O marketing digital para e-commerce é a prática de direcionar o tráfego no topo do funil para converter em vendas e clientes. E há centenas de maneiras de fazer isso.
No entanto, como fazer compras online exige muito menos compromisso do que fazer compras em uma loja, os consumidores podem encher um carrinho de compras virtual no conforto de sua sala, a qualquer hora do dia.
As principais mudanças do e-commerce marketing nos últimos anos
- O Google Adwords foi renomeado como Google Ads;
- Uma nova opção de CPA foi adicionada, permitindo que os usuários do Google Ads paguem por conversões em vez de anúncios;
- A ascensão do vídeo continuou e espera-se que o vídeo represente 80% do conteúdo comercial online até 2022;
- O Facebook foi desafiado como o principal concorrente de publicidade do Google;
- A navegação móvel continuou a crescer;
- O número médio de resultados de pesquisa orgânica na primeira página do Google caiu de 10 para 8,5;
- Instagram se tornou responsável por mais de 90% de todas as campanhas de marketing de influência.
11 estratégias de e-commerce marketing para aumentar as vendas
1 – Defina o seu ciclo de vendas
Cada empresa é única. Quanto tempo leva para que um cliente faça uma compra em seu site? Saber como os clientes se movem em seu processo de vendas pode ser útil para que você possa criar as melhores estratégias de marketing de comércio eletrônico possíveis.
2 – Faça upsell de seus produtos
Upsell é uma estratégia de vendas que tem como foco melhorar a experiência do comprador com a sua marca, produto ou serviço, e ainda aumentar suas vendas.
A maioria de nós já ouviu alguma variação do famoso: “Você gostaria de aumentar seu pedido?” É um exemplo de upsell.
3 – Postagens compráveis no Instagram
As empresas já usam o Instagram para fins de marketing para alcançar novos clientes. É a famosa “sacolinha” do Instagram integrada ao seu e-commerce.
4 – Ofereça login social para tornar seu site compatível com dispositivos móveis
Um dos motivos pelos quais você deseja oferecer login social é que ele ajuda a reduzir o atrito no processo de checkout.
Ele funciona especialmente para novos clientes: em vez de ter que preencher o formulário para criar sua conta, basta clicar em um botão para criar essa conta no Facebook, por exemplo.
Isso basicamente remove uma etapa inteira do checkout. Além disso, se torna ainda mais importante quando você pensa em dispositivos móveis.
5 – Otimize seu site para pesquisa
A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) ainda é uma parte essencial do marketing. E você deseja ter certeza de que seu site e todas as suas páginas de produtos individuais estão totalmente otimizados para as palavras-chave exatas que seu público está procurando.
6 – Não negligencie o marketing de conteúdo de comércio eletrônico
Então você sabe que o SEO é importante. Mas, onde você colocará todo o texto que constrói um SEO forte?
Páginas básicas com descrições curtas de produtos não serão classificadas em nenhum lugar nos mecanismos de pesquisa. Portanto, a resposta é: conteúdo.
7 – Críticas nas páginas de produtos
As pessoas baseiam suas compras em avaliações online. Elas confiam nas avaliações tanto quanto em seus amigos.
Trata-se da prova social. Como empresa, isso significa que você não pode deixar de receber avaliações de seus produtos.
8 – Integre suas redes sociais e desenvolva conteúdo
A mídia social é um jogo de longo prazo para os profissionais de marketing online. O objetivo é converter visitantes em seguidores interessados e depois em clientes pagantes.
9 – Relações públicas
O reino das relações públicas (RP) cobre tudo, desde a cobertura da mídia até o branding e o marketing de conteúdo.
RP é manter uma imagem pública positiva e aumentar o conhecimento da marca. E, por outro lado, trata-se de mostrar as coisas boas que sua marca faz, como responsabilidade social corporativa.
10 – Marketing de escassez
O marketing de escassez cria uma percepção de escassez para induzir os clientes a comprar por medo de não conseguirem adquiri-la no futuro.
11 – E-mail marketing
O e-mail marketing não morreu. Aliás, o e-mail realmente resistiu ao teste do tempo digital. Sendo assim, ele provavelmente continuará a fazê-lo como o método preferido de comunicação entre os profissionais.
Isso significa que é um bom lugar para alcançar clientes potenciais em um ambiente mais profissional.
Agora, basta você colocar em prática as estratégias e nunca parar de vender!