Para quem sempre vendeu em um comércio físico, começar a vender online pode ser um momento de incertezas. A entrada em um novo canal causa isso. Afinal, estamos falando de um novo ambiente, novos processos de venda e novos clientes.
Porém, a parte boa é que, hoje, existem plataformas que realmente acompanham o lojista em todas as etapas, simplificando o processo e facilitando a entrada deles no universo online.
Quando você conta com uma plataforma parceira, como um marketplace, tudo fica mais simples, e a sua loja pode chegar muito mais longe.
Então, não, você não precisa ser nenhum especialista para começar a vender online! E você também não precisa deixar a sua operação física de lado. A verdade é que você pode integrar as suas operações online e offline e ter uma atuação ainda mais completa no mercado.
Por que ir para o online?
O comércio físico traz benefícios como ter um contato mais próximo com os clientes e permitir que eles conheçam os seus produtos de perto. Porém, é um modelo bastante limitado em termos de alcance e visibilidade.
Enquanto em uma loja física você conta com uma base de clientes mais regionais, que já conhecem o seu negócio e moram nas proximidades, com uma vitrine online, você pode alcançar consumidores do país todo – sem exagero!
De acordo com a Neotrust, em 2021, o e-commerce brasileiro registrou um novo recorde e somou mais de R$ 161 bilhões. Esse crescimento foi de 27% comparado ao ano anterior. No total, foram realizados 353 milhões de pedidos, resultando em um crescimento de 17% em comparação com 2020.
Se você optar por um marketplace para começar a vender, por exemplo, essas plataformas já estão prontas e consolidadas para as vendas, além de contar com a força de grandes marcas por trás e uma base de milhões de clientes ativos. Já imaginou aonde a sua loja pode chegar dessa forma?
O potencial do marketplace
Criar um e-commerce do zero realmente não é uma tarefa simples. Por isso, os marketplaces aparecem como grandes facilitadores para os lojistas que querem digitalizar seus negócios.
A plataforma já vem pronta! Você só precisa se cadastrar e subir os seus produtos para começar a vender, e não custa nada fazer isso, já que nos marketplaces não há nenhum tipo de taxa inicial ou mensalidade, você só paga uma comissão pelos itens vendidos.
Detalhes como segurança do lojista e dos clientes e formas de pagamento são garantidos pelo marketplace. E, se o lojista quiser, ainda pode contar com soluções de logística, entrega e publicidade para impulsionar as vendas e entregar uma experiência ótima ao cliente.
O phygital e a experiência híbrida
E como eu já falei anteriormente, atuar no online não quer dizer que você precisa parar de vender na sua loja física. Muito pelo contrário, a experiência phygital, que integra o físico e o digital, pode trazer diversas vantagens para o seu negócio!
1. Consumidor em foco
Esta é a principal premissa da experiência phygital: o cliente é o centro das atenções! O mesmo atendimento que ele recebe ao visitar a sua loja, ele também recebe nas redes sociais ou em qualquer outro canal de venda online.
Assim, você envolve o cliente com a marca e cria uma jornada única. E, independentemente de por onde ele optar por finalizar a compra, terá uma experiência excelente.
2. Integre operações e economize recursos
Quando pensamos nessa integração, um dos principais pontos que devem ser unificados é a logística! Isso irá otimizar a sua operação, fazendo com que você resolva os processos de forma ágil e eficiente, e ainda poderá te trazer uma certa economia de recursos.
Se o cliente está perto da sua loja física, ele pode comprar o produto online e retirar na sua loja para evitar pagar o frete ou até fazer o caminho inverso, conhecendo o produto na loja física e optando por finalizar a compra no site.
Essa tendência foi comprovada no relatório Market Review, da Bornlogic e Opinion Box, que mostrou que uma parcela significativa dos consumidores tem o costume de iniciar e terminar a jornada de compra em canais diferentes.
Na pesquisa, 84% dos consumidores confirmaram que já encontraram o produto na loja física e deixaram para comprar online, e 74% revelaram já ter feito o caminho oposto, pesquisando online e optando por comprar na loja física.
E quando você vende em um marketplace, o canal já oferece diversos recursos de entrega para os parceiros não perderem nenhuma venda por conta do envio. Assim, os clientes podem comprar online e receber em casa ou retirar na loja mais próxima. Essas possibilidades enriquecem a experiência do cliente e impulsionam os resultados!
3. Tenha a tecnologia como aliada
A tecnologia incentiva essa conexão entre os pontos de venda online e offline e mantém o cliente interessado na sua loja em todos os momentos. Por isso, aproveite todas as possibilidades que a tecnologia oferece!
E lembre-se: a experiência phygital não é sobre criar soluções supertecnológicas, mas sim sobre ter a tecnologia como aliada para proporcionar a melhor experiência de compra aos consumidores.
Você pode criar um site mobile friendly, usar QR Codes na sua loja física para levar ao e-commerce ou até realizar live commerces diretamente da sua loja para mostrar os produtos, interagir com os seus clientes e, claro, incentivar a compra.
São soluções simples que ficam ainda mais fáceis de serem aplicadas quando você vende em um marketplace, pois essas tecnologias são responsabilidade da plataforma, que está sempre de olho nas últimas tendências para impulsionar a performance dos parceiros.
Viu como entrar no mundo online pode ser mais simples do que você imagina e ainda trazer diversos benefícios para o seu negócio? A verdade é que quando você conta com uma plataforma parceira, tudo fica mais simples, e a sua loja pode chegar muito mais longe.
Boas vendas e até a próxima!
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