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Principais estratégias de gamificação de comércio eletrônico para revolucionar a experiência de compra

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

Atualmente, o mercado de comércio eletrônico está em alta. Isso significa que há uma concorrência intensa e mais opções para os consumidores do mesmo segmento. Além disso, a atenção cada vez menor do consumidor desvia o foco dos profissionais de marketing das estratégias de crescimento tradicionais para algo novo.

A maioria das pessoas, independentemente da idade, adora jogos. Principalmente, a geração do milênio e a geração Z estão ligadas a conteúdo gamificado que é facilmente consumível, visualmente atraente e altamente viciante. O jogo explora nossa natureza humana competitiva e ganhar algo faz as pessoas se sentirem bem, aumenta seu engajamento e torna qualquer ocasião mais memorável.

Uma das maneiras mais eficazes de envolver os clientes e aumentar as vendas é incorporar a gamificação em seus esforços de marketing. As estratégias de gamificação corretas ajudarão você a aproveitar o poder dessa ferramenta para ajudar sua empresa a prosperar.

A gamificação prova ser uma tática de marketing eficaz em termos de atrair, engajar e reter clientes a longo prazo. Aqui estão alguns benefícios que os profissionais de marketing devem observar para fazer o melhor para seus negócios online.

Ideias de gamificação para sua loja de comércio eletrônico

1. Gamificando recomendações de produtos

No comércio eletrônico, os clientes geralmente ficam sobrecarregados com o número de opções disponíveis para eles. Você pode tornar a pesquisa de produtos divertida e fácil para seus clientes, introduzindo jogos no processo.

Testes

Por exemplo, a Sephora, varejista de cosméticos nº 1 do mundo, usa questionários para orientar os compradores sobre os produtos mais adequados às suas necessidades.

Pesquisas

Você também pode usar pesquisas como “Descubra seu tipo”, que podem ajudar na seleção e na promoção de produtos, além de coletar dados vitais do cliente. Não é estritamente uma técnica de gamificação, mas útil mesmo assim.

Caça ao tesouro – gere tráfego e descoberta de produtos

Seu site de comércio eletrônico pode ter várias páginas com baixo tráfego ou sem tráfego. As razões podem ser muitas. Talvez essas páginas sejam difíceis de descobrir e não estejam bem vinculadas a outras páginas. Seja qual for o motivo, você pode acabar perdendo receitas. Se for esse o caso, você pode usar um jogo de caça ao tesouro em seu site de comércio eletrônico para direcionar os clientes a visitar essas páginas.

2. Não dê códigos de desconto, deixe seus clientes ganhá-los

Embora você possa considerar enviar códigos de desconto periódicos aos clientes para manter o engajamento após determinados períodos de inatividade, você incentivará ainda mais o engajamento permitindo que os clientes os ganhem. Uma experiência gamificada pode fazer com que mais pessoas se envolvam com sua marca regularmente se tiverem a chance de ganhar descontos com algum esforço.

A gamificação consiste em adicionar elementos semelhantes a jogos a contextos não relacionados a jogos (comércio eletrônico). Pense em pontos, níveis, insígnias e tabelas de classificação. E, quando bem feita, pode transformar as compras online em uma experiência empolgante e viciante. Marcas de sucesso como Nike, Starbucks, Sephora e Duolingo já adotaram a gamificação, e agora é hora de você entrar na festa!

Por exemplo, para a Nike, a estratégia de gamificação resultou em maior envolvimento do usuário, fidelidade à marca e, por fim, vendas mais altas, incentivando milhões de usuários a amarrar seus tênis e cair na calçada, transformando-os em embaixadores leais da marca e clientes recorrentes no processo.