As datas comemorativas são especialmente importantes para que as empresas alavanquem as vendas. Para isso, é preciso que as marcas se planejem e tenham ações estratégicas que resultem não apenas no crescimento de vendas, mas também na fidelização de novos consumidores.
Comemorado no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados é uma das principais datas para o e-commerce brasileiro. Mas você já planejou quais ações realizará para atrair clientes e vender mais nessa data?
Neste artigo, reuniremos dicas de como seu e-commerce pode aproveitar essa e outras datas sazonais para aumentar as vendas! Continue a leitura e saiba mais!
Apresente dicas e ideias de presentes
Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de escolher um presente para a pessoa amada, e nesse momento sua empresa pode oferecer ajuda. Disponibilize dicas e ideias de presentes para diferentes gostos a partir do catálogo do seu e-commerce.
Crie guias de presentes direcionados, para mulheres e homens, e compartilhe com seus possíveis clientes. Para divulgar, priorize as redes sociais da sua empresa com fotos e vídeos, mas não se esqueça do site da sua empresa e de outros canais digitais onde seus clientes estão.
Ofereça promoções especiais
Ofertas especiais podem ser um diferencial para o consumidor na hora de decidir entre comprar um produto seu ou da concorrência. Para oferecer promoções, considere brindes, cupons de desconto, combos, embalagens especiais, condições especiais no frete, cashback, entre outras ações que estimulem o cliente a fechar negócio.
A partir das possibilidades, escolha as opções que fazem mais sentido para sua empresa e seus clientes. Após escolher sua oferta especial, deixe claro que as condições são exclusivas para o período determinado. Essa é uma ótima forma de aumentar as vendas, gerando o gatilho de escassez nos seus clientes.
Realize uma campanha especial nos seus canais digitais
Para dar visibilidade às suas promoções e guias, invista em ações para diferentes canais digitais. Promova anúncios e mensure os resultados em tempo real, para você poder mudar de estratégia se algo não sair como planejado.
Você também pode criar uma página de destino especial para o Dia dos Namorados e otimizá-la para buscas no Google, além de direcionar os cliques no anúncio para ela. Já nas redes sociais, crie posts sobre a data especial, para que os clientes saibam das suas ações de marketing.
Disponibilize atendimento omnichannel
Quando o cliente decide comprar em seu e-commerce, é fundamental que você esteja pronto para atendê-lo na hora e no canal de preferência dele. Por isso, é importante oferecer atendimento omnichannel, em diferentes meios e principalmente no WhatsApp, canal preferido por 39% dos consumidores, de acordo com pesquisa da Cedro Technologies e E-Commerce Brasil.
Com o auxílio de chatbots, é possível conversar com clientes, responder dúvidas e até mesmo realizar todo o fluxo de compras por meio de mensagens automatizadas. Além disso, plataformas de comunicação com inteligência artificial permitem o envio de promoções especiais e agilizam o atendimento, que pode ser realizado em diferentes dias e horários.
Tenha atenção no pós-venda
Em datas comemorativas, é natural que exista um aumento no número de trocas. Com isso, é importante estar preparado para atender bem o cliente quando esse momento chegar, priorizando a agilidade e \ facilidade.
Como esse momento demonstra a capacidade da sua empresa em ajudar o cliente, um bom atendimento significa uma excelente oportunidade para fidelizar o consumidor e até mesmo gerar uma venda adicional, sem contar possíveis compras futuras e indicações para amigos.
No momento do pós-venda, também é possível enviar alertas sobre a entrega dos produtos, com notificações quando o produto chegar na cidade de destino e sair para a entrega, por exemplo. Esse serviço mostra para o cliente que sua empresa está atenta e próxima a ele, o que também auxilia na fidelização.
Siga as dicas e boas vendas!
Com guias de presente, ofertas especiais, campanhas de marketing, atendimento omnichannel e um bom pós-venda, você muda a rotina do seu e-commerce e aproveita o potencial de uma das principais datas para o comércio brasileiro.
Durante todo o processo, priorize a experiência do cliente, especialmente no atendimento. Ela pode determinar se o cliente realizará ou não uma compra e se voltará a comprar futuramente. Ofereça um atendimento rápido e que auxilie o consumidor a realizar seu objetivo.
Para encantar seus clientes, é preciso ir além do óbvio e entregar a melhor experiência. Uma boa estratégia de atendimento é fundamental para encantar e fidelizar os consumidores. Lembre-se de que se o cliente tiver uma boa experiência com o presente do Dia dos Namorados, ele provavelmente lembrará da sua marca nas próximas ocasiões.
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