Mais do que pensar nos preços e nas promoções que você vai fazer durante a Black Friday, é importante olhar para algumas otimizações que você deve colocar em prática no seu e-commerce para potencializar as suas vendas nessa data tão importante!
Afinal, as visitas devem aumentar e os consumidores estão em busca de preços mais atrativos, o que significa que estão olhando diferentes lojas virtuais com frequência. Por que não aproveitar esse aumento de interesse e conseguir mais conversões para o seu negócio?
Mas a preparação para a Black Friday vai muito além da venda dos produtos, é preciso pensar em mudanças no seu site que ajudem a potencializar os seus resultados durante a data. O que acha, então, de conferir algumas otimizações que podem ajudar?
Continue a leitura para saber mais!
Por que se preocupar com a Black Friday?
Em 2021, dados da NielsenIQ|Ebit mostram que o total de vendas no Brasil, durante a Black Friday, atingiu o valor de R$ 4 bilhões.
Esse aumento, de 5% em relação a 2020, indica a tendência de crescimento das vendas durante essa data. Quer outro exemplo? O mesmo estudo indica que o ticket médio na Black Friday 2021 foi superior aos R$ 750. Ou seja, os brasileiros estão dispostos a gastar no período.
Esses dados comprovam, portanto, a importância de pensar em ações que ajudem a preparar o seu e-commerce para vender mais. Afinal, os seus preços podem ser os mais atrativos, mas uma experiência ruim na sua loja não vai resultar em vendas, não é mesmo?
Com algumas otimizações para a Black Friday, porém, você consegue melhorar uma série de fatores do seu e-commerce e garantir que os seus clientes tenham sempre a melhor experiência possível em contato com o seu negócio.
Quais otimizações para Black Friday você deve fazer?
Mas quais são as otimizações para Black Friday que você pode colocar em prática? Confira algumas dicas!
Dados estruturados
Quando se fala em otimização para e-commerces pensando na Black Friday 2022, é inegável a importância dos dados estruturados. Basicamente, são informações apresentadas já dentro de um padrão existente, o que vai tornar mais simples a interpretação desses dados.
E se você torna esse processo mais simples, isso significa que você está contribuindo com a melhor experiência do usuário, certo? Quando isso acontece, a página é automaticamente recompensada pelo Google, que identifica o benefício e melhora sua reputação.
A ideia aqui é muito simples: utilizar o código HTML corretamente para transmitir todos os detalhes mais relevantes sobre o conteúdo daquele produto. Isso significa que o consumidor vai ter maior facilidade em encontrar e comparar preços de diferentes lojas.
O cuidado aqui é garantir que os dados sejam, de fato, estruturados. Você pode fazer todo o detalhamento de um produto sem seguir uma estrutura definida, o que vai ser esclarecedor para o cliente, mas não necessariamente para os mecanismos de busca.
O objetivo de utilizar o conceito de dados estruturados é justamente conseguir fornecer todas as informações dentro de um padrão, garantindo que elas sejam exibidas da melhor maneira possível para o usuário em sua busca por um produto determinado.
Você deve utilizar informações mais necessárias, como o preço, a cor, a disponibilidade no estoque da sua loja e até mesmo detalhes mais específicos, como para um e-commerce de roupas, que precisa informar também dados como tamanho de um tênis ou de uma blusa.
Esse trabalho detalhado vai garantir um processo mais simples e estruturado para que os seus clientes consigam encontrar informações na internet. E, quando isso acontece, o Google vai reconhecer e, na prática, as chances de os seus produtos se destacarem aumentam.
Posicionamento de produtos
Além de olhar para o que acontece atrás das cortinas do seu e-commerce, você deve tomar cuidado com o que é exibido para os seus consumidores. Por isso, estruturar ações e um planejamento estratégico para o posicionamento dos seus produtos é fundamental.
Imagine que você definiu que os produtos X, Y e Z são os itens que precisam ter maior saída em venda durante a Black Friday, tudo bem? A posição deles na hora em que o visitante acessar o seu e-commerce, portanto, deve ser pensada levando isso em consideração.
