Atualmente, o mercado de comércio eletrônico está em alta. Isso significa que há uma concorrência intensa e mais opções para os consumidores do mesmo segmento. Além disso, a atenção cada vez menor do consumidor desvia o foco dos profissionais de marketing das estratégias de crescimento tradicionais para algo novo.
A maioria das pessoas, independentemente da idade, adora jogos. Principalmente, a geração do milênio e a geração Z estão ligadas a conteúdo gamificado que é facilmente consumível, visualmente atraente e altamente viciante. O jogo explora nossa natureza humana competitiva e ganhar algo faz as pessoas se sentirem bem, aumenta seu engajamento e torna qualquer ocasião mais memorável.
Uma das maneiras mais eficazes de envolver os clientes e aumentar as vendas é incorporar a gamificação em seus esforços de marketing. As estratégias de gamificação corretas ajudarão você a aproveitar o poder dessa ferramenta para ajudar sua empresa a prosperar.
A gamificação prova ser uma tática de marketing eficaz em termos de atrair, engajar e reter clientes a longo prazo. Aqui estão alguns benefícios que os profissionais de marketing devem observar para fazer o melhor para seus negócios online.
Ideias de gamificação para sua loja de comércio eletrônico
1. Gamificando recomendações de produtos
No comércio eletrônico, os clientes geralmente ficam sobrecarregados com o número de opções disponíveis para eles. Você pode tornar a pesquisa de produtos divertida e fácil para seus clientes, introduzindo jogos no processo.
Testes
Por exemplo, a Sephora, varejista de cosméticos nº 1 do mundo, usa questionários para orientar os compradores sobre os produtos mais adequados às suas necessidades.
Pesquisas
Você também pode usar pesquisas como “Descubra seu tipo”, que podem ajudar na seleção e na promoção de produtos, além de coletar dados vitais do cliente. Não é estritamente uma técnica de gamificação, mas útil mesmo assim.
Caça ao tesouro – gere tráfego e descoberta de produtos
Seu site de comércio eletrônico pode ter várias páginas com baixo tráfego ou sem tráfego. As razões podem ser muitas. Talvez essas páginas sejam difíceis de descobrir e não estejam bem vinculadas a outras páginas. Seja qual for o motivo, você pode acabar perdendo receitas. Se for esse o caso, você pode usar um jogo de caça ao tesouro em seu site de comércio eletrônico para direcionar os clientes a visitar essas páginas.
2. Não dê códigos de desconto, deixe seus clientes ganhá-los
Embora você possa considerar enviar códigos de desconto periódicos aos clientes para manter o engajamento após determinados períodos de inatividade, você incentivará ainda mais o engajamento permitindo que os clientes os ganhem. Uma experiência gamificada pode fazer com que mais pessoas se envolvam com sua marca regularmente se tiverem a chance de ganhar descontos com algum esforço.
A gamificação consiste em adicionar elementos semelhantes a jogos a contextos não relacionados a jogos (comércio eletrônico). Pense em pontos, níveis, insígnias e tabelas de classificação. E, quando bem feita, pode transformar as compras online em uma experiência empolgante e viciante. Marcas de sucesso como Nike, Starbucks, Sephora e Duolingo já adotaram a gamificação, e agora é hora de você entrar na festa!
Por exemplo, para a Nike, a estratégia de gamificação resultou em maior envolvimento do usuário, fidelidade à marca e, por fim, vendas mais altas, incentivando milhões de usuários a amarrar seus tênis e cair na calçada, transformando-os em embaixadores leais da marca e clientes recorrentes no processo.