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Mídia sociais no Brasil: amigo, os clientes querem resultados!

Já tem algum tempo que não escrevo um artigo relacionado aos negócios em torno das Mídias Sociais no Brasil. De tanto ver textos com esse foco, eu acabei perdendo a vontade de escrever a respeito, pois cada vez que lia sobre ROI, crescimento de seguidores, engajamento, interação, relevância, relacionamento e tudo aquilo que deve existir em qualquer ação, campanha ou gestão de uma conta nas redes sociais, eu acabava olhando o mercado estagnado com relação ao que os clientes estão realmente interessados: negócios!

Estou há quase um ano à frente da área comercial, do marketing e novos negócios da Agência Social Tag – agência focada na atuação de marcas nas redes sociais, da qual sou sócio. Nesse tempo, percebi que todo processo criado por outras agências e profissionais de marketing voltados para comunicação em Social Media, muitas vezes, ficava no conceito e nunca nos resultados realmente obtidos. Mas o que buscamos com qualquer ação de marketing não são os resultados reais, mensuráveis e a melhoria dos negócios de uma empresa?

Meu amigo e consultor Estevão Soares cita, em um dos seus ótimos vídeos publicados no Facebook, que 44% das empresas achavam que Mídias Sociais ainda não traziam resultados. Compartilho da mesma opinião do Estevão quando ele cita que, se as empresas estão achando que Mídias Sociais não trazem resultados, é porque ainda não estão monitorando o mercado, olhando as oportunidades e, muitos menos, criando essas oportunidades.

Os profissionais de marketing e de mídias sociais, pelo que percebo com algumas visitas a possíveis clientes e olhando algumas pesquisas recentes, não estão analisando o mercado. E sem essa análise não conseguem mensurar o que acontece com uma marca em uma determinada ação em Mídias Sociais.

Eu entendo que Mídias Sociais tratam de interação, relacionamento, gestão e muitos outros termos que alguns empresários ainda não compreendem. Sei também que temos que continuar conversando, envolvendo os consumidores e despertando seu interesse nos produtos e serviços de nossos clientes. Mas onde está o business desse negócio?

Temos que focar em gerar resultados, gerar conversão para nossos clientes e para nossas marcas. Ter 480 RTs em um post do Twitter, ou até mesmo 1.200 comentários em um post no Facebook, é algo muito bom, contanto que isso gere resultados reais para os seus clientes. Em outras palavras, para os clientes, investir em Mídias Sociais se trata de negócio e como tal deve gerar renda/lucro.

E você, investiria em comunicação para sua empresa se isso não fosse lhe trazer retorno?