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SEO para e-commerce: o que fazer para seu e-commerce se destacar?

Por: Guilherme da Luz

Guilherme é sócio-fundador e especialista em SEO da GLUZ Digital. Com mais de 15 anos de experiência, foi responsável por desenvolver estratégias de SEO de alto impacto para produtos financeiros no Brasil, atuando nos segmentos de auto, saúde, viagem, entre outros, e produzindo os principais portais do país para geração de leads nesses mercados. Paralelamente, assumiu a liderança dos principais projetos de SEO da Microsoft Brasil, prestando consultoria e implementando ações estratégicas para aumentar a visibilidade da marca nos mecanismos de busca. A GLUZ Digital já colaborou com marcas globais como Bytedance, Microsoft, Wondershare, Hostinger e ExpressVPN.

Cada vez mais empresas disponibilizam lojas online para atender seus clientes e atrair mais consumidores. O que nem todo mundo sabe é que a estratégia de SEO para e-commerce pode ser essencial para quem quer aumentar o faturamento.

A verdade é que vender online não é tão simples quanto parece, especialmente em tempos em que a competição é acirrada.

Para complicar ainda mais, a publicidade paga de ferramentas como o Google nem sempre traz os clientes ideais e, para muitos, representa um gasto que não pode ser feito frequentemente.

Nesse sentido, o SEO para e-commerce surge como uma boa opção, especialmente quando você compreende os detalhes técnicos da estratégia.

Veja, a seguir, como aplicar o SEO para e-commerce e fazer a sua loja virtual se destacar.

O que é e por que investir em SEO?

Antes das dicas técnicas e práticas, vale relembrar o que é SEO e por que os e-commerces estão investindo nessa estratégia.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, a Otimização para Motores de Busca, em português.
Trata-se de um conjunto de práticas voltadas para melhorar a visibilidade e a classificação de um site nos resultados dos motores de busca, como o Google, o Bing e o Yahoo.

O objetivo do SEO é aumentar o tráfego orgânico, ou seja, o tráfego não pago, para o seu site. Menos investimento, com mais resultado.

Para isso, as estratégias focam na experiência do usuário como um todo, desde o momento da pesquisa até o processo de compra. E uma das ferramentas essenciais é o uso de palavras-chave e textos em uma página online.

O tema é tão importante e capaz de provocar tanto impacto, que as melhores ferramentas de criadores de sites correspondem às necessidades de SEO.

Ou seja, se você fizer a sua loja online em uma plataforma de qualidade, conseguirá otimizá-la de acordo com as práticas de SEO, sem pesar na velocidade de carregamento ou na capacidade de resposta.

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Mas por que investir em SEO? Aqui vão alguns bons motivos!

– Aumento de visibilidade nos resultados de pesquisas online
– Maior tráfego qualificado, com mais pessoas que estão interessadas no que você oferece
– Boa relação de custo-benefício, uma vez que é uma estratégia de marketing digital acessível
– Colaboração para o desenvolvimento da sua credibilidade e autoridade em um assunto
– Melhor experiência do usuário de ponta a ponta
– Possibilidade de mensurar as métricas e analisar o que funciona (ou não) com o seu público

O SEO no seu e-commerce

De fato, existem ótimos motivos para investir em uma estratégia de SEO para e-commerce.
Se antes muita gente enxergava essa técnica somente para sites tradicionais e institucionais, hoje já é de conhecimento público que o SEO funciona em lojas virtuais.

A estimativa é de que existam hoje mais de 500 mil e-commerces ativos no Brasil. Assim, se tem uma estratégia que pode te ajudar a se destacar online gastando pouco, você precisa testar.

Veja algumas orientações para colocar em prática o quanto antes:

1. Colete dados e acompanhe seu e-commerce

A melhor forma de entender o quanto o SEO para e-commerce está funcionando é com a coleta e análise de dados. Para isso, vamos usar o Google Analytics e o Google Search Console.

O Google Analytics é uma ferramenta que pode fornecer informações valiosas sobre o desempenho do seu site.

Para configurar o Google Analytics corretamente, você pode instalar a tag do Google na página de duas maneiras: manualmente, inserindo o código no seu site, ou automaticamente, usando um construtor de sites ou um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS).

Feito isso, você vai integrar seu e-commerce com o Google Search Console. Nesse sentido, você pode optar por inserir um domínio, e a verificação da propriedade é feita por meio de um registro DNS.

