Logo E-Commerce Brasil

5 vantagens de usar Clique Retire no seu e-commerce

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A dificuldade logística do varejo, em geral, para realizar entregas, especialmente na última milha, faz com que várias empresas deixem de atender uma parcela muito significativa da população. Com o e-commerce não seria diferente: quem quer vender perde oportunidades de receita, e quem quer comprar não se sente atendido pelas marcas que estão no varejo virtual.

A rede de-Boxes/armários inteligentes da Clique Retire traz para lojas virtuais e vendedores online a possibilidade de atingir um contingente significativo de clientes que hoje estão excluídos do direito de receber seus produtos em casa.

Ao oferecer um endereço fora de casa seguro e eficiente a moradores de áreas de risco, por exemplo, a Clique Retire soluciona a restrição de entrega e também contribui para fidelizar um consumidor cada vez mais exigente em prazos e qualidade.

O que é a Clique Retire?

A Clique Retire é referência na operação dos armários inteligentes no país. Sua rede atual de mais de 250 e-Boxes – como são conhecidos seus equipamentos – está em franca expansão em várias cidades brasileiras, instalados em locais estratégicos e de alto fluxo de pessoas, como estações de metrô e trens urbanos, shoppings, postos de combustível e dentro de comunidades.

Foto: Fernanda Vidoti

Além dos serviços logísticos, a mudança de hábitos tem permitido à startup ampliar a oferta de soluções de omnicanalidade, passando a atender varejistas físicos, redes de shoppings e condomínios residenciais. Entre seus parceiros estão desde gigantes como a B2W Digital, PagueMenos, Decathlon, Aliansce Sonae, até e-commerces de pequeno e médio porte, entre eles Printi, TB Make, Cariocas FC.

Confira 5 das principais vantagens do uso da Clique Retire no seu e-commerce:

1- Ampliação do mercado​

Ao incluir uma opção para consumidores atualmente não atendidos por serviços tradicionais de entrega, por morarem em locais considerados áreas de risco, o e-commerce amplia seu alcance.

Foto: Fernanda Vidoti

Outros públicos importantes são clientes que moram em prédios sem porteiros e sem ninguém em casa para receber. Além disso, a parcela gigante da população brasileira que passou a fazer compras no comércio eletrônico – e não vai largar nunca mais essa comodidade – também passou a precisar de privacidade. Quem recebe pacotes e mais pacotes em casa, e mora com outras pessoas, nem sempre quer revelar a qualidade e quantidade de tudo o que se compra, seja para a mulher, o marido, os filhos, colegas de apartamento e até mesmo porteiros ou vizinhos curiosos. Há também situações como o desejo de surpreender alguém com um presente especial, mas a surpresa pode ser frustrada porque a encomenda chegou à vista de todos.

Os e-Boxes atendem a todas essas necessidades.

2- Fácil integração

A plataforma da Clique Retire permite integração com diferentes sistemas de check-out, como: WooCommerce, Magento 1.9, VTEX, Opencart, Shopify e Tray. Ou seja, mesmo sem uma equipe de tecnologia da informação própria, pequenos e médios e-commerces podem usar a solução dos armários inteligentes sem custos com contratações de terceiros.

Fernanda Vidoti

3- Segurança e comodidade

Os usuários podem buscar suas encomendas sem risco de falhas ou roubo na entrega, acompanhando as notificações eletrônicas e o rastreamento automático do produto. ​

A Clique Retire garante toda a logística do pacote até o armário. Minimiza as muitas etapas de transporte do produto comuns no sistema de entrega em domicílio. As mercadorias simplesmente ficam armazenadas esperando o consumidor retirar, quando este sai de casa para o trabalho, na volta, ou em qualquer outro trajeto do seu dia a dia. A solução logística minimiza também o contato com os entregadores, um valor em tempos de pandemia e que certamente continuará sendo considerado.

Fernanda Vidoti

A startup consegue rastrear as mercadorias que estão em seu poder com integrações sofisticadas com os varejistas online. Para que um produto seja armazenado num armário, existe uma troca de informações importantes: quem está armazenando, o que é o produto e qual o destinatário final. Tudo é registrado e filmado com câmeras ambientais e operacionais. Por isso, essa modalidade de entrega tem sido considerada a mais segura tanto por e-commerces, como pelos usuários finais.

4- Redução dos custos​

Além de proporcionar um elevado nível de serviço para o e-commerce oferecer aos seus clientes, o uso dos e-Boxes reduz os custos logísticos de frete.

Ter um ponto de retirada elimina o trecho mais caro da logística, aquele que é “personalizado”, a entrega de casa em casa, e permite uma consolidação muito benéfica. Em vez de sair com 50 pacotes para 50 endereços, um caminhão pode fazer 500 entregas em apenas 10 dez armários inteligentes. Em linhas gerais, quanto maior a quantidade de volumes despachados, mais barato é o custo por pacote (combustível, pedágios, diária do motorista).

Além de reduzir custos, os e-Boxes melhoram o prazo de entrega, com benefícios claros para o consumidor brasileiro

5- Logística reversa​

Fernanda Vidoti

Na Alemanha e Estados Unidos, a enorme facilidade na devolução de produtos estimula as compras por impulso e também a criação de modelos de negócios pautados pela “experimentação”, que acabam gerando vendas adicionais.

Quanto melhor funcionar a operação de troca para o consumidor, com menor esforço e sem transtornos, mais satisfeitos ficarão e mais fidelizados estarão, gerando negócios adicionais. E, para quem vende, quanto maior a capacidade de retirada com menor custo na operação – sem desvios, extravios, desencontros, por exemplo – maiores serão as oportunidades de venda.

Os e-Boxes da Clique Retire são uma solução simples, rápida e ágil para a logística de devolução de produtos em locais de fácil acesso e alto fluxo.

Leia também: Aliansce Sonae anuncia compra da startup Hubsell para fortalecer presença omnichannel.