Houve uma mudança significativa na maneira como as pequenas e médias empresas usam o marketing. Agora, vemos os esforços de marketing tradicionais, como impressão e outdoors, dando um passo atrás à medida em que as empresas investem mais recursos em SEO, anúncios pagos e marketing de conteúdo.
O marketing digital se tornou uma necessidade no mundo atual, movido pela Internet. Com mais de 3 bilhões de usuários da Internet em todo o mundo, poderíamos pensar que criar um site é uma tarefa óbvia para qualquer empresa que deseja ter sucesso, experimentar um crescimento constante e aumentar a receita. No entanto, muitas pequenas e médias empresas (PMEs) pensam que o mundo online está fora de seu alcance. Talvez o considerem muito caro ou não achem que vai chegar ao mercado alvo, entre outros motivos.
O marketing estratégico a partir de palavras-chave
Uma estratégia indicada é fazer pesquisas de palavras-chave. Para auxiliar nessa estratégia, o Google Adwords possui uma ótima ferramenta de planejamento de palavras-chave, o Keyword Planner Tool.
Quanto melhor for seu ranqueamento no Google e em outros mecanismos de pesquisa, mais você vai vender.
O mundo do comércio eletrônico se tornou uma arena cruel para as empresas. A maioria dos nichos está superlotada. Todo mundo quer estar em primeiro lugar no Google e fará de tudo para chegar lá.
O processo de pesquisa de palavras-chave, no entanto, passou por sua própria renovação. Permanece consistente que a pesquisa precisa de palavras chave — e palavras-chave regulares — é crucial para os profissionais de marketing de uma empresa de comércio eletrônico. Nesse caso, para criar, manter e otimizar campanhas de marketing digital de todos os tipos.
Na próxima vez que precisar de inspiração para construir, recorra a estas cinco dicas inteligentes de pesquisa de palavras-chave de comércio eletrônico:
1 – Explore suas consultas de anúncios de pesquisa dinâmicos
Às vezes é difícil pensar fora da caixa. Por isso, contrate o Google para fazer o trabalho por você! Em vez de operar como campanhas tradicionais baseadas em palavras-chave, os anúncios dinâmicos da rede de pesquisa aproveitam o poder da tecnologia de rastreamento orgânico da web do Google para determinar quando veicular seus anúncios.
2 – Divulgue seus feeds de compras
Nove em cada dez clientes de comércio eletrônico já tem Campanhas do Shopping ativas e em execução. Os feeds usados para gerenciar essas campanhas são um tesouro de ideias de palavras-chave de comércio eletrônico. Pegue os principais produtos de suas listas de feed e conecte-os ao Planejador de palavras-chave do AdWords.
A partir daí, você pode ter uma boa noção do volume de pesquisa desses itens e identificar outros termos relacionados a eles. Apenas certifique-se de definir a segmentação geográfica para cada pesquisa, a fim de garantir estimativas de tráfego precisas.
3 – Espie seus concorrentes
Não há nada de errado usar um pouco de espionagem bem humorada em nome do sucesso do cliente. Embora você não possa acessar diretamente os detalhes da conta, existem algumas maneiras engenhosas de identificar os termos de comércio eletrônico mais prováveis para lances. A melhor parte é que você não precisa ser um hacker para encontrá-los.
4 – Acesse os Pins promovidos do Pinterest
Essa tática é na verdade filha do cérebro do profissional de SEO Clay Cazier. Você pode usar o Pinterest para obter um entendimento sólido das frases semânticas que as pessoas estão usando para discutir os produtos de seus clientes. Por ter mais foco em vendas / varejo do que outros sites de mídia social, é um ótimo local para conduzir palavras chave de pesquisa de comércio eletrônico.
5 – Consulte seus relatórios de consulta de pesquisa do Google Shopping
Somos grandes defensores do uso de Relatórios de termos de pesquisa para gerar novas palavras-chave e ideias de palavras-chave negativas. Você certamente pode usar essa tática para criar grupos de anúncios existentes. Porém, quando se trata de contas PPC (pague por cliques) de e-commerce, recomenda-se prestar atenção especial às consultas de pesquisa de suas Campanhas do Shopping.
Lembrando que ao executar um site de comércio eletrônico, sua meta principal é fazer mais vendas — isso é diferente da meta que você tem em um site “normal”, que é obter mais tráfego.