Cada vez mais empresas disponibilizam lojas online para atender seus clientes e atrair mais consumidores. O que nem todo mundo sabe é que a estratégia de SEO para e-commerce pode ser essencial para quem quer aumentar o faturamento.
A verdade é que vender online não é tão simples quanto parece, especialmente em tempos em que a competição é acirrada.
Para complicar ainda mais, a publicidade paga de ferramentas como o Google nem sempre traz os clientes ideais e, para muitos, representa um gasto que não pode ser feito frequentemente.
Nesse sentido, o SEO para e-commerce surge como uma boa opção, especialmente quando você compreende os detalhes técnicos da estratégia.
Veja, a seguir, como aplicar o SEO para e-commerce e fazer a sua loja virtual se destacar.
O que é e por que investir em SEO?
Antes das dicas técnicas e práticas, vale relembrar o que é SEO e por que os e-commerces estão investindo nessa estratégia.
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, a Otimização para Motores de Busca, em português.
Trata-se de um conjunto de práticas voltadas para melhorar a visibilidade e a classificação de um site nos resultados dos motores de busca, como o Google, o Bing e o Yahoo.
O objetivo do SEO é aumentar o tráfego orgânico, ou seja, o tráfego não pago, para o seu site. Menos investimento, com mais resultado.
Para isso, as estratégias focam na experiência do usuário como um todo, desde o momento da pesquisa até o processo de compra. E uma das ferramentas essenciais é o uso de palavras-chave e textos em uma página online.
O tema é tão importante e capaz de provocar tanto impacto, que as melhores ferramentas de criadores de sites correspondem às necessidades de SEO.
Ou seja, se você fizer a sua loja online em uma plataforma de qualidade, conseguirá otimizá-la de acordo com as práticas de SEO, sem pesar na velocidade de carregamento ou na capacidade de resposta.
Mas por que investir em SEO? Aqui vão alguns bons motivos!
– Aumento de visibilidade nos resultados de pesquisas online
– Maior tráfego qualificado, com mais pessoas que estão interessadas no que você oferece
– Boa relação de custo-benefício, uma vez que é uma estratégia de marketing digital acessível
– Colaboração para o desenvolvimento da sua credibilidade e autoridade em um assunto
– Melhor experiência do usuário de ponta a ponta
– Possibilidade de mensurar as métricas e analisar o que funciona (ou não) com o seu público
O SEO no seu e-commerce
De fato, existem ótimos motivos para investir em uma estratégia de SEO para e-commerce.
Se antes muita gente enxergava essa técnica somente para sites tradicionais e institucionais, hoje já é de conhecimento público que o SEO funciona em lojas virtuais.
A estimativa é de que existam hoje mais de 500 mil e-commerces ativos no Brasil. Assim, se tem uma estratégia que pode te ajudar a se destacar online gastando pouco, você precisa testar.
Veja algumas orientações para colocar em prática o quanto antes:
1. Colete dados e acompanhe seu e-commerce
A melhor forma de entender o quanto o SEO para e-commerce está funcionando é com a coleta e análise de dados. Para isso, vamos usar o Google Analytics e o Google Search Console.
O Google Analytics é uma ferramenta que pode fornecer informações valiosas sobre o desempenho do seu site.
Para configurar o Google Analytics corretamente, você pode instalar a tag do Google na página de duas maneiras: manualmente, inserindo o código no seu site, ou automaticamente, usando um construtor de sites ou um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS).
Feito isso, você vai integrar seu e-commerce com o Google Search Console. Nesse sentido, você pode optar por inserir um domínio, e a verificação da propriedade é feita por meio de um registro DNS.
Outra opção é inserir o prefixo do URL, onde você poderá escolher entre várias opções de verificação, como um arquivo HTML, uma tag HTML, uma conta do Google Analytics, o gerenciador de tags do Google ou um provedor de nome de domínio.
Com o tempo, o Search Console vai apresentar informações sobre o seu site, como qual conteúdo é o mais popular, como as pessoas chegam até você, enfim.