A lógica deve ser a mesma de uma loja física: os produtos que você mais precisa vender têm um lugar de destaque, não é mesmo? A ideia aqui é fazer o mesmo, colocando os produtos que mais fazem sentido para o seu negócio em destaque dentro do seu e-commerce.
Você pode utilizar apenas o posicionamento para proporcionar esse destaque maior ou, de acordo com as possibilidades do seu site, pode até mesmo criar áreas específicas para a Black Friday pensando em aumentar o interesse dos clientes naqueles itens.
O mais importante aqui, porém, é garantir que tudo isso seja feito a partir de um plano de ação estruturado. Ou seja, nenhum item vai ser posicionado em um local ou em outro apenas por coincidência, é preciso analisar toda a jornada do usuário pelo seu site.
A dica, então, é definir quais são os itens ou as categorias da sua loja que mais podem ser beneficiadas pela Black Friday e, a partir disso, pensar no posicionamento no site. Com esse cuidado, as chances de vender mais esses produtos aumentam consideravelmente.
Links internos
Além dos pontos voltados para o comércio como um todo, é preciso olhar para elementos que ajudam a construir maior relevância do seu e-commerce no ambiente online. Por isso, pensar e investir tempo no controle dos links internos é essencial.
O motivo para cuidar da linkagem das suas páginas é simples: garantir a melhor experiência possível para o usuário. O bônus dessa estratégia, porém, é conseguir contribuir também para um melhor rankeamento nos mecanismos de busca.
Afinal, o Google considera essa linkagem muito importante para a experiência do usuário. Ou seja, na prática, você está trabalhando em duas frentes ao mesmo tempo. Isso aumenta a confiança do visitante na sua loja e se adequa também aos algoritmos do Google.
Quando os links internos são utilizados corretamente, as páginas do seu site passam a criar conexões entre eles. Isso ajuda a tornar a experiência mais fluida para o usuário, além de permitir que ele conheça outros produtos do seu negócio.
Isso reforça o trabalho de conexão entre todas as suas páginas, transmitindo a ideia de maior integridade entre todos os seus conteúdos. E o melhor: impactando positivamente os seus resultados e, ao mesmo tempo, melhorando a experiência do seu usuário.
Além de todos esses itens que listamos acima, é importante lembrar de conferir de tempos em tempos a validade de cada link nas suas páginas. Garanta que todos eles estejam não apenas funcionando, mas também conectados com os endereços de destino corretos.
Conteúdos
Outro tema que deve fazer parte do seu conjunto de otimizações para a Black Friday é a produção de conteúdos específicos para esse período do ano. Aproveitando a sazonalidade da data, por que não aumentar o tráfego orgânico do seu e-commerce?
Como a Black Friday acontece no dia 25 de novembro de 2022, você já pode começar a fazer conteúdos direcionados para esse propósito. Afinal, o cliente que se preocupa com preços e ofertas que podem aparecer nessa época iniciam as suas pesquisas com antecedência.
Caso você trabalhe com, por exemplo, produtos de informática, por que já não criar posts e publicações em seus canais de comunicação, como blog ou redes sociais, pensando em fazer com que os consumidores já comecem a se preocupar com o assunto?
Um comparativo de modelos de notebook vendidos pelo seu e-commerce é um caso de sucesso que pode ser trabalhado, por exemplo. A ideia é que o consumidor possa iniciar a sua jornada de compra até que chegue à Black Friday.
Por mais que esses conteúdos não resultem em vendas no momento, eles já podem iniciar o processo de amadurecimento por parte do consumidor. E, mais do que isso, você já cria um vínculo com esse público. Afinal, está ajudando o usuário em um momento de dúvida.
Aos poucos, portanto, o seu negócio cria maior relevância dentro de certas palavras-chave e termos específicos, por exemplo, nos buscadores como o Google. Ao mesmo tempo que cria essa conexão com o público, a estratégia ajuda a posicionar a loja para a Black Friday.
Produtos e preços certos são fundamentais para conseguir conquistar os seus clientes durante a Black Friday, mas não vai ser isso apenas. É necessário investir em outras frentes que ajudem a preparar o seu e-commerce para um período movimentado de vendas!