No último ano, todos fomos inundados por convites para inúmeros webinars, lives e eventos online. Embora o formato venha evoluindo e os conteúdos ficando cada vez melhores, a grande maioria ainda carece de um ritmo e recursos que consigam reter nossa atenção que segue sendo arduamente disputada por outras milhares de distrações e guias abertas no navegador.
Um desses eventos, entretanto, me surpreendeu! O aprendizado foi tão impactante a ponto de eu fazer questão de divulgar e querer compartilhar parte do que aprendi com pares e outros agentes do mercado no qual eu atuo, que é o Marketing Digital.
Para quem não conhece, o Ads World Conference é o maior evento mundial de Marketing Digital. Conta com mais de 70 mil pessoas aprendendo sobre marketing, propaganda, mídia paga, SEO, melhores práticas, E-commerce, entre outros temas do mundo Digital.
Desde 2020, o evento é transmitido online com painéis dinâmicos, perguntas e respostas ao vivo e ótimas apresentações sobre Marketing Digital. Fiquei fascinada, particularmente, por alguns insights sobre técnicas avançadas de gestão de campanhas em plataformas online de mídia, como Google e Facebook. Por isso, reuni algumas destas ideias e informações importantes sobre as palestras às quais tive o privilégio de acompanhar. Assim, espero poder contribuir (ainda que um pouquinho) com sua jornada digital.
Info #1: Estruture bem suas contas de Google e Facebook Ads!
- Cada campanha deve conter um nome que seja fácil de ser identificado;
- Ideal ter no máximo 3 grupos de anúncios para cada campanha, melhora o aprendizado da máquina;
- Cada grupo de anúncio deve ter no máximo 3 criativos para testes, cadeia de valor 1 – 3 – 3 (1 campanha, 3 grupos de anúncios, 3 anúncios);
- Novos visitantes vão necessitar de criativos mais convincentes para que sejam convertidos. Uma boa mensagem e um CTA impactante;
- Usuários recorrentes vão desejar criativos que encorajam eles a convertê-los novamente. Mostrando mais o valor da marca (B2B);
- Utilize o detalhamento para aprofundar a análise dos usuários;
- Utilize exclusões de públicos nos grupos de anúncios para não ter sobreposição;
- Crie diversos públicos personalizados, com base nos vídeos assistidos, inscrições de eventos e etc;
- Use EMOJIS nos anúncios de Facebook, mais chamativo!
Info #2: SEO – atualização
Sabemos que os fatores de rankeamento do Google vem sempre mudando, as últimas atualizações trouxeram novidades com foco na experiência do usuário e usabilidade nos sites. A palestra à qual assisti, sobre SEO, trouxe:
- Em 18 meses o SEO mudou;
- 62% das pessoas estão cientes da diferença entre Mídia Paga e SEO;
- 36% dos clientes acham que estar no topo é o mais importante para o mercado;
- Devemos utilizar 4 etapas para ter um aumento de sessões no site e melhorar o posicionamento da SERP, que são: Auditoria de SEO, Auditoria de Conteúdo, Auditoria de Pesquisa Estratégica e Backlinks;
- Backlink foi a principal estratégia de SEO usada pelo palestrante para fazer o site de sua empresa crescer mais de 7000% em visualizações orgânicas de 2019 para 2020.
Info #3: Impactando com Vídeo Ads
É notável que os vídeos impactam muito na consideração de compra dos usuários — por realmente prender a atenção e instigar o usuário a realizar uma ação! E uma dica que trouxe comigo sobre os anúncios em vídeo foi: menos fake, mais impacto e mais resultados. Seguem outros insights sobre os anúncios de vídeo:
- Surpreenda com Humor;
- Ação de Impulsionar a todo o momento;
- Paixão dos Fundadores;
- Heartbeat Method (Cortar – Engajar);
- Padrão de Interrupção;
- Bold Statements (frase de impacto);
- Perguntas (Instigar com perguntas marcantes).
3 razões para o anúncio não performar:
- Copy copiado das campanhas do FB;
- Criativo do Vídeo;
- Pausar se não alcançar 20x ROAS desejado, olhar outros KPIs.
Info #4: Tipos de anúncios que mais performam no e-commerce
Muitos têm dificuldades em realizar um planejamento de conteúdo para os anúncios e/ou até mesmo para as redes sociais. Portanto, listei algumas categorias e quais tipos de anúncios mais performam:
Eletrônicos:
- 1º – Pessoa âncora falando sobre o produto;
- 2º – Depoimentos de Clientes.
Moda:
- 1º – Lifestyle – mostrando a roupa no dia a dia;
- 2º – Estudo de Caso – análises das pessoas que compraram e amaram.
Joias:
- 1º – Estudo de Caso – análises das pessoas que compraram e amaram;
- 2º – Unboxing – abertura da caixa.
Utensílios Domésticos:
- 1º – Depoimento de Clientes;
- 2º – Demonstração do Produto.
Homewear:
- 1º – Depoimentos de Clientes;
- 2º – Unboxing – abertura da caixa.
Fitness:
- 1º – Demonstração do produto;
- 2º – Depoimentos de Clientes.
Outros tópicos importantes
- 41% das pessoas confiam nos negócios locais. Ou seja, potencialize suas campanhas para a região em que você atua;
- Programa de Afiliados – Potencialize o uso do links em outros sites por outras pessoas;
- Utilize copy para quem visualizaram produtos. Por exemplo: “Hey! Estamos segurando o seu produto… Compre já antes que acabe”.