default
Publicidade: default

TikTok Shop: aprendizados importantes sobre experiência do cliente

default
Por: Gustavo Chapchap

Graduado em Marketing com especialização em Gestão de Projetos, trabalha com comunicação há mais de 20 anos e com e-commerce desde 2006. Redigiu o projeto que originou o Dia do Profissional Digital #404DigitalDay aprovado no plenário da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo em 2014. Colaborou com o lançamento do Guia de e-Commerce ABRADi-SP Sebrae-SP escrevendo o capítulo de plataformas, atua como CMO na JET. Em 2019 foi premiado como MVP no Fórum E-Commerce Brasil.

No varejo omni, não faz sentido restringir os canais disponíveis para a compra, por melhor que seja a opção. Isso porque um dos principais desafios é justamente continuar privilegiando, acima de qualquer outro fator, a conveniência do cliente.

E, vale lembrar, a decisão do consumidor é determinada, sobretudo, pela sua necessidade naquele momento de sua jornada de compra. Ou seja, a marca deve ir onde o consumidor está, assim como Milton Nascimento diz a respeito dos artistas.

default
Descubra como o TikTok Shop pode transformar as vendas online e por que sua empresa precisa estar preparada para essa revolução no varejo omnichannel.

Essa é uma questão importante quando olhamos para opções como o TikTok Shop. Se o canal tem a preferência do seu público, é importante que a loja virtual use a plataforma para impactá-lo.

Em operação nos Estados Unidos e com resultados excelentes em volume geral de vendas (GVM), a solução deve chegar ao Brasil em breve.

Trata-se de uma boa notícia para quem atua com vendas online, até pela relevância da plataforma, mas os negócios fechados nesse ambiente devem fazer parte dos demais esforços empreendidos pela marca. Ou seja, para quem atua com um sistema de vendas omnichannel, a proposta é de que o canal seja integrado, não tratado de forma isolada.

TikTok Shop: foco na experiência do cliente

Assim, fica a critério do cliente onde e como fará sua compra. Dependendo da situação, o cliente pode ser impactado pela plataforma, mas finalizar a compra no site da loja, no WhatsApp, em um marketplace… Enfim, o que determina isso é a conveniência.

Para quem tem e-commerce próprio, a melhor estratégia é continuar investindo na operação, na construção de sua marca, sem deixar de aproveitar o potencial da plataforma, quando for o caso.

O foco ainda é trabalhar a construção de relacionamento com o cliente e, para isso, é essencial observar o que tem determinado o sucesso nas vendas naquele ambiente.

Um dos pontos é justamente a oferta de experiências de compra mais fluidas e que conseguem promover a interação entre marcas e consumidores, apoiando-se no clima de descontração, tão peculiar da plataforma.

Importante lembrar que o vídeo commerce cumpre um papel relevante nessa história e, por isso, deve fazer parte dos esforços das lojas virtuais. É uma forma de aproximar mais esses ambientes, evitando rupturas quando o cliente trafega entre os canais.

Como é o relacionamento com as marcas no TikTok?

Antes de detalhar alguns dados sobre o TikTok, importante tratarmos algumas especificidades:

– a união de influência, entretenimento, contexto e conveniência cria uma fortaleza para as vendas no TikTok.

– a criação de mais momentos de compra, aliada ao tempo de permanência dos usuários na plataforma (proporcionado pela assertividade do algoritmo), torna essa rede social obrigatória para quem vende ao consumidor final.

Vale a pena analisar alguns insights sobre o comportamento do consumidor no TikTok.

Segundo dados divulgados pela própria empresa, 70% dos usuários dizem que descobrem novas marcas e produtos na plataforma, e 83% afirmam que o TikTok influencia suas decisões de compra.

A pesquisa também indica que três em cada quatro usuários têm maior probabilidade de comprar algo enquanto usam o TikTok.

Além da grande audiência, a oportunidade para marcas e varejistas está no fato de que, no TikTok Shop, 71% das descobertas de produtos se convertem em compras.

Uma das constatações é que, aos poucos, a rede tem conseguido converter usuários da plataforma em compradores. Uma das formas de se fazer isso é procurar capitalizar, por exemplo, a influência exercida pelos influenciadores.

Uma das iniciativas é o programa de afiliados para influenciadores, baseado em comissões e idealizado justamente para conectar as marcas aos criadores que promovem produtos.

O que fica muito claro, ao se analisar os dados sobre a plataforma, é que a sua popularidade continua em ascensão e, portanto, faz sentido que ela integre os esforços das empresas.

TikTok no Brasil: adesão deve continuar evoluindo no país

O primeiro passo para o desenho das estratégias focadas na plataforma, seja para ativar a base ou para aproveitar o potencial do sistema de vendas, é justamente conhecer os hábitos do público.

Segundo o último relatório produzido pela Opinion Box, com dados referentes a 2024, uma das características que se destacam é o fato de o perfil mais comum ser de heavy users – 8 em cada 10 usuários abre o app pelo menos uma vez por dia.

