Marcas fortes vendem mais
Isso você também já sabe, mas por que na sua loja virtual só se pensa em venda/conversão/performance? A maioria dos donos de marcas, com os quais converso, pensa que basta ter uma loja e as vendas começaram, como em um shopping. Mas eles esquecem que a concorrência no online é muito maior que no shopping. Além disso, diferente do shopping, as pessoas não estão na internet apenas para compras. Aliás, pelos últimos estudos, nem em shoppings as pessoas estão indo mais apenas para comprar. Quando uma pessoa entra na loja da Harley-Davidson, por exemplo, o encantamento com a marca já é tão grande que os produtos ali se vendem “sozinhos”. Não precisa de vendedor, mas sim de um consultor para tirar aquelas pequenas dúvidas para fechar a compra de uma moto de R$ 80 mil. Por que não fazer isso para vender a sua camiseta de R$ 70?Encante seu consumidor
Esse é o mantra do momento no universo do varejo. A Mercedes-Benz, por exemplo, tem programas desenhados não para deixar o cliente satisfeito, mas sim, encantado. Mesmo que eles ainda não sejam aplicados no Brasil, você já reparou quantas Mercedes se vê na rua versus Audi e BMW? O encantamento é uma premissa da marca, de uma empresa, que está listada entre as 10 mais valiosas do mundo. Apenas isso! No momento de encantar o consumidor, o site institucional é primordial. Um ponto fundamental para gerar esse encantamento é fazer com que as pessoas conheçam as histórias por traz da marca. Cada marca tem uma história que precisa ser contada. Há muitas que fazem um excelente trabalho junto às comunidades em torno das suas operações e não as divulgam. Aí vem uma empresa, faz um barulho com isso e ganha uma notoriedade de mercado vendendo camisetas, bermudas e camisas, enquanto as tradicionais pensam apenas em performance.Site institucional
Muitas empresas optam em ter apenas a loja online, pois dá muito trabalho manter as 2 plataformas. Não sei você, amigo leitor, mas eu nunca vi uma empresa ter sucesso sem trabalhar muito. Como dizem, "sucesso só vem antes de trabalho no dicionário”. Por preguiça, as marcas podem perder milhões em vendas todos os dias. Um site institucional tem o foco no fortalecimento de marca. Ele foca no que chamo dos 4Ps do branding: promessa, propósito, posicionamento e pessoas. Isso tudo bem orquestrado vai vender, é fato, mas não é apenas criar um site e jogar um monte de frases bonitas, que qualquer empreendedor de palco solta em suas palestras, e achar que aquilo vai adiantar. Isso vai dar um trabalho enorme, mas, bem feito, é recompensando. O site institucional pode ser uma área da loja virtual ou vice-versa. Alguns estudiosos de usabilidade poderão discordar de mim, dizendo que se houver mais um passo no processo de compra online, pode se perder de 5 a 7% das vendas, não discordo, mas eu insisto que, se talvez, as pessoas conhecerem mais a história da marca, esse número pode ser revertido em aumento de vendas. E você, o que acha? Leia também: E-commerce: o que esperar para 2020?Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo! Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br
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