Tudo, absolutamente tudo, o que acontece no seu e-commerce deve ser muito bem planejado e estruturado. E com as campanhas de saldão de início de ano, isso não poderia ser diferente.
Eu sei que você ainda está preocupado com o fechamento do ano e com as vendas de Natal. Mas, se você não começar a preparar já as liquidações de janeiro, há grandes chances de você simplesmente fazer a ação só porque seus concorrentes também fazem, sem nenhuma estratégia assertiva para a saúde do seu negócio.
Pensando nisso, vou trazer neste artigo algumas dicas para colocar os saldos de início de ano em prática na sua loja online. Acompanhe!
Benefícios dos saldões de início de ano
Antes de colocar a mão na massa, é interessante ponderar quais são as vantagens que o seu e-commerce terá ao adotar as estratégias de liquidação de ano novo.
Do lado da marca, essa é a chance de aumentar o ticket médio e o número de clientes que adoram uma promoção e que, por isso, compram por impulso. Além disso, esse é o momento perfeito para vender produtos que estão parados no estoque, abrindo espaço para novas coleções.
Já do lado do cliente, essa é uma oportunidade de realizar compras a preços mais acessíveis. Leve em consideração que, no início do ano, grande parte dos consumidores precisa equilibrar as contas e, ainda, pagar todos os impostos do governo. Então, se não houver uma promoção para ele conseguir comprar os produtos que deseja, certamente não tirará verba das contas essenciais para isso.
A preparação começa antes de o ano virar
Com esse cenário, você deve estar se perguntando quando é o momento certo para começar a planejar os saldos de janeiro, pensando que há uma parcela de compradores que espera o Natal passar para comprar produtos em liquidação.
Então, eu te digo que o ideal é preparar sua campanha até mesmo antes da Black Friday. Isso mesmo, não é exagero. Se você se antecipar na sua estratégia, consegue pensar nas três datas (Black Friday, Natal e saldão de início de ano) como uma sequência de ações comerciais. Assim, você garante que haverá clientes comprando na sua loja online durante os três meses, principalmente se oferecer benefícios, como cashback, para incentivar a recompra nas sazonalidades seguintes.
Como realizar os saldos de começo de ano no e-commerce
Manter suas vendas aquecidas. Esse deve ser o grande objetivo das campanhas que você implementa em datas sazonais, que costumam ser atrativas para o varejo como um todo.
Então, na hora de colocar os saldos de janeiro em prática, você também precisa pensar no que vai fazer para que a sua loja online se destaque da concorrência. A competitividade é grande, e se você não conseguir conquistar o cliente à primeira vista, quando ele acessa a home do seu e-commerce, há a chance de ele trocar a sua loja por outra concorrente.
Para ajudar você nesse encantamento do consumidor, separei algumas dicas para aplicar na sua campanha de liquidação. Veja abaixo:
– Utilize um tom de urgência na comunicação: frases como “saldão por tempo limitado”, “oportunidade única”, “queima de estoque” e “garanta a oferta, enquanto durarem os estoques” podem ser um gatilho para que o cliente aproveite a ação e, até mesmo, realize compras por impulso;
– Escolha um período de vigência: essa é outra tática que traz um senso de urgência, e faz com que o cliente compre naquele momento, e não espere outra data sazonal para garantir algum produto desejado;
– Adote uma identidade visual: isso vale para os banners do site e para as peças de comunicação. Assim, o cliente saberá quais produtos estão em liquidação só de “bater o olho” em alguma imagem ou tag específica, como as tradicionais sinalizações “de/por” e “X% OFF”;
– Faça a divulgação da campanha: entenda quais canais de comunicação fazem sentido para o seu cliente. Entre eles, você pode apostar em anúncios em redes sociais, sites de busca, disparos de e-mail personalizado etc.
Essas são algumas estratégias que você pode adotar na sua liquidação de início de ano. Saiba que nem todos os recursos são adequados para todo modelo de negócio. Por isso, é importante se planejar com antecedência e observar o comportamento do consumidor durante a sazonalidade, para você ter tempo para corrigir a rota da promoção, se necessário. Afinal, o cliente tem sempre razão!