Logo E-Commerce Brasil

Além do e-commerce, Zillennials aplicam IA em compras presenciais

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Vista como uma possível assistente de compras no e-commerce, a Inteligência Artificial (IA) e suas ferramentas são agora utilizadas em compras presenciais. Apesar de serem nativos digitais, o grupo no qual convergem millennials e geração Z, chamados de “zillennials”, está no foco desta informação. Os dados são do Relatório Geração Zillennial, elaborado pela PYMNTS.

De acordo com a pesquisa, quatro em 10 zillennials ainda dão preferência à compra presencial. Até por isso, a cobrança por novidades que incrementem a experiência de consumo nestes espaços também é grande. Esta lacuna, por assim dizer, é preenchida pela IA.

O relatório examinou preferências do consumidor em relação a lojas físicas, conversando com 2.693 consumidores dos EUA entre 1º e 15 de agosto.

De acordo com a PYMNTS Intelligence, cerca de oito em cada 10 zillennials enxergam valor na inclusão de IA que melhorem sua jornada na loja. Um dos apelos, por exemplo, é o fato deste grupo utilizar muito o modelo de “Click and Mortar”, ou seja, comprando online e retirando na loja.

Na prática, este formato de consumo que une digital e físico pode contar com IA para, por exemplo, enviar recomendações personalizadas aos clientes. O relatório mostra, aliás, que ações deste tipo influenciam diretamente em seu comportamento de compra.

O interesse neste tipo de movimento por parte das marcas está presente diretamente entre os mais jovens. Do que é possível realizar em aliança com IA, o estudo recursos como ofertas individualizadas, promoções e indicação de itens desejados.

Para além disso, lembretes sobre reposição de itens e opções de reabastecimento inteligente também são bem vistos pelo público mais jovem.