Uma pesquisa da ClearSale apontou que as tentativas de fraude em e-commerce aumentaram 23,6% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021.
Os celulares são os líderes no ranking de categorias com mais tentativas de fraude, com 7,1% do total de vendas. Na sequência, estão eletrônicos (7%), informática (5,4%), ar-condicionado (4,8%) e itens automotivos (4,7%).
O principal objetivo do fraudador é obter ganho financeiro ou pessoal, o que pode provocar danos à vítima de natureza financeira ou até mesmo psicológica.
Parte do motivo pelo qual a fraude no comércio eletrônico ter crescido tanto é por muitos golpes serem tão sofisticados, de forma que o criminoso não seja pego.
É importante lembrar que a fraude no e-commerce tem relação direta com os chargebacks, que nada mais são do que a contestação de compra que os clientes realizam junto aos seus bancos. Por isso, é fundamental aliar o uso de um sistema antifraude a boas práticas de segurança.
Principais tipos de fraude
Para combater com eficiência, é importante entender quais são os principais tipos de golpe no e-commerce. Confira, a seguir, os principais tipos de golpes em lojas virtuais.
1. A fraude de interceptação
Ocorre quando os golpistas fazem pedidos em seu site por meio de um cartão de crédito roubado.
Uma vez que o pedido é feito, eles interceptam o pedido quando ele está a caminho do endereço de entrega e levam as mercadorias.
2. Fraude de teste de cartão
O teste de cartão é uma sofisticada fraude no e-commerce. Ela ocorre quando um indivíduo obtém acesso a um ou mais números de cartão de crédito roubados.
Mesmo que tenham os números do cartão, os criminosos não sabem se eles podem ser usados ou possuem limite disponível.
Então, os golpistas escolhem uma loja virtual e fazem pequenas compras para testar rapidamente vários números de cartão de crédito.
3. Roubo de identidade
No primeiro semestre de 2022, o Brasil registrou mais de cinco mil tentativas de fraude de identidade por hora, segundo levantamento realizado pela Idtech Unico.
Nesse tipo de fraude do e-commerce, os golpistas usam a identidade de outra pessoa para criar cartões de crédito e realizar compras online. Como os dados são válidos, a identificação é dificultada.
4. Aquisição de conta
A fraude de aquisição de conta ocorre quando alguém obtém acesso à conta de um usuário em uma loja de comércio eletrônico ou site. Após obter acesso à conta do usuário, eles alteram o endereço de entrega e realizam compras com o cartão do cliente.
5. Fraude amigável
A fraude amigável é quando alguém compra um item ou serviço e solicita um estorno, alegando que a transação era inválida. As operadoras de cartão de crédito ou banco devolvem o valor da compra ao cliente, que ainda deve ser paga pelo lojista.
Geralmente, esse golpe é usado para receber itens gratuitamente alegando que o item nunca foi entregue ou informando ao emissor do cartão de crédito que o item foi devolvido ao comerciante e solicitar o reembolso.
Por fim, o consumidor pode não reconhecer o nome da loja que aparece na fatura e pedir, erroneamente, o reembolso.
Como evitar fraude no e-commerce?
A segurança no site é fundamental para conceder tranquilidade ao consumidor, passar credibilidade e prevenir fraudes. Para isso, invista em:
Além disso, é importante ter atenção ao ticket médio do seu e-commerce. Isso permite observar com mais atenção as compras que possuem um valor muito superior.
Por exemplo, digamos que o valor médio que os clientes gastam na sua loja virtual é de R$ 200. Nesse caso, compras acima de R$ 500 são suspeitas, principalmente se ocorrerem sem o estímulo de uma grande promoção ou data comemorativa.
Investir na segurança e conhecer o ticket médio da sua loja virtual têm sua importância. Contudo, essas ações não serão suficientes frente à sofisticação da fraude no e-commerce atualmente.
Nesse sentido, o ideal é aliar esses fatores à tecnologia, contando com um sistema antifraude.
A solução antifraude agirá cruzando e analisando várias informações do consumidor, como padrões de compra, dispositivos utilizados, localização e muito mais.
Dessa maneira, é possível avaliar com tranquilidade e segurança quando uma compra é legítima. Ou, ainda, detectar quando há algo realmente suspeito e investigar de forma minuciosa.
Se confirmada a possibilidade de fraude, o sistema bloqueia a compra automaticamente.
Sistema antifraude no e-commerce
Em um comércio eletrônico, a solução antifraude vai agir cruzando informações de inúmeras fontes, analisando uma série de fatores, como dados pessoais do comprador, localização e padrões de comportamento, tanto da pessoa quanto do dispositivo que estiver sendo usado.
Dessa maneira, é possível avaliar quando a compra é legítima, podendo ser liberada ou, em casos suspeitos, realizar análises mais minuciosas. Quando for confirmada a presença de fraude, a negociação é bloqueada pelo sistema.
Para que um sistema antifraude no e-commerce realize suas análises da forma mais assertiva possível, uma série de funcionalidades tecnológicas são colocadas em prática, como geolocalização, Big Data, machine learning, confirmação de dados, código de segurança, entre outras.
Nesse sentido, o sistema antifraude no e-commerce garante muitos benefícios, como redução de prejuízos e chargeback, maior proteção e satisfação dos clientes, mais praticidade e economia para o varejista.