Pesquisa Onclick realizada em parceria com o E-Commerce Brasil contou com a participação de lojistas e profissionais de e-commerce para investigar a necessidade de um ERP nas operações.
44% responderam que atuam somente no digital, enquanto 33% diz atuar tanto no físico quanto no digital com o adicional de estar se tornando omnichannel.
18% diz atuar no físico e no digital sem ser omnichannel. Apenas 3% afirmaram ser completamente omnichannel.
Para os que atuam também através de marketplaces, 40% afirma que faz a integração através de uma plataforma. 29% através de um ERP e 11% via algum hub específico. 18% afirmaram não vender em marketplace.
Ações para um futuro próximo
Podendo assinalar mais de uma resposta, os lojistas e profissionais do e-commerce responderam que para o próximo ano pretendem tentar maximizar as vendas das lojas online (81%).
59% pretende maximizar as vendas em algum marketplace, enquanto 44% pretende conciliar outras verticais de negócios com o e-commerce.
Outros planos:
- 37% pretende escolher um novo sistema ERP;
- 33% ajustar as questões tributárias;
- 29% utilizar mais meios de pagamento;
- 11% ter armazenamento e distribuição próprios.
Sistema de gestão
Para 77% dos respondentes um sistema de gestão é classificado como muito importante, enquanto 22% respondeu que é importante. Não houve respostas classificando-o como médio ou menos.
Os respondentes acreditam que um sistema de gestão é mais importante para a integração com marketplaces, na ordem de prioridades. Em seguida, ele aparece como relevante também para o controle contábil e fiscal, além da contabilidade.
Ele é considerado menos importante para as categorias: ponto de venda e warehouse.
Parceiro de entregas
44% dos respondentes afirmou não trabalhar com nenhum parceiro fullfilment e nem pretende no futuro. 25% disseram que não no momento, mas fazem planos para trabalhar com algo nessa linha no futuro.
22% afirmaram trabalhar com estoque próprio além de alocar algo também em um sistema de fullfilment. Apenas 7% afirmaram usar essa modalidade de entrega para totalidade dos produtos.
Gargalos da operação
48% dos respondentes afirmou que o ERP é um dos maiores gargalos da operação atualmente. 25% acredita ser a logística, enquanto na marca dos 11% há duas respostas: integrador e plataforma de e-commerce.
Somente 3% considera o marketplace como o principal gargalo das operações.
Leia também: Deliveroo pode atingir valor de mercado de US$ 12 bilhões após IPO.