Outro dado importante: trata-se de uma rede muito mais jovem que o Instagram e o Facebook e, por isso, muitos usuários estão iniciando sua jornada. Conforme as informações apuradas, cerca de 40% entraram para o TikTok no último ano.

Essa situação acaba resultando em excelentes perspectivas para os próximos anos. No estudo, 1 em cada 3 estima que vai passar mais tempo no TikTok.

Sobre suas preferências na plataforma, a maioria (54%) indica ver conteúdos com humor e descontração, confirmando que o entretenimento é um dos principais atrativos. Mas também alcançam bons índices atividades como: acompanhar vídeos das pessoas que sigo (53%), acompanhar e curtir vídeos de amigos (44%), acompanhar notícias (39%).

Na relação com as marcas, alguns aspectos que valem ser registrados: acompanhar vídeos de marcas/empresas de preferência foi uma atividade apontada por 37% dos entrevistados, e 31% declararam que assistem a reviews de produtos.

Por ter investido num formato inovador – os vídeos curtos, na vertical, que acabaram “inspirando” as redes concorrentes -, o TikTok ainda mantém uma forte identificação com o público, diferenciando-se dos concorrentes em termos de formatos.

Para estimular isso, a plataforma atua com duas abas diferentes. Na For you, o usuário encontra o conteúdo de criadores que podem ser de interesse do usuário, selecionados de acordo com os algoritmos. E, na aba Seguindo, concentram-se apenas os vídeos de quem ganhou o follow do usuário.

No relatório da Opinion Box, 61% das pessoas de 16 a 29 anos declararam que assistem a mais conteúdos na aba For you.

Questionados sobre como marcas e empresas podem usar o TikTok, a maioria indica que a plataforma é uma opção para se tornarem mais conhecidas, para se aproximar do seu público-alvo e até como um canal direto de vendas.

E 71% dos usuários concordam que as marcas devem estar presentes nas redes sociais. Além disso, 68% também acreditam que o TikTok pode aproximar pessoas e empresas.

Como enfatizado no estudo, os dados comprovam que existem oportunidades para quem está pensando em conquistar seu espaço no TikTok.

E, sem dúvidas, é possível pensar na plataforma como uma verdadeira vitrine de produtos, uma vez que 1 em cada 3 usuários já comprou algo que conheceu no TikTok.

E tem mais: 45% gostariam que as marcas das quais consomem utilizassem mais o TikTok.

De forma geral, os anúncios dividem opiniões, com um dado que chama atenção de forma negativa: 48% dos usuários dizem que veem anúncios que não têm a ver com eles.

Além disso, 34% dizem que os anúncios irritam, enquanto o mesmo percentual avalia que os anúncios os interessam. E 32% declararam que não têm opinião formada sobre os anúncios.

Confirmando a importância dos influenciadores, cerca de 4 em cada 10 pessoas já compraram algo que alguém indicou no TikTok. Da mesma forma, 36% deixaram de comprar por uma indicação negativa.

Ou seja, vale a “regra”: se falam bem, o público considera comprar. Se falam mal, isso também pode influenciar na decisão. Resulta daí a necessidade de as empresas integrarem a plataforma aos seus esforços de marketing.

Entre as pessoas que seguem influenciadores no TikTok, a maioria segue influencers apenas no TikTok. E esse comportamento é ainda mais pronunciado na faixa etária de 16 a 29 anos. Entre os mais jovens da pesquisa, 69% disseram seguir determinados influencers somente na rede.

Como o TikTok ficou famoso por seu estilo único de conteúdo, essa também é a razão que mais leva os usuários a seguirem alguns influenciadores apenas na rede.

Ainda sobre o comportamento dos usuários, alguns insights importantes:

– 60% já começaram a assistir a uma live do TikTok sem saber exatamente como foi parar no formato;

– 31% usam o TikTok como primeira opção quando precisam pesquisar algo rapidamente na internet;

– 52% achavam que não usariam tanto o TikTok e hoje usam muito;

– 61% avaliam que o TikTok ajuda a aprender coisas novas.

No desenvolvimento das estratégias, é importante levar em conta que, apesar do foco no entretenimento, é cada vez maior a presença das empresas: 46% dos usuários seguem marcas e empresas na rede.

Assim como acontece no Instagram, é importante considerar a atuação da marca com influenciadores digitais, uma vez que 62% seguem influenciadores no TikTok, e 38% já compraram algo indicado por pessoas na rede.

Num ambiente tão concorrido como o do comércio eletrônico, as lojas devem estar atentas à movimentação do cliente e, claro, atuar de forma alinhada com as suas demandas.

É nesse sentido que opções como a do TikTok Shop precisam estar no radar das empresas, mas sem perder de vista que o mais importante é focar na construção de relacionamento.

E, como citamos no início, o ideal é que o consumidor possa ter várias alternativas, uma vez que o seu comportamento continuará sendo omnichannel, ou seja, ele vai continuar trafegando entre os canais.

Publicidade: Banner