A tecnologia é a espinha dorsal do e-commerce moderno. Ela está presente em todas as áreas do mercado digital, destacando-se na segurança dos dados dos clientes. O medo constante do roubo de dados e da clonagem de cartões impõe a necessidade de metodologias de segurança no e-commerce. Cada uma dessas metodologias atua em diversas frentes do universo digital, complementando-se e garantindo que o consumidor desfrute sempre de uma compra segura.
Optar por metodologias de segurança é essencial. Segundo uma pesquisa divulgada em janeiro de 2024 pela InfoMoney e realizada pela Mastercard com 9.489 pessoas (sendo 800 brasileiros) em 14 países, o cartão de crédito é o meio de pagamento de 69% das compras online feitas no Brasil. A pesquisa também informou que, para 33%, a segurança é o principal ponto observado para o pagamento online, seguida pela conveniência (32%) e aceitação (30%).
Confira quatro metodologias de segurança no e-commerce:
1) Criptografia avançada
Os dados dos clientes são cuidadosamente criptografados, garantindo que cada informação sensível seja transformada em um código indecifrável para qualquer olhar indiscreto. Essa tecnologia assegura que, mesmo em caso de acesso não autorizado, os dados permaneçam protegidos e fora do alcance de terceiros mal-intencionados, reforçando a confiança dos consumidores no ambiente digital.
2) Dupla autenticação:
A dupla autenticação é implementada em todas as plataformas gerenciadas pela grande maioria das empresas de e-commerce. Ou seja, além das credenciais convencionais, é necessária uma segunda camada de verificação, proporcionando uma barreira adicional contra acessos não autorizados.
3) Governança rigorosa de acessos
A segurança começa com controle. Apenas pessoas devidamente autorizadas (dentro das empresas) têm acesso aos dados sensíveis. Essa governança garante que cada olhar e manipulação sejam realizados apenas por mãos confiáveis.
4) Aprovação sob medida
Com abordagem proativa, qualquer acesso a dados, sejam eles sensíveis ou não, é concedido somente mediante solicitação formal e aprovação do responsável pela área de tecnologia. Isso garante que apenas operações/consultas essenciais sejam realizadas, mantendo a integridade e a confidencialidade dos dados.
Cartão virtual pode ser a solução
Além das metodologias elencadas acima, uma alternativa oferecida aos consumidores diretamente pelas empresas de cartão de crédito que ajuda a facilitar uma compra online segura é o uso do cartão virtual. Esse modelo de pagamento tem como objetivo proteger os dados dos consumidores por meio de um sistema que gera um cartão de crédito com número único ou limitado a um certo tempo.
Ao utilizá-lo em uma compra virtual, juntamente com as metodologias já mencionadas, evita-se o compartilhamento do cartão de crédito oficial, tornando os dados usados para a transação sem utilidade para os fraudadores. Mesmo com o uso frequente do Pix nos pagamentos, a segurança do cartão virtual ainda se destaca.
Assim, prezar pela segurança de dados de clientes e consumidores que compram online é uma forma de garantir que a transparência, a credibilidade e a ética sejam parte do dia a dia da empresa.