Outra opção é inserir o prefixo do URL, onde você poderá escolher entre várias opções de verificação, como um arquivo HTML, uma tag HTML, uma conta do Google Analytics, o gerenciador de tags do Google ou um provedor de nome de domínio.

Com o tempo, o Search Console vai apresentar informações sobre o seu site, como qual conteúdo é o mais popular, como as pessoas chegam até você, enfim.

Tanto os dados do Analytics quanto do Search Console podem dar insights preciosos do que melhorar no seu e-commerce.

2. Otimize a estrutura do seu site

O próprio nome da técnica diz muito SEO – O de otimização. Assim, é sempre bom verificar e otimizar a estrutura do seu e-commerce da forma certa.

Primeiro, analise a arquitetura de informação do seu site. Quanto mais simples for o caminho para o usuário encontrar o que deseja, melhor.

O ideal é optar por uma arquitetura simples e manter cada página a não mais do que três cliques da página inicial da sua loja.

Nesse sentido, com caminhos mais curtos e menos categorias, é possível que você alcance URLs amigáveis. Uma URL amigável é aquele link curto, sem tantas quebras de “/” Portanto, crie URLs de páginas curtos, mas ainda descritivos.

Por fim, uma etapa de otimização é revisar seu site para procurar por conteúdos duplicados. Não é bom ter várias páginas com o mesmo texto, e é ainda pior ter textos copiados de sites externos. Sempre crie algo novo!

3. Pesquisas de palavras

Se estamos falando de SEO para e-commerce, estamos falando do uso estratégico de palavras-chave, que são a maneira como as pessoas buscam pelo mesmo tipo de produto ou serviço que você oferece online.

O primeiro passo é pesquisar no seu nicho de negócios para entender como seus clientes em potencial procuram por itens do seu setor e entender suas dores e necessidades.

Faça uma lista com todas as palavras-chave que você pode incluir em descrições do e-commerce, incluindo aquelas que começam com “como” ou “o que é”. O Search Console também pode fornecer bons insights sobre os termos que chamam a atenção do seu público.

Mas atenção: nem todas as palavras-chave que você vai listar são relevantes e valem a pena usar. Aqui, chegamos ao próximo passo, que é filtrar seus resultados usando métricas críticas, como volume e dificuldade de pesquisa de palavras-chave.

Para isso, você deve usar plataformas que indicam o quanto um termo é pesquisado. SE Ranking, Ubersuggest e Semrush são algumas opções.

Finalmente, olhe para seus concorrentes. Veja o que eles estão usando de SEO para e-commerce nas palavras-chave.

4. As imagens também contam

Embora a estratégia de SEO para e-commerce envolva muito o uso de palavras, também é possível otimizar as imagens do seu e-commerce. Isso porque as fotos dos produtos contam pontos na experiência do usuário.

Assim, utilize imagens de boa qualidade, com as dimensões adequadas para o seu e-commerce. Hoje, o formato Web-p é o mais indicado para sites, uma vez que é mais leve.

Você pode adicionar uma descrição alternativa para a imagem, que é útil tanto para erros de carregamento quanto para a acessibilidade de pessoas cegas. Nessa descrição, você também pode usar palavras-chave relacionadas.

5. Responsividade

Um site responsivo é aquele que se adapta corretamente a qualquer tipo de tela – seja de computador, tablet ou smartphone.

Ao aplicar uma estratégia de SEO para e-commerce, lembre-se de conferir como o site responsivo se comporta. Afinal, você precisa garantir que seu usuário de smartphone e tablet terão ótimas experiências.

Hoje, a responsividade é tão importante que o Google não exibe nos seus resultados de pesquisas sites que não se adaptam aos diversos dispositivos.

Caso você tenha optado por um e-commerce feito com criadores de sites, certifique-se de que a sua plataforma oferece essa praticidade. Isso pode fazer toda a diferença!

Aplique o SEO para e-commerce

Se você tem uma loja virtual, precisa ser estratégico para se destacar. E uma das melhores estratégias está nas práticas de SEO.

Implementar o SEO para e-commerce envolve uma série de detalhes técnicos, que valem a pena conhecer e investir. Afinal, é um pequeno esforço que pode provocar grandes resultados.

Que tal checar o seu site hoje mesmo? Você pode descobrir que está perdendo dinheiro por deixar de fazer ajustes simples!