Se tem uma coisa que o varejista digital precisa fazer para ter sucesso em seu negócio é atrair o interesse das pessoas. Uma das estratégias para conseguir isso é entender como o retail media pode destacar a marca em meio à concorrência.
O retail media é uma das estratégias de marketing que permite às marcas publicarem os seus anúncios dentro de e-commerces e marketplaces. A principal diferença entre essa tendência e os anúncios tradicionais é que os dados utilizados para segmentar as ofertas são disponibilizados pelo próprio lojista, e não por uma publicidade terceirizada, como acontece com o Google Ads.
Na prática, os dados que foram adquiridos com retail media são de pessoas que já estão cadastradas naquela plataforma de vendas e que consentiram com a utilização das informações. Assim, a empresa não precisa de ferramentas específicas para solicitar a permissão do uso de dados.
Segundo uma pesquisa feita pela Boston Consulting Group (BCG) e pelo Google, o retail media está reformulando o varejo e o futuro, e deve gerar lucro de, aproximadamente, US$ 75 bilhões até 2026. O mesmo estudo também apontou que os gastos dos anunciantes em sites de vendas devem apresentar um crescimento de 22% ao ano.
No Brasil, a estratégia retail media ainda é pouco conhecida, mas deve ganhar força muito rápido devido ao seu potencial de aumentar as vendas do lojista virtual.
Conheça três principais vantagens do retail media
Fique por dentro dos principais benefícios do retail media dentro do varejo digital. Acompanhe!
1. Alcance do público-alvo
Através do retail media, as marcas têm a chance de alcançar o seu cliente em diversos canais do varejo. Além de conseguir a exposição da marca, o lojista ainda aumenta o engajamento com a marca.
2. Segmentação mais precisa
Quando as empresas conseguem aproveitar os dados dos varejistas, eles conseguem enviar os anúncios de forma mais precisa para o cliente. Com uma segmentação mais refinada, é possível ter um maior retorno sobre o investimento.
3. Mais visibilidade para a marca
Com o retail media, o lojista consegue dar mais visibilidade aos seus produtos dentro dos canais de vendas digitais. Além disso, os anúncios serão mostrados de maneira que a marca consiga ser notada pelos clientes durante a navegação dentro de e-commerces e marketplaces.
A relação da tecnologia com o retail media
As soluções tecnológicas têm um papel importante na execução da estratégia de retail media, pois através delas é possível fazer a coleta de dados e o direcionamento dos anúncios.
Com a inteligência artificial, as marcas conseguirão criar experiências mais interativas com os clientes. Diante disso, podemos dizer que a tecnologia é fundamental para execução das campanhas de retail media e para o fortalecimento do marketing da empresa.
Agora que você conhece um pouco mais sobre retail media, é preciso se preparar para se aprofundar nessa tendência e colocá-la em prática. No Brasil, você pode encontrar parcerias entre grandes marcas do varejo para de fato alcançar o consumidor e ainda impulsionar a conversão de vendas. No final, o objetivo é gerar lucros e conquistar novos clientes!