhas combinadas. Não é um sprint. É uma maratona sem fim de entretenimento contínuo para o cliente.
Você entende que os consumidores esperam mais de você do que simplesmente o produto que você vende. E você sabe que criar e compartilhar conteúdo valioso não envolve apenas os consumidores: também cria confiança entre eles. Além disso, ajuda a atrair novos compradores e potencialmente convertê-los em clientes fiéis. A seguir, confira alguns passos para você seguir:
Dicas para desenvolver o seu marketing de conteúdo
Dica nº 1: descubra que tipo de histórias você pode coletar, empacotar e compartilhar.
Dica nº 2: faça uma lista de parceiros em potencial com os quais você poderia trabalhar. Pense em quem você conhece e em quem deseja conhecer. Faça uma lista de parceiros e pessoas que você poderia fazer parceira para alcançar novos públicos e expandir seus negócios.
Dica nº 3: abrace um movimento. Os consumidores são loucos por empreendedorismo social. Eles procuram ativamente empresas e marcas que estão trabalhando para apoiar causas pelas quais se preocupam.
Dica nº 4: contrate agências de marketing de conteúdo que saibam o que estão fazendo. Comece observando como a agência de marketing de conteúdo é capaz de mostrar a você seus próprios resultados.
Dica nº 5: deixe suas páginas de produtos venderem. Use o conteúdo do seu blog para educar e cultivar relacionamentos com seus consumidores e clientes potenciais. Não o use como um lugar para vender. Os visitantes do seu site saberão como encontrar os produtos. Use conteúdo para mostrar a eles que você está ativamente interessado em educá-los e ajudá-los a alcançar seus objetivos.
Dica nº 6: crie uma peça de conteúdo incrível e veja como o seu público responde. Se você não tem certeza sobre inverter completamente sua estratégia de conteúdo existente, comece pequeno. Tenha uma ideia grande e fantástica e execute-a. Coloque mais tempo e recursos neste projeto do que em todos os outros e veja como o seu público responde. Se você receber um bom feedback e um bom engajamento, considere a produção de mais conteúdo como esse regularmente.
Cuidados pelo caminho
Embora não haja nada mais fácil do que enviar um produto gratuito para um blogueiro em troca de links e comentários, você deve ter cuidado ao seguir esse caminho. No entanto, se você for inteligente sobre sua estratégia de conteúdo — utilizando uma combinação de táticas que se encaixam em sua loja e seu nicho —, você descobrirá que não terá que implorar e bombardear pessoas para compartilhar. Afinal, terá criado conteúdo com o qual as pessoas realmente desejam se conectar.