A terceira edição do Panorama de Vendas, estudo realizado pela RD Station, revelou que 74% das empresas brasileiras não atingiram seus objetivos de vendas em 2023.
O levantamento entrevistou cerca de 1.500 empresas de diversas regiões, tamanhos e segmentos, além de analisar bilhões de dados de uso das ferramentas. Esse número representa um aumento em relação a 2022, quando 71% das empresas não conseguiram bater suas metas. O setor B2C foi o mais afetado, com apenas 23% de sucesso.
“Percebemos ano a ano o aumento percentual de empresas que não cumprem as metas. Assim como na última edição, há uma relação direta com a falta de processos e ferramentas adequadas”, comentou Erika Tornice Lopes, CRO da RD Station.
“Embora 66% dos profissionais afirmem que ter processos bem definidos é crucial para garantir resultados, quase 70% reconhecem não tê-los. A boa notícia é que existem ferramentas e planos de ação no mercado para preencher essas lacunas”, explica.
Motivos
A falta de processos, metas desalinhadas com os objetivos macro das empresas, comunicação insuficiente com as equipes e pouca integração com a área de marketing são algumas das hipóteses levantadas pelo estudo para que as empresas vendam menos.
Um forte indicativo é que mais da metade dos respondentes não utiliza uma ferramenta de CRM, o que dificulta a gestão dos contatos e complica a operação diária. Apenas 15% consideram a integração entre Marketing e Vendas satisfatória em suas empresas.
Apesar das dificuldades enfrentadas em 2023, as empresas estão otimistas para 2024: 91% projetam crescimento em relação ao ano anterior, sendo que 44% esperam crescer entre 10% e 50%.
Tecnologias
A integração com a equipe de marketing e o uso eficaz de tecnologias, como a inteligência artificial, e canais como o WhatsApp, são essenciais para melhorar o desempenho comercial das organizações no Brasil. O Panorama de Vendas 2024 mostrou um aumento na adoção dessas ferramentas. No campo da IA, os usos mais mencionados são para criação de conteúdo (22%) e elaboração de pitch de vendas (12%). Além disso, 55% dos respondentes apontaram um aumento na produtividade das equipes como uma das maiores vantagens.
O WhatsApp permanece como o canal preferido para contato com clientes, sendo apontado por 70% dos respondentes como o mais eficaz.
Diante desses números, não é surpreendente que o uso profissional do WhatsApp, integrado aos demais canais de vendas, seja considerado a principal tendência pelas empresas para 2024 (57%).