Tanto os dados do Analytics quanto do Search Console podem dar insights preciosos do que melhorar no seu e-commerce.
2. Otimize a estrutura do seu site
O próprio nome da técnica diz muito SEO – O de otimização. Assim, é sempre bom verificar e otimizar a estrutura do seu e-commerce da forma certa.
Primeiro, analise a arquitetura de informação do seu site. Quanto mais simples for o caminho para o usuário encontrar o que deseja, melhor.
O ideal é optar por uma arquitetura simples e manter cada página a não mais do que três cliques da página inicial da sua loja.
Nesse sentido, com caminhos mais curtos e menos categorias, é possível que você alcance URLs amigáveis. Uma URL amigável é aquele link curto, sem tantas quebras de “/” Portanto, crie URLs de páginas curtos, mas ainda descritivos.
Por fim, uma etapa de otimização é revisar seu site para procurar por conteúdos duplicados. Não é bom ter várias páginas com o mesmo texto, e é ainda pior ter textos copiados de sites externos. Sempre crie algo novo!
3. Pesquisas de palavras
Se estamos falando de SEO para e-commerce, estamos falando do uso estratégico de palavras-chave, que são a maneira como as pessoas buscam pelo mesmo tipo de produto ou serviço que você oferece online.
O primeiro passo é pesquisar no seu nicho de negócios para entender como seus clientes em potencial procuram por itens do seu setor e entender suas dores e necessidades.
Faça uma lista com todas as palavras-chave que você pode incluir em descrições do e-commerce, incluindo aquelas que começam com “como” ou “o que é”. O Search Console também pode fornecer bons insights sobre os termos que chamam a atenção do seu público.
Mas atenção: nem todas as palavras-chave que você vai listar são relevantes e valem a pena usar. Aqui, chegamos ao próximo passo, que é filtrar seus resultados usando métricas críticas, como volume e dificuldade de pesquisa de palavras-chave.
Para isso, você deve usar plataformas que indicam o quanto um termo é pesquisado. SE Ranking, Ubersuggest e Semrush são algumas opções.
Finalmente, olhe para seus concorrentes. Veja o que eles estão usando de SEO para e-commerce nas palavras-chave.
4. As imagens também contam
Embora a estratégia de SEO para e-commerce envolva muito o uso de palavras, também é possível otimizar as imagens do seu e-commerce. Isso porque as fotos dos produtos contam pontos na experiência do usuário.
Assim, utilize imagens de boa qualidade, com as dimensões adequadas para o seu e-commerce. Hoje, o formato Web-p é o mais indicado para sites, uma vez que é mais leve.
Você pode adicionar uma descrição alternativa para a imagem, que é útil tanto para erros de carregamento quanto para a acessibilidade de pessoas cegas. Nessa descrição, você também pode usar palavras-chave relacionadas.
5. Responsividade
Um site responsivo é aquele que se adapta corretamente a qualquer tipo de tela – seja de computador, tablet ou smartphone.
Ao aplicar uma estratégia de SEO para e-commerce, lembre-se de conferir como o site responsivo se comporta. Afinal, você precisa garantir que seu usuário de smartphone e tablet terão ótimas experiências.
Hoje, a responsividade é tão importante que o Google não exibe nos seus resultados de pesquisas sites que não se adaptam aos diversos dispositivos.
Caso você tenha optado por um e-commerce feito com criadores de sites, certifique-se de que a sua plataforma oferece essa praticidade. Isso pode fazer toda a diferença!
Aplique o SEO para e-commerce
Se você tem uma loja virtual, precisa ser estratégico para se destacar. E uma das melhores estratégias está nas práticas de SEO.
Implementar o SEO para e-commerce envolve uma série de detalhes técnicos, que valem a pena conhecer e investir. Afinal, é um pequeno esforço que pode provocar grandes resultados.
Que tal checar o seu site hoje mesmo? Você pode descobrir que está perdendo dinheiro por deixar de fazer ajustes simples!